Como montar um projeto de som ambiente residencial personalizado
03/07/2018

Como montar um projeto de som ambiente residencial personalizado

Categoria | Grande varejista

Os consumidores estão cada vez mais interessados em ambientes exclusivos que dispõem de itens personalizados com tecnologia de última geração. Por esse motivo, é possível constatar um aumento na procura por projeto de som ambiente residencial personalizado. Este tipo de serviço possibilita a criação de um ambiente customizado e auto-ajustável de acordo com as necessidades e preferências do usuário.

 

A instalação de um projeto de som ambiente residencial personalizado exige planejamento e requer o uso de bons equipamentos para alcançar eficiência acústica e qualidade sonora. Essa premissa é válida para qualquer tipo de ambiente, seja interno ou externo. Por isso, é primordial que as empresas de sonorização levem em conta as particularidades de cada espaço para a instalação.

 

O recomendado é que o planejamento da instalação de um sistema de som ambiente seja realizado durante a etapa do projeto. Dessa forma, é possível avaliar as reformas necessárias para fixar arandelas, prever a alimentação elétrica e realizar a instalação de acessórios, como emissores, painéis de parede e atenuadores de volume que devem compor a decoração.

 

Por esse motivo, um projeto de som ambiente residencial deve ser executado por um profissional ou empresa especializada. Isso assegura que nenhum equipamento seja danificado durante a instalação e que o cliente não terá problemas de áudio e conectividade posteriormente. Dependendo do projeto contratado, a instalação pode se tornar bem mais complexa, o que exige conhecimento técnico avançado.

 

Confira gratuitamente o guia definitivo para instalação de um projeto de som ambiente e veja como elaborar uma instalação residencial personalizada.

 

Passo a passo para montar um projeto de som ambiente residencial personalizado

 

Procure alinhar as expectativas com o cliente

 

Para desenvolver um projeto de som ambiente residencial personalizado é importante que a empresa ou profissional contratado faça uma reunião para alinhar as expectativas com o cliente. É nesta etapa que será realizado um dimensionamento do projeto, respeitando as necessidades e expectativas do cliente final, assim como a avaliação das  intervenções que serão necessárias para incorporar os equipamentos de som no local.

 

Além disso, um projeto de som ambiente residencial moderno deve conter as últimas tendências em sonorização de ambientes para que o cliente tenha acesso prático e fácil a todas suas músicas, rádios e playlists, por toda a casa, com alta fidelidade.

 

Visite o espaço que o cliente deseja fazer a instalação de som ambiente

 

Conhecer o ambiente onde o cliente deseja realizar a instalação do projeto de som ambiente residencial é extremamente necessário. Somente assim, será possível avaliar todas as possibilidades para planejar cada etapa do trabalho e alcançar um resultado que seja satisfatório.

 

Na visita técnica, o profissional precisa analisar minuciosamente o local onde cada equipamento será instalado. Além disso, também deve calcular a interferência de elementos externos como detalhes de engenharia e arquitetura e ondas sonoras estacionárias e conhecer bem os dispositivos para conseguir entregar a melhor experiência de uso para o cliente.

 

Seja detalhista até mesmo na escolha do design dos produtos, afinal a sonorização não pode interferir negativamente na arquitetura ou decoração do ambiente.

 

Escolha dos equipamentos certos  

 

A aquisição dos equipamentos adequados que serão instalados no ambiente do cliente é imprescindível para assegurar a qualidade e acústica ideal em projetos personalizados de sonorização de ambientes.

 

Para garantir a entrega de um projeto customizado, o ideal é que os equipamentos utilizados em cada instalação de som ambiente sejam adquiridos de acordo com a demanda exigida. Assim, torna-se viável acompanhar a evolução do mercado e propor um modelo de instalação residencial mais moderno e compatível com as necessidades atuais e futuras de uma residência. Além disso, a iniciativa gera um impacto menor na alocação de capital de giro da empresa.

 

Alguns produtos disponíveis no mercado são indicados para esse tipo de projeto por conta da tecnologia e da praticidade em sua utilização, como a Arandela BT 6” da marca Frahm. Esse modelo permite que o cliente ouça as músicas de seu smartphone ou tablet via comunicação Bluetooth. Outro ponto positivo é que a arandela possui um design clean e sofisticado que proporciona um acabamento discreto e integrado ao ambiente, sendo ideal para compor áreas sociais, como espaços gourmet ou sala de jogos.

 

Elaboração e execução do projeto

 

No momento da elaboração do projeto, você já deve ter definido o tipo de caixa acústica e demais equipamentos que serão instalados no ambiente. A execução do projeto também exige planejamento e cuidados especiais para criar a acústica perfeita em projetos personalizados de sonorização de ambientes.

 

Conheça a Planilha para instalação acústica ferramenta online disponibilizada gratuitamente para auxiliar os negócios na construção da acústica perfeita em projetos personalizados de sonorização de ambientes.

 

Concluído a instalação e feito todos os testes é preciso ainda realizar a apresentação do resultado final ao cliente para comprovar que tudo está funcionando perfeitamente.


Continue acompanhando os conteúdos do blog Sonorização de Ambientes para explorar todas as possibilidades no desenvolvimento e instalação de um projeto de som ambiente residencial.

 

 

< Anterior Próximo >