Dicas para valorizar o seu projeto de som ambiente residencial
24/07/2018

Dicas para valorizar o seu projeto de som ambiente residencial

Categoria | Arquiteto

Para quem costuma organizar eventos ou mesmo reunir amigos e familiares em casa, adotar um projeto de som ambiente residencial é uma boa opção para tornar as áreas sociais como terraço, varanda e sala de jantar ainda mais agradáveis.

 

Um bom sistema de som ambiente residencial exige planejamento e o uso adequado de equipamentos e soluções em sonorização para compor cada cômodo da casa. Além disso, o projeto arquitetônico deve se preocupar com o tratamento acústico do ambiente, visando a potencialização do desempenho dos equipamentos e o melhor aproveitamento dos espaços para uma boa eficiência acústica e harmonização sonora.

 

Para valorizar seu projeto de som ambiente residencial, é importante optar pela utilização de  sistemas modernos e inovadores que se conectam com facilidade com celulares e tablets e que preservam a decoração do ambiente. A contratação de profissional ou empresa especializada também é imprescindível para o sucesso do projeto.

 

Com auxílio de profissionais renomados na área, torna-se viável elaborar um projeto de som ambiente residencial personalizado que atenda as especificidades de cada cômodo da residência, assim como realizar a escolha dos equipamentos adequados e a melhor disposição deles no ambiente na execução do projeto de sonorização. Ainda durante a etapa do projeto, é possível avaliar as reformas necessárias para a execução de um projeto de sonorização de ambiente com maior eficiência e qualidade.

 

Acesse o guia definitivo para instalação de um projeto de som ambiente e veja como elaborar uma instalação residencial personalizada. O material, que pode ser acessado gratuitamente, traz dicas e informações que auxiliarão na execução de um projeto de sonorização de ambiente mais eficiente e qualificado.

 

Como valorizar seu projeto de som ambiente residencial

 

Existem alguns fatores que são essenciais para valorizar seu projeto de som ambiente residencial e, por esse motivo, não devem ser negligenciados. Continue a leitura deste post para saber quais são eles:

 

 

Definição dos ambientes da residência

 

A partir do tamanho do ambiente, o profissional será capaz de definir especificações mais precisas sobre os equipamentos de áudio, instalações elétricas e o estilo da decoração adotado. A definição do local e as dimensões ideais é de fundamental importância para determinar se a instalação do projeto de som ambiente será do tipo dedicado ou se será integrado a outros ambientes da casa. Um projeto de som ambiente residencial moderno tem acesso prático e fácil a todas suas músicas, rádios e playlists, por toda a casa, com alta fidelidade.

 

Estudo preliminar dos ambientes

 

A elaboração de um desenho prévio (croqui) que irá determinar a disposição básica dos equipamentos de áudio nas áreas sociais da residência é a primeira etapa para criar um projeto de som ambiente residencial. Em seguida, o profissional deve produzir o levantamento arquitetônico com medidas e cálculos do ambiente para elaboração do projeto final.

 

Esse cuidado auxilia no melhor aproveitamento dos espaços para uma boa eficiência e harmonização do ambiente. Além disso, um estudo preliminar contribui para determinar quais técnicas de instalação devem ser utilizadas para otimizar e potencializar o projeto de som ambiente, assegurando que as instalações elétricas do ambiente sejam compatíveis com os equipamento que irão compor o ambiente.  

 

Controle Acústico

 

A acústica é um dos pontos essenciais a serem trabalhados em um projeto de som ambiente residencial. A execução do projeto exige planejamento e cuidados especiais para criar a acústica perfeita em projetos personalizados de sonorização de ambientes , portanto, é necessária atenção a cada detalhe.

 

Trabalhar a acústica do ambiente é considerada tão importante quanto a escolha dos equipamentos. Isso porque, desenvolver uma boa acústica pode ampliar o potencial de um projeto de sonorização de ambientes. Em um projeto inovador, o ideal é que as zonas de áudio sejam instaladas de forma independente para que se torne possível ajustar volumes e selecionar músicas diferentes para cada cômodo da casa — tanto interno como externo.

 

Conheça a Planilha para instalação acústica ferramenta online disponibilizada gratuitamente para auxiliar os negócios na construção da acústica perfeita em projetos personalizados de sonorização de ambientes.

 

Escolha dos equipamentos ideais para seu projeto de som ambiente

 

Por fim, a escolha dos equipamentos também é de fundamental importância para executar um projeto de som ambiente com maior eficiência e qualidade. Para otimizar um projeto de som ambiente residencial é necessário estar atento à escolha adequada dos produtos, incluindo potência, materiais, formatos e posicionamento.

 

Para poder dimensionar corretamente o tipo e a quantidade de amplificadores, caixas acústicas ou arandelas sonoras necessárias é preciso levar em consideração inúmeros fatores, como por exemplo:

 

  • Comportamento acústico do ambiente;
  • Ruído interno e externo;
  • Altura do ambiente;
  • Layout e mobiliário;
  • Paginação do forro;
  • Tipo de sonorização (música, chamadas etc.);
  • Volume máximo desejado;
  • Volume mínimo necessário;


Continue acompanhando os conteúdos do blog Sonorização de Ambientes para conferir outras dicas para valorizar seu projeto de som ambiente residencial.

 

 

< Anterior Próximo >