Áudio DSP, bluetooth e wifi: tecnologia e inovação na sonorização de ambientes
03/12/2020

Áudio DSP, bluetooth e wifi: tecnologia e inovação na sonorização de ambientes

As soluções para sonorização de ambientes evoluem ao mesmo passo da tecnologia. Frequentemente, novos recursos são disponibilizados aos usuários, oferecendo soluções que permitem a conexão, a mobilidade e outros benefícios. Tanto na sonorização residencial, quanto na comercial, é importante oferecer o que há de mais novo para os clientes. Nesse sentido, a tecnologia de áudio DSP não pode ficar de fora.

 

DSP é um tipo de configuração que permite maior flexibilidade para o usuário que vai usar o equipamento. Neste artigo, explicamos melhor o que é o áudio DSP, seus benefícios e como pode ajudar nos projetos dos seus clientes.

 

Tecnologia e inovação na sonorização de ambientes: soluções fundamentais para ter em seu negócio

 

A sonorização de ambientes é uma atividade recomendada para quem quer ter um som profissional no local, seja para uso pessoal ou comercial. Ambientes sonorizados promovem maior autonomia para os usuários, conforto acústico e facilitam o processo de manutenção do som ambiente. Além disso, para as empresas, o recurso pode ser usado como uma estratégia de marketing, atraindo e fidelizando clientes. 

 

Para que todos esses benefícios sejam alcançados, o projeto de som deve contar com recursos tecnológicos que facilitam a utilização. Isso quer dizer que permitem o acesso e o controle à distância, sem o uso de cabos e conexões.

 

Nesse sentido, destacamos duas soluções de conexão e compartilhamento de informações: bluetooth e Wi-Fi. Esses dois recursos de conectividade permitem que o usuário conecte um dispositivo móvel aos equipamentos de sonorização e faça o controle de onde estiver. 

 

Na prática, é possível montar um projeto para sonorizar uma academia, por exemplo, conectá-lo via bluetooth ou Wi-Fi a um smartphone e escolher qual playlist será tocada, quando vai começar ou parar, controlar os níveis de volume etc. 

 

Esse tipo de benefício é fundamental para qualquer projeto de sonorização e é o que os clientes esperam, pois já utilizam esses recursos em seu dia a dia. Além disso, um projeto de sonorização deve ser flexível e se adequar às necessidades de cada usuário

 

O atendimento a perfis variados de clientes e de controladores é um grande desafio na adequação da tecnologia. O áudio DSP é um recurso que atende bem a essa necessidade e é um diferencial de mercado, pois nem todas as empresas desenvolvem soluções com esse recurso. Entenda melhor sobre o áudio DSP a seguir.

 

O que é áudio DSP e por que investir nesse recurso?

 

Digital Signal Processor (DSP) é um conjunto de microprocessadores especializados em processamento digital de sinal, que são usados para transmitir sinais de áudio, vídeo, etc. em tempo real ou off-line.

 

O sistema DSP permite que as características das caixas de som sejam ajustadas de acordo com as necessidades de cada usuário. Dessa forma, torna a transmissão personalizada para quem está usando. 

 

No áudio analógico, o sistema de som reconhece apenas uma faixa sonora e o amplificador recebe exatamente o que está sendo enviado por esse sistema. No sistema de áudio DSP, o sinal é processado da forma que ele é e em tempo real, em caso de distorção, o áudio DSP faz os ajustes deixando os elementos lineares, de acordo com o tipo de música que se está ouvindo e com as preferências do usuário.

 

Para chegar ao ajuste perfeito da música, é preciso que o som seja linear, sem altos e baixos e distorções na sua reprodução. O desafio está, justamente, em alcançar essa linearidade. Como o ouvido é capaz de identificar frequências de 20Hz e 20 mil Hz, os fabricantes de produtos acústicos precisam criar recursos que cubram toda essa faixa de som, sem interferências.

 

Nesse caso, é comum que os fabricantes ou vendedores indiquem um tipo de caixa para cada estilo de música ou reprodução que o cliente deseja executar, o que não é o ideal. Em um projeto de sonorização, o cliente precisa ter flexibilidade para reproduzir qualquer estilo e tipo de som. Os equipamentos com áudio DSP garantem isso. 

 

A Frahm desenvolve equipamentos de som com o que há de mais tecnológico e inovador no mercado, com o objetivo de atender seus clientes de forma diferenciada. Por isso, conta com equipamentos que contam com os melhores recursos do mercado, como a  linha Frahm DSP PRO. 

 

A linha Frahm DSP foi desenvolvida com um processador poderoso que controla eletronicamente, em tempo real, todos os sinais que são enviados às vias de reprodução. O sistema é capaz de suprimir curvas indesejadas e corrigir sinais que impediriam o áudio de ser reproduzido com o áudio desejado, dando ao sistema eletrônico o mais alto nível de qualidade e os menores níveis de ruídos e distorções.


Quer conhecer outros produtos com recurso de áudio DSP e desenvolver um projeto de sonorização com uma empresa especializada? Então entre em contato com a Frahm e solicite agora mesmo o seu projeto!

 

Projeto pronto

< Anterior Próximo >