Amplificador de som ambiente: qual combina com o seu projeto
08/01/2020

Amplificador de som ambiente: qual combina com o seu projeto

No relacionamento entre o design e os eletrônicos, o mundo ideal é a ausência total de fios, a riqueza de funcionalidades e a utilização de materiais sofisticados, que ao mesmo tempo em que são discretos, se impõem no local onde estão instalados. Além de agregar valor ao resultado final, esse tipo de preocupação resulta num equipamento mais agradável visualmente falando, e permite que ele seja aplicado de forma mais harmônica em qualquer contexto.

 

Encontrar um bom amplificador de som ambiente com todas essas características já foi uma tarefa mais difícil. Por conta disso, já foi comum que o arquiteto só se envolvesse com a questão da sonorização de uma área na casa quando o cliente fazia muita questão — pois a falta de opções bonitas e funcionais fazia muitos desses profissionais não arriscar a indicação de nenhuma marca por conta da quebra de padronização estética que poderia ocorrer. Ou então adotava-se uma solução que limitava a funcionalidade e o uso dos aparelhos: eles eram posicionados dentro de armários, atrás de painéis e em qualquer lugar que a visão não os alcançasse.

 

Felizmente a indústria que já era caracterizada por entregar bons projetos de aparelhos de som investiu pesado em design e aparência nos últimos anos, e hoje é capaz de disponibilizar ao mercado uma série de equipamentos que entregam uma boa experiência sonora com um impacto visual moderno.

 

Ao longo deste texto, você vai conhecer quais são as inovações e opções disponíveis para que você surpreenda o seu cliente oferecendo mais do que um ambiente bonito: ele terá uma casa ou ambiente comercial visual e sonoramente agradável, já pronto para a instalação de dispositivos de som.

 

Por que preciso incluir um amplificador de som ambiente no projeto?

 

Um amplificador de som ambiente é um dos componentes mais importantes em qualquer sistema de áudio — independente de ele ser voltado para uma área residencial ou comercial. É ele que vai receber, processar e distribuir os diferentes sinais de áudio conforme a necessidade do usuário. 

 

A grande variedade de características físicas, técnicas e dos recursos oferecidos por cada equipamento é o que vai nortear a escolha por um ou outro dispositivo, e a primeira destas a serem observadas é a potência entregue. Ela servirá para encontrar a solução mais adequada para o projeto do seu cliente, sem fazê-lo gastar mais do que o necessário em algo que poderá tornar-se subutilizado nem investir pouco e não obter os resultados esperados. A prioridade é a qualidade do som e a conectividade entre todos os dispositivos, proporcionando uma boa experiência e conforto sonoro para o consumidor.

 

Amplificador de som ambiente para pequenos espaços

 

As famílias RD e Slim Wall dos amplificadores residenciais da Frahm oferecem soluções práticas e econômicas para sistemas de sonorização de ambientes mais simples. Os equipamentos têm capacidade para conectar, via cabo, linhas com poucas caixas e integrar, por sinais Wi-Fi, aparelhos reprodutores de áudio. 

 

Esses equipamentos oferecem a possibilidade do acionamento de projetos que tenham caixas de som em espaços diferentes ou no mesmo cômodo. Confira: 

 

  • Amplificador Frahm RD160 Wi-Fi Residence: oferece a possibilidade de utilizar a rede sem fio do ambiente para controlar os equipamentos e setorizar a reprodução de mídia em diferentes espaços. A configuração da rede sem fio é simples e o controle do amplificador pode ser feito por meio de um aplicativo disponível para Android e iOS. Este amplificador oferece 160 Watts de potência distribuídos entre dois canais e aceita conexões, além da plataforma Wi-Fi, de cabos P2, RCA e ópticos. Ele também tem entrada USB, lê cartões de memória tipo SD, tem conexão Bluetooth e rádio FM. Por se tratar de um equipamento compacto (4,4 centímetros de altura, 15,2 de largura e 19,1 de profundidade), a instalação pode ser feita em diversos espaços — desde um rack com outros dispositivos sonoros até o mobiliário já existente no local a ser sonorizado.

