Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quais os benefícios de um sistema com alto-falante de teto

 

Uma das etapas mais importantes da sonorização de ambientes é a escolha dos equipamentos. O profissional avalia diversos pontos, que envolvem as características do local, os objetivos do cliente e o seu orçamento, para definir os melhores recursos. Para quem valoriza a estética e a qualidade sonora, o alto-falante de teto também é uma opção interessante.

Alto-falante de teto é uma  caixa acústica que atende diferentes ambientes, tanto residenciais, quanto comerciais. Porém, depende de algumas particularidades para que seja possível de ser instalado e atender ao desejo do cliente.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o alto-falante de teto e quais os benefícios que esse produto oferece para o ambiente.

 

Quais são as diferenças entre o alto-falante de teto embutido e de sobrepor?

 

O alto-falante de teto, conhecido também como caixas de embutir ou arandelas, são equipamentos de som fixados no forro do ambiente. Já o alto-falante de sobrepor é o equipamento instalado direto na parede ou em pilastras.

As arandelas dependem de um forro de madeira, PVC ou gesso para serem instaladas. A sua fiação e recursos de conexão são passados por dutos ou canaletas por dentro do forro. Em ambientes que não contam com essa estrutura, como um teto de alvenaria, não é possível instalar um alto-falante de teto de embutir.

Nesses casos, a opção é instalar um alto-falante de sobrepor. Esse aparelho pode ser instalado em um suporte ou direto na parede. Alguns equipamentos já contam com o recurso para fixação. Para evitar que fios e conexões fiquem aparentes, o cliente pode ter dutos internos ou caixas de energia por onde os fios serão passados.

Nos ambientes sem esse tipo de instalação, pode-se usar conduítes externos, na mesma cor da parede. Assim, é possível disfarçar a fiação.

 

Por que utilizar cada tipo de alto-falante de teto?

 

Uma pesquisa realizada pela Audio.ad, unidade de negócios da RedMas, revela que 80% dos entrevistados aumentaram ou mantiveram o consumo de áudio digital no período total de isolamento. Para outros 67%, rádios, podcasts e música são muito importantes durante a quarentena.

O número de ouvintes de plataformas de streaming de áudio e vídeo aumentou desde o início da pandemia, um resultado do maior tempo que as pessoas estão passando em casa. Com o objetivo de aproveitar os novos hábitos, muitos brasileiros investiram em mais equipamentos de som e TV.  Ao longo de um ano de pandemia, o aumento foi de 600% na compra de eletrônicos.

Os brasileiros querem ter mais conforto e tempo de qualidade em casa. Por isso é natural que busquem por recursos que proporcionem esses benefícios. Quando o assunto é sonorização de ambientes, a escolha do alto-falante pode fazer muita diferença.

No entanto, os motivos para escolher por um ou outro dependem de diversos fatores. A começar pelas caraterísticas do ambiente. Como dito no tópico anterior, um ambiente com teto de alvenaria não pode receber um alto-falante de teto de embutir, por isso a única opção é o recurso de sobrepor.

Alguns clientes valorizam a estética do ambiente e preferem uma instalação mais discreta, em que as caixas sejam imperceptíveis. Usando caixas de embutir, apenas o telar fica aparente no forro do teto.

Dessa forma, a pessoa que está usando o ambiente vai ouvir o som e pode notar que ele está vindo de cima.  A seguir, mostraremos alguns benefícios que o alto-falante de teto proporciona para quem optar por esse recurso.

—> Quer aprender mais sobre arandelas? Veja tudo que você precisa saber sobre esse recurso neste material completo!

 

Benefícios do uso de arandelas

 

Valoriza a estética do ambiente

 

Caixas de som de embutir são recursos muito discretos, pois são posicionados na parte interna do forro, deixando apenas o telar exposto. Dessa forma, não impactam na estética do ambiente. É ideal para ambientes que já contam com spots de luz, por exemplo, a combinação desses recursos funciona bem. Ou ainda, para ambientes comerciais bem decorados, como lojas e escritórios.

 

Permite o direcionamento sonoro

 

Se o objetivo é direcionar o som para algum ponto específico, como em cima do sofá da sala de TV, em cima da sua cama  ou uma sala de espera, o alto-falante de teto de embutir é uma ótima solução. Basta posicioná-lo na direção dos locais em que o cliente deseja enfatizar a sonorização.

 

Potência sonora

 

Engana-se quem pensa que o alto-falante de teto, por ser menor, não entrega uma potência sonora maior. Existem arandelas com diversos tipos de potência e você pode escolher a melhor alternativa de acordo com o projeto do cliente. 

Lembrando que a potência não depende do volume do equipamento. Logo, você pode optar por uma arandela com maior potência para uma sala de TV. E sim, que ofereça volume adequado para ser usado dentro de um apartamento, por exemplo.

 

Indicado para diversos tipos de projetos

 

O alto-falante de teto pode ser utilizado em projetos comerciais ou residenciais. Desde que faça sentido para os objetivos do cliente e que o ambiente conte com as características necessárias para a instalação do equipamento.

Ainda não desenvolveu um projeto com alto-falante de teto, mas quer oferecer essa possibilidade para seus clientes? Preencha o formulário neste link e receba um projeto completo e gratuito da Frahm!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente