Vantagens de integrar o som profissional ao seu negócio de som automotivo
05/07/2018

Vantagens de integrar o som profissional ao seu negócio de som automotivo

Categoria | Lojista automotivo

O mercado de som profissional movimenta, em média, R$ 1 bilhão por ano em todo o Brasil. O levantamento é da Associação Brasileira de Música, e considera atividades que vão além da venda e instalação de equipamentos de áudio para automóveis. Estão incluídos nesse ramo os empreendedores que fornecem sistemas de áudio para eventos, lojas, ambientes corporativos e culturais e técnicos especializados na manutenção dos aparelhos. É por isso que a aproximação desta área com a sua instaladora de som automotivo pode ser, além de uma tendência, uma boa oportunidade de crescimento.

 

Além do aspecto financeiro, a renovação dos produtos e serviços oferecidos deve levar em conta a mudança no perfil do cliente: o consumidor de som automotivo tende a variar o ciclo de interesses a cada cinco ou dez anos e passado esse período, deixa de investir nestes sistemas. Se você agregar outra oferta ao negócio, tende a obter mais sucesso nas vendas pois a clientela já está formada.

 

Antes de mudar, no entanto, é preciso avaliar o mercado: quais atividades semelhantes às que o empreendedor já desenvolve poderiam ser feitas paralelamente ao som automotivo? Lembre-se que a ideia não é migrar totalmente de um nicho para outro, mas trilhar um caminho gradativo que permita aproveitar a expertise, a equipe, o ferramental e até os equipamentos e fornecedores do negócio original para a ampliação do atendimento. Isso dá mais segurança e flexibilidade para o dono do negócio se adaptar às novidades e peculiaridades do novo segmento e minimiza a possibilidade de surpresas.

 

Como iniciar um negócio de som profissional

 

Uma das possibilidades que o conhecimento da área de instalação sonora oferece é aproveitar o know-how adquirido durante anos no balcão da instaladora de som automotivo para conquistar o cliente e oferecer a ele outras soluções. Aquele consumidor que adquiriu um sistema completo para o carro pode agora querer a mesma qualidade na casa dele, compartilhando os bons momentos proporcionados por um sistema de qualidade com toda a família — sem a necessidade de estar o tempo inteiro dentro do carro.

 

Para começar, procure aproveitar a carteira de clientes, a credibilidade da marca construída ao longo dos anos e até os fornecedores para ampliar a quantidade de itens disponíveis na loja. Muitas das marcas que produzem equipamentos para a sonorização automotiva também desenvolvem, assim como a Frahm, amplificadores, caixas acústicas e controles para instalar sistemas de som profissional em qualquer ambiente. Com o fornecedor adequado, a chance de sucesso do seu negócio tende a crescer exponencialmente.

 

Como criar um portfólio atrativo para os clientes

 

O usuário de qualquer sistema de som quer, acima de tudo, conectividade e qualidade. Por isso é importante que você esteja sempre atento aos lançamentos do mercado que valorizem essas características. O que era excelente no passado pode não despertar tanto interesse hoje pela falta de integração com dispositivos como os celulares, smart TVs e computadores, por exemplo.

 

Dê preferência aos produtos que unem bom acabamento, qualidade sonora e durabilidade, porque estes terão mais chances de conquistar o consumidor. Não esqueça de considerar o pós-vendas: a grande preocupação de muitos clientes é como será o atendimento no caso de uma dificuldade técnica aparecer. Para que o reparo seja o mais rápido possível, é imprescindível priorizar as indústrias mais próximas do ponto de venda, tradicionais e que preferencialmente desenvolvem sua tecnologia pensando diretamente no consumidor brasileiro: aquelas que têm fábricas aqui também contribuem fundamentalmente para a economia local.

 

Não se esqueça: para sistemas de som profissional, as necessidades são essencialmente as mesmas dos projetos de sonorização automotiva. A diferença é que você terá que caprichar na mão-de-obra para que o acabamento das instalações fique perfeito e cause uma excelente impressão a quem ver e ouvir a instalação depois de pronta.

 

Porque renovar o mix oferecido na loja de sonorização automotiva?

 

Para permanecer com o consumidor o maior tempo possível. Como explicamos no começo deste post, o ciclo de interesses de quem comprou um sistema de sonorização para o carro tende a se renovar em cinco ou no máximo 10 anos. A intenção não é que este cliente, no futuro, vá buscar em um concorrente a qualidade e a modernização que encontrou na sua loja quando quis equipar o automóvel. Ele dará preferência ao que já conhece, e se você puder atendê-lo, será bem melhor.

 

Há uma variedade de serviços no segmento de sonorização de ambientes que uma loja de som automotivo pode passar a oferecer para faturar mais:

 

  • Sonorização em salas de teatros;
  • Sonorização em palcos para shows;
  • Sonorização em empresas em geral;
  • Sonorização em escolas;
  • Sonorização em residências;
  • Sonorização em bares e restaurantes;
  • Sonorização em clubes;
  • Sonorização em auditórios;
  • Realização de projetos de acústica;
  • Análise acústica, atualização e remodelamento de ambientes;
  • Elaboração de projeto de isolamento e condicionamento acústico;
  • Controle de ruído acústicos, ambientais e vibrações.

 

Ao aproveitar o know-how de anos de atuação na área de sonorização automotiva, fomentar o desenvolvimento da equipe técnica e renovar o portfólio de produtos e serviços oferecidos, a empresa reduz drasticamente as chances de ver o seu negócio afetado pela evolução natural do mercado.


No site da Frahm você encontra todas as informações sobre a linha completa de produtos desenvolvidos pela empresa ao longo dos seus 50 anos de história. Lá você poderá conhecer as últimas novidades em caixas acústicas, amplificadores de potência, controles e outros dispositivos que vão transformar o projeto de instalação de som profissional do seu cliente.

 

 

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