Aparelhagem de som comercial: como escolher o melhor equipamento
08/07/2019

Aparelhagem de som comercial: como escolher o melhor equipamento

Música nem sempre é agradável. Quando a aparelhagem de som não é de qualidade, ela pode ficar muito baixa, muito alta, gerar ruídos e reverberações que irritam e afastam qualquer um. 

 

Os donos de bares, restaurantes, lojas, supermercados e outros estabelecimentos comerciais já perceberam isso, e reconhecem: investir em um bom projeto de sonorização de ambiente melhora a experiência do cliente e vale a pena. 

 

Diante disso, a busca por esse serviço só cresce e é uma ótima oportunidade para quem possui um negócio de sonorização. Mas como criar e entregar um projeto de qualidade? Como se destacar em um mercado exigente? 

 

Primeiro, é preciso ter um conhecimento técnico sólido. Ele é a base para criar projetos com cálculo correto e tratamento acústico adequado, adaptados a ambientes diversos - de tamanhos e características distintas. Depois, é fundamental conhecer as aparelhagens de som disponíveis e os fornecedores de confiança. 

 

A seguir, veja como escolher bons equipamentos para os seus projetos de sonorização.   

 

Como escolher a aparelhagem de som comercial 

Um projeto de sonorização de ambiente comercial é composto por caixas, amplificador e fonte de som - que pode ser smartphone, computador, televisão, aparelho de som ou até uma vitrola. 

A escolha parte dos objetivos do cliente e das características do ambiente. Por exemplo: um bar que deseja um som potente e possui duas áreas, uma interna e outra externa, terá equipamentos diferentes de uma loja de roupas que precisa apenas de som de fundo em uma única área de pé direito alto. É identificando esses pontos e fazendo uma análise técnica que se chega ao tipo, quantidade, potência e disposição da aparelhagem de som. 

Com isso determinado, pode-se prosseguir para a escolha dos equipamentos. Há muitas opções, mas não se pode deixar de considerar alguns aspectos que tornam a decisão mais acertada para uso profissional: equipamentos nacionais, como os da Frahm, são mais confiáveis e possuem uma rede de assistência ampla. Isso garante maior qualidade do serviço, uma vez que os clientes estarão bem amparados caso necessário. 

Levando esses dois pontos em consideração, confira abaixo algumas opções de caixas de som e amplificadores disponíveis no mercado para todos os objetivos e ambientes. 

 

Opções de equipamentos para sonorização de ambientes 

Conhecer quais são as opções de aparelhagem de som comercial disponíveis no mercado é essencial para entregar um bom resultado. Como já mencionamos acima, a sonorização de ambiente é composta de caixas de som e amplificador.

 

Caixas de som

As caixas propagam o som da fonte pelo ambiente. Há diversos tipos de caixas disponíveis no mercado e algumas diferenças e especificações para levar em conta na hora da escolha. 

 

Uma diferença é de aplicação: as arandelas são caixas que ficam embutidas no forro e proporcionam uma distribuição mais homogênea do som. Já as caixas acústicas são presas às paredes ou colunas e precisam ser espalhadas uniformemente pelo ambiente para obter um bom resultado. Essa decisão influencia tanto a qualidade sonora, quanto a estética. 

 

Outra diferença é entre caixas de som ativa e passiva. A primeira, como o modelo GR8, é ligada na tomada e possui um amplificador acoplado, por isso são mais utilizadas por quem precisa transportar a aparelhagem de som. A segunda apenas recebe amplificação e é a mais indicada para projetos de sonorização ambiente, sempre aliada a um amplificador. Para projetos mais simples, os kits para sonorização de ambientes vêm com os dois tipos de caixa e podem ser uma solução prática e eficiente. 

 

Além dessas diferenças, é bom ficar atento a outros aspectos importantes:

 

  • Conectividade: há caixas WiFi, bluetooth e que podem ser controladas por aplicativo, por exemplo. Além disso, preste atenção se as caixas são compatíveis com a fonte de som - como notebooks, smartphones e TVs. 
  • Material e resistência: especialmente se for ambiente externo. A PS6 Plus Outdoor, por exemplo, tem proteção UV, contra poeira e jatos de água. 
  • Potência: determina o volume que será alcançado. É indispensável calcular a potência ideal das caixas de acordo com o ambiente e objetivo - mais potência nem sempre significa mais qualidade!

 

E atenção: é comum pensar que quanto mais caixas, melhor será o som. Mas essa ideia pode, na verdade, comprometer a qualidade sonora de um ambiente, causando ruídos, reverberação e eco. Por isso, o ideal é contar com um profissional com conhecimento técnico para calcular o número de caixas necessárias e qual a potência correta delas, de acordo com o tamanho (m²) e outras variáveis como ruídos externos e tapetes.

 

Amplificadores

 

A outra parte da aparelhagem de som é o amplificador. Além de melhorar a qualidade do som propagado, ele é o aparelho pelo qual se controla as caixas de som. A escolha do amplificador ideal vai depender do número de caixas, da potência que se deseja alcançar e do números de ambientes sonorizados. 

 

Considere, por exemplo, um restaurante com 3 ambientes: a recepção, uma área interna, outra externa. O cliente provavelmente vai precisar de mais volume na área externa e menos na recepção. Com amplificadores da Linha Slim é possível sonorizar diferentes ambientes com volumes específicos para cada um, por meio de um aplicativo. 

 

Há amplificadores para projetos de 4 até 80 caixas ou arandelas. A decisão vai depender da necessidade. Um bom amplificador para projetos de até 12 caixas é o Frahm Slim 1000 APP G2, que tem 40W RMS de potência e é utilizado em ambientes de até 100 m². 

 

A potência do amplificador é o ponto mais importante a observar, pois ela é distribuída entre as caixas de som. Assim, usando o amplificador citado acima para um projeto de 8 caixas, por exemplo, cada uma alcançará o máximo de 5W, mesmo que a potência delas seja maior. 

 

Um projeto de sonorização de ambiente comercial profissional coloca tudo isso na ponta do lápis para entregar o melhor resultado aos clientes. A seleção de equipamentos é determinante para uma ótima experiência sonora. Por isso, recomendamos a escolha de fornecedores com referência e histórico de qualidade e ganhe destaque no mercado. Que tal conhecer a linha de sonorização de ambientes da Frahm?

< Anterior Próximo >