Quais são as diferenças entre transformador de linha e de tronco

Recebemos, diariamente, diversas dúvidas sobre os equipamentos de som e seus componentes, como cabos, conectores, transformadores etc. No que diz respeito especificamente ao transformador de linha ou transformador de tronco, os clientes apresentam dúvidas sobre como usar, quais são as diferenças entre eles etc.

 

Preparamos este FAQ com as respostas para os principais questionamentos que recebemos de nossos clientes. Esperamos que ele ajude a sanar as suas dúvidas e a fazer a melhor escolha para o seu projeto de sonorização. Vamos lá?

 

FAQ: entenda melhor sobre transformador de linha ou de tronco

 

O que é um transformador?

 

Transformadores são recursos eletrônicos usados na sonorização de ambientes para fazer a transferência de sinal elétrico de um circuito para outro. A transmissão acontece por meio de um sistema de enrolamento que conta com dois tipos: primário e secundário. 

 

Os dois enrolamentos contam com características diferentes e são feitos a partir de um acoplamento magnético, que causa mudanças na tensão e nas correntes da linha onde foram inseridos.

 

O que é um transformador de linha e um transformador de tronco?

 

Os transformadores são divididos em dois tipos: 

1) transformador de trafo tronco, conhecido como elevador;

2) transformador de trafo linha, conhecido como atenuador.

 

O transformador de trafo tronco é considerado como elevador, pois é responsável pela elevação da tensão do sinal do amplificador. Assim, cria uma linha de tensão maior (70v ou 210v).

 

Já o transformador de linha faz a atenuação do sinal que foi criado pelo trafo tronco. O processo acontece por meio do ajuste da impedância da linha e da potência que será aplicada no alto falante. 

 

Isso permite que o sinal seja transmitido com uniformidade para todas as caixas de som instaladas no sistema mantendo a mesma qualidade no som. 

 

Quais são os benefícios do transformador de trafo tronco?

 

Com a utilização do trafo tronco pode-se trabalhar na instalação do som ambiente em distâncias maiores (do amplificador até a última caixa do sistema). O equipamento é conectado ao amplificador e sua potência deve ser semelhante à de saída do equipamento.

 

Como o transformador de linha funciona?

 

Em um sistema de som com diversas caixas, há uma sequência de unidades. A primeira está mais próxima da central de onde sai o som e a última está mais longe. Dessa forma, quanto mais perto, melhor o som, quanto mais longe pior o som. Mas isso não pode acontecer em um sistema de sonorização. 

 

O som precisa chegar com a mesma qualidade e potência em todas as caixas. Para isso, usa-se o transformador de linha. Com o transformador de linha, é possível transmitir o som por todas as caixas, garantindo que todas vão reproduzir com a mesma potência. 

 

Quando utilizar Trafo Tronco ou o transformador de Linha?

 

Tanto o transformador de tronco quanto o transformador de linha podem ser usados em instalações onde mais de 40 metros de fio são necessários. Desta forma, a perda causada pela resistência do fio (em função da distância) é minimizada.

 

Outra forma de uso é quando não é possível fazer o casamento de impedância entre as caixas por dificuldades físicas do local. Em grandes sistemas de sonorização como shoppings, hospitais, aeroportos, supermercados e hipermercados, a utilização de Trafos Tronco ou Linha é indispensável para um sistema de qualidade.

 

O transformador de linha também pode ser usado para projetos que contam com mais de 8 caixas de som.

 

Transformador de linha de 10w significa que a caixa ficará com potência de apenas 10w?

 

Sim. A limitação máxima do transformador de linha vai ser 10w para aquela caixa de som. Porém, em um projeto de sonorização para ambientes pequenos, esse quantidade de potência é suficiente. 

 

Quantos volts um transformador de linha deve ter? 

 

Tenha em mente que quanto maior a tensão, menor a perda. Ou seja, se for necessário usar 500 metros de cabo ou mais, o ideal é usar um transformador de 22v. Além de garantir a transmissão do áudio, você vai poder usar um cabo de menor bitola e economizar no metro do cabo utilizado. 

 

Onde posso usar o transformador de linha?

 

Não é indicado para usar em projetos de sonorização residencial. 

Ficou com alguma dúvida? Converse com nossa equipe técnica!