Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Arquitetura sonora: como garantir conforto acústico para seus clientes

Você conhece o termo arquitetura sonora? Muitas vezes negligenciada, a integração entre o espaço físico e o som é crucial para um projeto completo. Como profissional de arquitetura, você tem o poder e a responsabilidade de tornar o espaço visual e sonoramente agradável para o cliente.

Isso é importante, pois as pessoas buscam formas e recursos para deixar suas casas mais confortáveis e a acústica sonora é um desses elementos.  Neste artigo, você vai entender o que é arquitetura sonora, sua importância e como desenvolver um bom projeto que atenda aos critérios do seu cliente. Continue lendo e aproveite este conteúdo!

O que é arquitetura sonora e como inserir no projeto arquitetônico?

A arquitetura sonora é um conceito utilizado para garantir a melhoria do som em um projeto construtivo. Para isso, utiliza-se o entendimento sobre conforto acústico, uma ciência complexa, mas fundamental para arquitetos conseguirem tomar decisões importantes e aplicar em seus projetos arquitetônicos. 

Um projeto em que a arquitetura sonora é valorizada prioriza o isolamento e o tratamento do som. Isso se chama insonorização, quando um projeto apresenta menos ruído, mais tratamento acústico e maior qualidade do som.

Todos os tipos de ruídos externos, internos, vindos de equipamentos, por exemplo, são transmitidos pelo ar ou pela textura do imóvel. O ouvido humano pode perceber cada um deles de formas diferentes, pois dependem de alguns fatores, além da reverberação e absorção do som dentro do local. 

Para garantir a qualidade acústica em um projeto arquitetônico, é preciso ter as fontes de som bem controladas. Além disso, é necessário considerar a arquitetura sonora desde o início do projeto, assim fica mais fácil fazer adaptações, se necessário.

O conforto acústico que o ambiente proporciona é avaliado pelo nível sonoro e pela acústica do ambiente. Além desses fatores, outros requisitos acústicos podem ser aplicados de acordo com a funcionalidade do ambiente. 

Leia também: Som ambiente residencial: guia para arquitetos que querem se diferenciar

Qual a importância da arquitetura sonora? 

Preocupar-se apenas com a estrutura e o design do ambiente pode impedir que o usuário do local aproveite ao máximo as suas potencialidades. Uma casa ou um escritório não são apenas espaços onde as pessoas vão morar ou trabalhar. 

A qualidade do ambiente sonoro pode afetar o conforto e o bem-estar dos ocupantes de um espaço, seja na sala de estar, em uma loja ou sala de reuniões no escritório, por exemplo. Diversas experiências serão vividas nesses locais e a arquitetura sonora é fundamental para cada uma delas. Veja mais detalhes abaixo.

Influencia na função do ambiente

Um ambiente tem uma função pré-estabelecida, mas quando a qualidade sonora e o conforto acústico não são proporcionados, ele pode não cumprir com a sua função. Por exemplo, o quarto é um ambiente onde as pessoas relaxam, dormem, leem e até estudam.

Se a arquitetura sonora do local não foi bem planejada, o usuário daquele ambiente pode ter problemas para dormir, pois a acústica do local gera ruídos durante a noite. Nesse caso, o dono do quarto não consegue ter uma boa noite de sono no ambiente que foi projetado para isso.

Impacta no layout do ambiente 

Ao aplicar a arquitetura sonora em um ambiente, é possível mudar completamente a sua formatação original. Isso porque, a posição das paredes, dos móveis, portas e janelas, ou até mesmo a altura do teto, influenciam diretamente na acústica do local.

Algumas mudanças, em pontos específicos, podem fazer com que uma experiência sonora totalmente diferente seja vivida naquele local. Em casos mais críticos, é preciso aplicar mudanças mais severas, como mexer na estrutura física do ambiente.

Contribui para a escolha de materiais adequados 

A arquitetura sonora tem o poder de influenciar na aquisição de materiais mais adequados para otimizar a acústica do ambiente. O isolamento acústico, por exemplo, é um conceito que tem crescido muito nos últimos anos, principalmente em grandes centros. 

Os projetos já estão sendo desenvolvidos pensando em atender às demandas dessas regiões, que costumam ser muito barulhentas, mas que atraem um número grande de moradores por causa da localização. 

Como fazer um bom projeto de arquitetura sonora?

O conforto acústico vai muito além de simplesmente evitar o ruído excessivo. Trata-se de criar espaços onde a qualidade sonora é valorizada. Portanto, garantir uma boa experiência sonora em qualquer tipo de imóvel não é uma tarefa simples. É preciso avaliar diversos fatores, veja os principais a seguir:

Entenda as necessidades dos usuários

Conversar com os futuros usuários é importante, pois vai oferecer uma visão mais detalhada e personalidade de suas necessidades de uso. Um jovem que toca algum tipo de instrumento em casa, por exemplo, precisa ter um quarto com isolamento acústico reforçado.

Em ambientes residenciais, alguns podem desejar espaços tranquilos e serenos, enquanto outros podem valorizar ambientes vibrantes e dinâmicos. Uma compreensão clara dessas preferências orientará todo o processo de design.

Analise os tipos de ruído do ambiente

Em projetos que ainda estão em desenvolvimento, essa tarefa costuma ser mais desafiadora. No entanto, é fundamental que o arquiteto visite a área antes da obra começar, durante seu desenvolvimento e na sua entrega. Em todos esses momentos, os níveis e tipos de ruídos devem ser avaliados.

Para o caso de salas de escritório localizadas em regiões barulhentas, por exemplo, é importante pensar no isolamento acústico para uma rotina de trabalho tranquila e sem ruídos. O mesmo vale para a qualidade sonora em salas de reunião e transmissão online.

Dê preferência a acabamentos acústicos

Hoje em dia, o mercado de construção conta com muitos recursos que proporcionam excelente acabamento acústico e com um custo acessível. Considere o uso desses materiais, converse com engenheiros e até com o dono do imóvel e mostre a importância de cada um deles para o projeto.

Faça um projeto de sonorização

Desenvolver um projeto de sonorização específico para o ambiente irá te ajudar a entregar mais conforto sonoro e praticidade aos clientes. Para te ajudar nisso, entre em contato com a Frahm para solicitar o seu projeto gratuito e personalizado!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente