Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Automação de som residencial: porque agregar esta competência ao seu portfólio de instalações

Os brasileiros estão cada vez mais conectados, não só através de seus smartphones, mas também por meio de outros recursos residenciais. A pandemia foi a principal responsável pelo crescimento no uso da automação de som residencial e outros tipos de automação em geral. 

Uma pesquisa realizada pela Ilumeo, mostra que houve um crescimento de 47% no uso de serviços ou produtos com assistentes virtuais por voz no Brasil em 2020. A previsão do IDC Brasil, é que o mercado de equipamentos para automação doméstica ultrapasse US$ 291 milhões até o final de 2021, 21% a mais do que o ano anterior. 

Para Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e consultoria em Consumer Devices da IDC Brasil, “com mais tempo em casa, há necessidade de um lar mais funcional e inteligente”. 

Acompanhar as tendências de automação de som residencial é fundamental para quem atua nesse mercado e quer aproveitar o seu crescimento. Continue lendo este artigo e descubra como!

 

Projetos mais inteligentes com automação de som residencial

 

A automação residencial, como o nome já diz, permite que o morador tenha mais autonomia para aproveitar a sua casa. Isso é possível por meio do uso de tecnologias que são acionadas a partir de comandos de voz. Ou seja, não é preciso utilizar um controle remoto ou acionar o botão de ligar qualquer equipamento.

De onde está, o morador consegue acionar sua assistente de voz, que está programada para conectar diferentes recursos dentro da casa. No caso da automação de som residencial, o ambiente deve ser sonorizado e configurar a sua assistente virtual para controlar todo o sistema.

Assim, sempre que quiser ouvir músicas, basta acionar a assistente virtual e ela vai conectar o sistema, definir a música, controlar o volume e até mudar as playlists. Tudo isso de acordo com o seu comando inicial. Ou seja, o usuário vai dizer para a sua assistente virtual qual é o tipo de música, qual é o músico ou a playlist que deseja ouvir e em qual ambiente.

Quer saber como montar um som potente? Veja essas dicas!

 

Benefícios de projetos de automação de som residencial

A automação de som residencial já era uma grande aliada dos momentos de lazer, com a pandemia ela se tornou um recurso necessário. Por meio da automação, os moradores conseguem controlar o sistema de som em casa sem muito esforço.

Com um sistema de som automatizado, o usuário pode ouvir músicas na cozinha, enquanto prepara as suas refeições, limitando o som apenas àquele ambiente. Se o momento é de estudos, o usuário também pode definir uma playlist com músicas para melhorar a sua concentração e centralizar a reprodução apenas naquele ambiente. 

O som não será reproduzido em outros ambientes da casa e sim apenas naquele quarto em que o estudante está. 

Confira o checklist para ter sucesso na instalação de som!

O mesmo funciona para o trabalho. O usuário pode, ainda, configurar o sistema para começar a tocar uma determinada playlist assim que o seu horário de trabalho termina. Em conjunto com a automação da iluminação, é possível deixar o ambiente mais confortável e aconchegante, com uma música relaxante e uma luz mais baixa. Assim, ele nem precisa sair de casa para curtir o fim do expediente.

Se a ideia é receber poucas pessoas em casa, a automação de som residencial pode ser projetada para um ambiente específico, como uma varanda gourmet ou para a sala. Antes dos convidados chegarem, é só programar a assistente virtual para que ela programe as playlists. isso garante que a atenção do anfitrião será toda para os amigos.

A automação de som residencial também pode ser configurada para projetos de sala de TV, garantindo a melhor experiência sonora ao assistir filmes e séries.

 

Assistente virtual, Alexa e automação de som residencial: não fique de fora!

 

Para ter uma automação de som residencial completa, é preciso contar com uma assistente virtual potente e de qualidade. 

O Smart Home Alexa, sistema inteligente da Amazon, que funciona por meio de comandos de voz. O usuário chama o seu nome e faz uma solicitação para o assistente, que será responsável por comandar todos os equipamentos que estão configurados em seu sistema. Veja tudo que é possível fazer com a automação residencial da Alexa:

  • Comandar um sistema inteligente residencial, apagando e acendendo as luzes, ligando a TV e outros equipamentos;
  • Fazer chamadas telefônicas;
  • Organizar a agenda, marcando os compromissos na agenda e programando alarmes;
  • Manter-se informado sobre as principais notícias do dia:
  • Escolher quais músicas você quer ouvir e em qual ambiente ou escolher filmes e séries;
  • Fazer pedidos de refeições em aplicativos de delivery;
  • Receber ajuda com tarefas do dia a dia, como buscar uma receita.

E muito mais! Para que tudo isso seja possível, antes, é preciso ter um bom sistema de som instalado, desenvolvido para atender às necessidades dos usuários daquele ambiente. Por exemplo, se várias pessoas diferentes moram no local e vão utilizar a automação de som residencial, o sistema deve ser considerado para que o som ambiente atue de forma personalizada. Isso evitará que o mesmo som seja tocado na sala e no quarto, por exemplo.

Precisa de ajuda para montar o seu projeto de sonorização? Solicite um projeto pronto e gratuito desenvolvido pelo nosso time de especialistas!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente