Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Amplificador para som ambiente: guia completo para escolher o melhor

Escolher o melhor amplificador para som ambiente é um dos maiores desafios para quem quer tentar economizar no projeto e selecionar os componentes por conta própria. Os motivos são vários, mas um dos principais é a variedade de produtos no mercado e as especificações técnicas de cada um deles. 

Nem todos os fabricantes fazem questão de deixar tudo suficientemente claro para facilitar a decisão. Aliás, tem quem pareça preferir complicar, porque pode ser mais fácil capturar os “incautos” e vender algo que não é necessário àquela aplicação nem funciona suficientemente bem.

Os equipamentos que formam um sistema de som ambiente são muito importantes para uma melhor experiência sonora. O conjunto básico é formado por caixas acústicas de embutir (ou arandelas, dependendo do projeto), subwoofer, fios e cabos e os amplificadores, que podem fazer a diferença no resultado final do som.

Ter um som com a melhor qualidade possível, livre de interferências, chiados, com definição clara de todas as frequências e volume, é um processo que pode ser diretamente influenciado pelos equipamentos escolhidos.

Para evitar transtornos e gastos desnecessários e ter uma boa experiência sonora, é preciso entender o que é o amplificador para som ambiente e saber como escolher o melhor para o seu sistema de som. Continue a leitura do artigo e conheça um guia completo.

 

 

O que é e como funciona um amplificador para som ambiente

O amplificador para som ambiente é um equipamento que aumenta o sinal elétrico de uma fonte e o envia ao “destinatário”, seja um reprodutor de música ou um microfone. Desta forma, o som é reproduzido com maior volume e clareza.

Imagine o amplificador como um “transformador”, em que uma determinada corrente elétrica entra e sai, transformada, do outro lado (pelas caixas acústicas). Esse aumento é feito na escala de miliVolts e interfere diretamente na amplitude dos sinais.

O conceito técnico explica que o amplificador para som ambiente utiliza uma pequena quantidade de energia para controlar uma quantidade maior. Essa é a condição da maioria dos amplificadores, usados em aplicações de áudio e transmissão de rádio. A relação entre a entrada de áudio e a saída do amplificador é tecnicamente chamada de ganho, e costuma ser estampada na embalagem dos produtos como potência (é medida em Watts).

A potência de saída de um amplificador tem relação direta com a do seu sistema de som. É importante observar a potência dos alto-falantes para adquirir um amplificador indicado para o seu projeto. Escolher um equipamento mais forte do que o sistema tolera  pode causar danos permanentes nele.

Para escolher o melhor amplificador para som ambiente para o seu projeto, é fundamental entender as suas necessidades e gostos. Analisar todos os aspectos que envolvem esse processo pode te ajudar a escolher o modelo ideal.

Existem diferentes modelos e tipos de amplificadores que funcionam de maneiras diferentes para atender a necessidade de cada projeto de sonorização. 

Leia também: Opções de amplificadores e som para residências

Classes de amplificadores de som e sua importância

O amplificador para som ambiente é identificado em diferentes classes. É importante que você entenda quais são e o que elas representam, pois pode te ajudar a escolher o modelo que mais atende a sua necessidade.

Confira a seguir, as classificações dos amplificadores:

Classe A

Esse tipo de amplificador utiliza apenas um transistor de comutação de saída no projeto. Esse transistor de saída está sempre ligado devido ao seu ângulo de condução de 360º.  São mais indicados para aparelhos de alta fidelidade, uma vez que possuem ótima linearidade, alto ganho e níveis baixos de distorção de sinal.

Esquentam de forma considerável por causa da perda contínua de potência e tendem a consumir bastante energia. 

Classe B

Nesse caso, utiliza-se dois transistores complementares ou bipolares de FET para cada metade da onda. Assim, cada transistor amplifica metade da onda do sinal de saída. Cada transistor possui um ângulo de condução de 180º e por isso ficam metade do tempo desligados.

