Projeto de som ambiente: segmentos de mercado para investir
26/07/2018

Projeto de som ambiente: segmentos de mercado para investir

Categoria | Pequeno varejista

Oferecer uma melhor experiência para o consumidor, controlar ruídos externos ou simplesmente tornar o ambiente mais agradável. São muitos os motivos que levam empresas, instituições e edifícios a contratarem um projeto de som ambiente. Embora não existam estatísticas oficiais, o fato é que esse é um segmento que vem ganhando força a cada dia.

 

O mercado para os profissionais da área é vasto e oferece inúmeras possibilidades. A demanda por esse tipo de instalação vai de salas de teatro a centros comerciais, passando por restaurantes, clubes e uma infinidade de outros locais. Com o objetivo de atrair e fidelizar clientes, empresários têm buscado agregar soluções inovadoras e a sonorização de ambientes é uma opção prática e com ótimo custo benefício.

 

Oportunidades para projeto de som ambiente

 

Tão grande como a procura por esse tipo de serviço é a concorrência. Por isso, quem deseja apostar na área para garantir uma renda extra deve ampliar seu leque de atuação. O mais comum é vermos projetos de som ambiente em espaços com grande circulação de pessoas. Shoppings, centros comerciais e lojas são alguns exemplos. Outros nichos bastante habituais são as salas de teatro ou os shows.

 

Mas há outros segmentos em que é interessante investir. Veja abaixo algumas dessas opções:

 

  •         empresas em geral;
  •         escolas;
  •         residências;
  •         bares e restaurantes;
  •         supermercados;
  •         clubes;
  •         auditórios;
  •         realização de projetos de acústica;
  •         análise acústica, atualização e remodelamento de ambientes;
  •         elaboração de projeto de isolamento e condicionamento acústico;
  •         controle de ruído acústicos, ambientais e vibrações.

 

E não estamos falando apenas de música. A sonorização vai muito além disso. Muitas empresas trabalham com a parte de vídeo, por exemplo, fazendo a instalação de projetores, televisores etc. A fala de um locutor também pode ser considerada um projeto de som ambiente. O serviço pode ser ainda a junção de todos esses elementos. O importante é entender a necessidade do cliente e oferecer a solução que mais se adapta a cada caso.

 

Segmentos em que vale a pena investir

 

 

Você já parou para pensar em quantas igrejas existem hoje no Brasil? E de como esses locais estão ligados à sonorização? Segundo uma reportagem do jornal O Globo, uma nova organização religiosa surge por hora no País. Atualmente existem mais de 68 mil entidades com esse perfil. Esses números fazem dos espaços religiosos uma ótima alternativa para a instalação de caixas acústicas e equipamentos de som profissional.

 

Outra área que desponta como um ótimo mercado para projetos de som ambiente é a esportiva. Um bom serviço de áudio é de extrema importância para estádios de futebol, ginásios, quadras e até mesmo academias de ginástica.

 

Isso sem falar nos já tradicionais segmentos de sonorização para shows e salas de teatro. O Brasil tem aparecido como destino certo para grandes nomes da música e isso é uma ótima notícia para quem trabalha no mercado sonoro. Somente em 2018, figuram nessa lista Roger Waters, Radiohead, Ozzy Osbourne, Laura Pausini, Andrea Bocelli, entre outros.

 

Como fazer um bom projeto de som ambiente

 

 

Com a profissionalização desse mercado, a exigência por serviços e produtos de qualidade é cada vez maior. Por isso, o profissional de sonorização deve investir em treinamento e capacitação para acompanhar as transformações do setor.

 

Novas tecnologias são lançadas todos os dias e se destacará quem conseguir oferecer o melhor serviço. Quanto mais conhecimento sobre modelos de produtos, informações técnicas e distribuição sonora, maiores as chances de fazer uma boa entrega e garantir a satisfação do cliente.

 

Os equipamentos são parte fundamental desse processo. A Frahm sabe que esse não é um caminho fácil e, por isso, está constantemente desenvolvendo produtos que atendam às novas exigências.

 

Se você tem dúvidas sobre algum passo da sonorização de ambiente, pode mandar sua pergunta para nosso especialista que ele irá responder de maneira clara e objetiva. Conheça mais sobre a Frahm e seus produtos. Confira nossas opções de equipamentos e tecnologias para a área de som ambiente e desfrute de uma experiência única.

 

 

< Anterior Próximo >