Como montar uma instalação de som ambiente
02/08/2018

Como montar uma instalação de som ambiente

Categoria | Lojista automotivo

Como já falamos por aqui, o mercado de instalação de som ambiente é vasto. As oportunidades para quem deseja entrar nesse setor vão de serviços de acústica à sonorização em empresas, escolas e até mesmo supermercados. O trabalho envolve também projetos ligados à área de vídeo, como a instalação de projetores, home theater e televisores em grandes ou pequenos espaços.

 

De olho nas oportunidades, é cada vez maior o número de profissionais que se interessam por esse segmento. Mas para se destacar em meio à concorrência, não basta ter talento e criatividade. É preciso ter uma atuação especializada, destinada ao desenvolvimento de técnicas e acompanhar sempre o surgimento das novas tecnologias. O conhecimento do negócio também é fundamental.    

 

Passo a passo para realizar uma instalação de som ambiente

 

Empreender não é uma decisão fácil, seja qual for o segmento. Envolve um amplo estudo de mercado, projeções de custo, elaboração de um plano de negócio, acompanhamento da concorrência e inúmeras outras atribuições. Esse percurso é ainda mais desafiador para quem não está acostumado a lidar com questões burocráticas, financeiras e regulatórias.

 

Para ajudá-lo nesta tarefa, detalhamos abaixo o que o profissional que deseja entrar nesse mercado precisa saber para montar uma empresa de instalação de som ambiente.

 

Exigências legais

 

Para abrir um empreendimento voltado à sonorização de ambientes, é preciso ficar atento às questões legais. O Sebrae destaca algumas etapas essenciais nesse processo.  

 

Passo 1: Registro nos órgãos competentes:

 

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar.

 

Passo 2: Prefeitura

 

O empreendedor deve se deslocar à prefeitura da cidade em que pretende abrir a empresa para fazer a emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial. Em alguns casos, é possível ter acesso a esses serviços pela internet.  

 

Também é preciso providenciar o registro da empresa na prefeitura para requerer o Alvará Municipal de Funcionamento.

 

Passo 3: Licença sanitária

 

Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas). A fiscalização em nível nacional cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa); em âmbito estadual e municipal fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente.

 

Há também legislações complementares que o profissional de instalação de som ambiente deve obedecer. São elas:

 

  • Decreto n.º 52.026, de 20 de maio de 1963. Aprova o Regulamento Geral para Execução da Lei n.º 4.117, de 27 de agosto de 1962;
  • Decreto n.º 97.057, de 10 de novembro de 1988. Altera os Títulos I, II e III do Regulamento Geral para a execução da Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962;
  • Decreto n.º 2.197, de 8 de abril de 1997. Aprova o Regulamento de Serviço Limitado;
  • Decreto n.º 5.371, de 17 de fevereiro de 2005. Aprova o Regulamento do Serviço de Retransmissão de Televisão e do Serviço de Repetição de Televisão, ancilares ao Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens.

 

Estrutura

 

 

Tão importante como o registro da empresa é a definição de sua estrutura. Para oferecer uma boa experiência ao cliente, o ideal é que o empreendimento conte com um espaço de showroom, com instalações demonstrativas, para que o contratante consiga ter uma ideia do resultado do seu trabalho.

 

É recomendado ter uma sala específica para os equipamentos e as mesas de edição. Não se esqueça de prever ainda um espaço para a recepção e uma sala para atendimento ao cliente, que poderá ser usada também para reuniões internas.  

 

A localização é outro ponto fundamental nessa lista. Estude seu público-alvo e procure abrir o empreendimento o mais próximo possível a ele.

 

Equipe e fornecedores

 

Contar com funcionários capacitados é fundamental para o sucesso do negócio. Tenha cuidado ao montar sua equipe. Pesquise para saber suas experiências anteriores e os resultados obtidos em projetos já atendidos. A escolha dos fornecedores é igualmente importante. Analise o histórico da empresa, os produtos oferecidos por ela e assistência técnica que você terá. Também veja se a empresa tem evoluído com o mercado e se seus produtos estão coerentes com as tendências de conectividade.

 

Equipamentos

 

O setor de instalação de som ambiente evolui de forma muito rápida. Todos os dias novas tecnologias surgem e o empreendedor deve ficar atendo a esses movimentos. Cada projeto tem necessidades diferentes e exigirá equipamentos específicos. Por isso, é importante conhecer as soluções disponíveis no mercado. Ofereça as melhores ferramentas e o melhor serviço e a satisfação do cliente estará garantida.

 

 

 

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