São mais eficientes quando comparados aos amplificadores de classe A e tendem a esquentar menos. São pouco usados e não muito indicados para sistema de som ambiente devido a baixa qualidade da amplificação de sinais específicos e o alto nível de distorção.

Classe AB

Nessa classificação são combinados os amplificadores “classe A” e “classe B” sendo um meio termo entre os dois. Porém, nesse caso, os transistores podem conduzir ao mesmo tempo no ponto de cruzamento de onda.

Possui um ângulo de condução maior que 180º e não fica ligado o tempo todo. Aproveita a baixa distorção do amplificador classe A e o baixo consumo de energia do de classe B, oferecendo som de qualidade gastando pouca energia.

Classe D

O ângulo de condução varia em largura de pulso, porém, não está mais ligado ao sinal de entrada. Os amplificadores classe D utilizam circuitos digitais e pulse width modulation para alternar entre “totalmente ligado” e “totalmente desligado”.

Também conhecidos como amplificadores digitais e costumam vir instalados em subwoofers. A eficiência é ótima e quase não produzem calor. Eles reproduzem as frequências mais baixas de forma mais nítida, por isso a aplicação direcionada para caixas de som dedicadas aos sons mais graves.

Os tipos de amplificador para som ambiente

Há dois tipos de amplificadores mais popularmente usados no mercado: os boosters e os de fonte chaveada. Os boosters tem construção simples e são mais usados em projetos que necessitem de no máximo 100W RMS por canal, podendo ser ligado somente em saídas de baixa impedância.

Já os amplificadores de fonte chaveada possuem um circuito com mais componentes e são mais elaborados e tecnicamente mais complexos. Eles amplificam o sinal e proporcionam uma melhora significativa do sinal, permitindo a aplicação desse equipamento em diversos sistemas.

Leia também: Projeto de sonorização ambiente: como obter mais conforto para sua residência

Como escolher o melhor amplificador para som ambiente

Existem diversas particularidades a serem observadas e consideradas antes de comprar o amplificador para som ambiente que vai atender plenamente às suas necessidades. Além de saber qual é a potência total das caixas acústicas que estarão no seu projeto, é importante considerar que nem sempre o que é mais barato pode trazer a melhor experiência.

 Procure, antes de avançar com a sua aquisição, responder a estas perguntas:

  • Que tipo de experiência você deseja com o som ambiente?
  • Há a necessidade de ouvir músicas com alto volume e “peso” (reforço de frequências graves)?
  • Você pretende instalar um subwoofer?
  • O amplificador será conectado a uma televisão ou a outros dispositivos que reproduzem músicas?
  • Você quer que o áudio seja reproduzido em diversos ambientes diferentes?
  • Qual é o tamanho médio de cada cômodo/espaço a ser sonorizado?

As respostas a estas perguntas vão ajudá-lo a entender de forma mais clara e precisa qual é a real necessidade do seu projeto. É importante observar algumas questões antes de comprar o seu amplificador para som ambiente:

Qualidade sonora

A qualidade do som é um importante fator a ser considerado na hora de escolher o amplificador ideal. Você deve verificar se o modelo oferece uma resposta de frequência compatível com o tipo de som que deseja amplificar.

A resposta de frequência corresponde à faixa de frequências que o amplificador é capaz de reproduzir com precisão. Quanto maior a resposta de frequência, melhor é a qualidade do som. 

Praticidade de conexão

Os tipos de conectividade são aspectos fundamentais a serem analisados na hora de escolher um amplificador de som ambiente para o seu projeto. São detalhes que podem fazer a diferença na escolha do modelo ideal.

Existem algumas possibilidades de combinações de entradas, como por exemplo: MIC (P10 ou XLR); P2 e RCA; USB; cartão SD ou micro SD; bluetooth, LAN, HDMI, entrada óptica e rádio.