 

  • Amplificador Frahm RD240 Wi-Fi Residence: também conta com a conexão Wi-Fi que permite integrá-lo a dispositivos como tablets, smartphones e outros equipamentos que se comuniquem por meio desse protocolo, mas traz a possibilidade de sonorizar dois ambientes diferentes. A potência total de 240W pode ser aproveitada de forma integral ou compartilhada — neste caso, é possível dividi-la entre quatro canais de 60 Watts cada um. O aparelho, assim como o modelo acima, oferece conexões Bluetooth, USB, óptica, P2, RCA e recepção de rádio FM.

 

  • Amplificador Frahm RD480 Wi-Fi Residence: esse amplificador estéreo classe D (elementos ativos que trabalham digitalmente) permite instalar um sistema que sonorize até quatro ambientes diferentes. A potência total é de 480W que podem ser divididos entre oito canais de 60W cada. Além do áudio digital e da conexão Wi-Fi, há as tradicionais conexões Bluetooth, USB, óptica, P2, RCA e rádio FM. 

 

Esses dispositivos podem ser usados em projetos residenciais, sobretudo pela característica de integrarem a qualidade sonora à potência e à conectividade.

 

Design compacto

 

Projetos arrojados têm que ter soluções discretas. Estes casos são atendidos pela família de amplificadores de parede RD Wall. São dispositivos que oferecem até 60W de potência mas por serem extremamente compactos, podem ser instalados nas paredes dos cômodos das residências. 

 

Classificados como amplificadores de som do tipo AB, eles reúnem algumas características que o colocam em posição de destaque para o consumidor que deseja sonorizar um imóvel: alta fidelidade e máxima transferência de potência. Além disso, podem ser instalados utilizando os espaços originalmente concebidos para a colocação de tomadas e interruptores elétricos (do tipo 4X2), o que evita o quebra-quebra necessário para a abertura de novos nichos dedicados.

 

Outro recurso importante deste tipo de equipamento é a integração com diversas fontes sonoras: Bluetooth, cartões de memória, conexão USB e até rádio FM podem ser amplificados, o que dá muito mais conforto para o usuário que não precisa sequer de fios para ouvir suas músicas.

 

Mais um detalhe: o próprio amplificador tem um interruptor para controlar a iluminação do ambiente onde for instalado. Ou seja: o ambiente não perde um ponto de luz ao receber o Slim Wall na parede.

 

Tendências

 

Mais do que as opções que você conheceu neste conteúdo, é importante — e certamente você já mantém este hábito — estar sempre atualizado em relação às novas tendências de design e de tecnologias de áudio. É claro que especificações técnicas e informações altamente detalhadas não fazem parte do universo da arquitetura, sobretudo em se tratando de características que interfiram na forma de instalação, mas a indústria de sonorização faz aperfeiçoamentos acústicos e estéticos com frequência.

 

Uma perspectiva para o futuro de curto prazo é o surgimento de aparelhos cada vez mais minimalistas. Geralmente eles possuem uma parte frontal de aço escovado, um display de LED com cores suaves e em alguns casos, um visor invisível que só aparece quando está ligado. Com esse tipo de acabamento, vale a pena pensar na possibilidade de deixar o amplificador de som ambiente exposto na sala, em um móvel abaixo da TV ou outro espaço que seja do gosto do cliente.

 

Além disso, o mercado sinaliza fortemente para a adoção cada vez maior de tecnologias baseadas na comunicação sem fio, como o uso intensivo de redes Wi-Fi e comunicação Bluetooth. Essas tecnologias já estão presentes em vários projetos, como você leu anteriormente, mas o aperfeiçoamento dos padrões fazem aumentar o alcance e a qualidade do áudio que trafega por elas. As possibilidades de uso de equipamentos deste tipo nos projetos de arquitetura têm um ganho muito importante.


Para saber sobre isso e outros assuntos ligados à forma de inserir o som ambiente no seu projeto arquitetônico, acesse agora o nosso blog e visite o nosso site.

 

sonorização de ambientes

< Anterior Próximo >