Integração com dispositivos

Além da preocupação com a qualidade sonora, a praticidade de conexão a integração com dispositivos mobile é uma condição fundamental para o bom projeto de sonorização de ambientes

Ainda que muitas pessoas utilizem reprodutores de áudio tradicionais — CDs e DVDs players, por exemplo —, a quantidade de clientes que adotou os smartphones e tablets como fonte de músicas aumentou significativamente.

Para atender a essa demanda, os amplificadores da linha RD contam com conexão Wi-Fi, por meio da qual é possível estabelecer uma ligação direta e transmitir os sinais sonoros em altíssima qualidade e com boa mobilidade.

Exemplos de amplificadores para pequenos ambientes

A Frahm oferece o melhor em qualidade de equipamentos para o seu projeto. Existem alguns modelos de amplificadores que podem se encaixar em diversos tipos de ambientes, levando a qualidade de som que você busca com os melhores recursos disponíveis.

Confira alguns desses modelos a seguir: 

  • Amplificador – RD HDMI TV G3: é um produto inovador, desenvolvido para deixar a sonorização dos ambientes mais fácil e prática em qualquer lugar. É um amplificador versátil, compacto e de alto desempenho. Possui fácil instalação, um visual elegante, controle remoto e boa conectividade. Sua entrada USB de serviço permite a alteração do nome do Bluetooth e senha. A conexão para extensor (IR) pode ser utilizada para automação, o que acaba facilitando o seu controle. Além disso, possui fonte chaveada e proteção a instabilidade da rede, o que mantém a sua potência mesmo com a instabilidade da rede elétrica.
  • Amplificador – Home sense 320.4 Dual BT: os amplificadores desta linha são digitais, classe D, com potência de 320W RMS distribuídos em dois canais estéreos. Com ele você pode transformar a sua sala em uma sala de cinema e deixar suas festas e eventos ainda melhores. Tem um acabamento refinado, design minimalista, é discreto e elegante. Possui Entrada Óptica, Dual Bluetooth, duas entradas RCA, FM e Micro SD, além de interação com comando de voz via Bluetooth e Conexão Auxiliar.
  • Amplificador Premium – Home Sense HSI WiFi HDMI 60.2: Esse lançamento da Frahm conta com um design moderno, alta tecnologia e integração com sistema de automação. A linda Home Sense Integraded permite a interação com vários formatos de automação, possibilitando ao usuário o controle de um sistema com vários amplificadores em  um único aplicativo ou por meio das centrais de automação.

Além dos exemplos acima, de amplificadores potentes porém compactos e que podem ser aplicados em diversos tipos de projeto, há soluções ainda mais compactas e práticas que são ideais para a sonorização residencial.

Projetos arrojados, que geralmente contam com a consultoria de arquitetos e precisam considerar as características de design no espaço, têm que ter soluções discretas. Estes casos são atendidos pela família de amplificadores de parede HS Wall . São dispositivos que oferecem até 60W de potência mas por serem extremamente compactos, podem ser instalados nas paredes dos cômodos das residências.

Classificados como amplificadores de som do tipo AB, eles reúnem algumas características que o colocam em posição de destaque para o consumidor que deseja sonorizar um imóvel: alta fidelidade e máxima transferência de potência. Além disso, podem ser instalados utilizando os espaços originalmente concebidos para a colocação de tomadas e interruptores elétricos (do tipo 4X2), o que evita o quebra-quebra necessário para a abertura de novos nichos dedicados.

Diferentes aspectos podem influenciar na qualidade do sistema sonoro e impactar positiva ou negativamente na sua experiência. Por isso, é importante ficar atento a detalhes que podem te ajudar a escolher o melhor equipamento de som.

Agora que você já sabe tudo sobre o amplificador para som ambiente e já sabe como escolher o ideal para o seu projeto, confira também alguns modelos de amplificadores profissionais da Frahm que podem ser úteis para o que você procura.

Caso queira sonorizar um ambiente com a ajuda de um profissional, pode solicitar o seu projeto de sonorização de forma gratuita e nossos técnicos te auxiliam nessa etapa do processo!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente