Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como escolher a melhor caixa de som amplificada?

Além dos critérios técnicos que são muito importantes, há uma série de detalhes — muitos deles estéticos, inclusive — que também devem ser observados na hora de escolher a melhor caixa de som amplificada.

Antes de tudo, porém, é importante saber que a popularização de marcas e a facilidade ampliada de importação e aquisição de produtos eletroeletrônicos produzidos fora do país, sobretudo na Ásia, inundou o mercado com itens que apresentam custo baixo mas não respondem com a qualidade já comprovada em marcas tradicionais. 

Voltadas geralmente para o mercado amador, essas opções tendem a oferecer pouca resistência, dados técnicos insuficientes e se expostas a situações de uso intenso, podem falhar. Melhor não arriscar, não é mesmo?

Considerando o fato de que a caixa amplificada precisa atender às suas expectativas, dedicar especial atenção a este texto e estudar minuciosamente cada uma das alternativas oferecidas pelo mercado para a sua necessidade pode deixar a sua compra mais racional e inteligente. 

Continue a leitura para saber como escolher a melhor caixa de som amplificada!

Leia também: Guia completo sobre caixa de som

Tipos de uso da caixa amplificada

Uma caixa de som amplificada é um dispositivo que combina alto-falantes com um amplificador integrado. Ela é projetada para receber sinais de áudio de uma fonte, como um reprodutor de música ou microfone, e amplificar esse sinal para produzir som audível.

Uma rápida busca na internet é suficiente para mostrar como o mercado de caixas amplificadas é vasto. Todas, aparentemente, propõem soluções diversas que podem iludir o consumidor que detiver menos informações sobre o tema. 

Isso porque, para o leigo, qualquer caixa será capaz de atender a todo o tipo de demanda que surgir, independentemente do tamanho do ambiente, dos equipamentos que serão conectados e da experiência (qualidade) sonora que se deseje obter.

Contudo, isso não é verdade e que cada equipamento é projetado para atender a um tipo específico de demanda. Como identificar, portanto, qual a melhor caixa de som amplificada para cada caso? 

A primeira questão a ser respondida é: qual será a finalidade principal da caixa acústica que você deseja adquirir? Há pelo menos três opções:

Ouvir música

Esse tipo de uso, considerado o mais básico, é o que dá maior liberdade para a pesquisa do produto ideal e a composição de orçamentos. Na maior parte dos casos, se você deseja a melhor caixa de som amplificada para elevar a potência do som propagado por uma televisão, um notebook, um Blu-ray/DVD player ou até mesmo um celular, tem à sua disposição equipamentos de menor custo.

É importante destacar que as opções são modernas e foram desenvolvidas para atender aos anseios dos consumidores modernos e que desejam boa qualidade no ambiente. Caixas amplificadas desta categoria costumam ter:

  • Diversas opções de conexão: é possível usá-las de forma integrada com um smartphone via Bluetooth, na reprodução de cartões de memória e pendrives, para reproduzir áudio proveniente de players diversos ou de aparelhos de TV;
  • Portabilidade: é comum essas caixas tenham carenagem (parte externa e acabamentos) voltada à facilitação do transporte. Muitas têm rodinhas e alças que permitem que você as leve para diversos ambientes da casa ou do estabelecimento comercial;
  • Bateria e alimentação por meio de corrente alternada: para permitir a instalação em diversos lugares diferentes, uma caixa amplificada para ambiente com essa classificação costuma receber a energia por meio da tomada ou de uma fonte de alimentação interna e recarregável. Dessa forma, a música nunca acaba;
  • Controle remoto: o controle desse tipo de equipamento costuma ser feito por meio de um pequeno dispositivo que acompanha o produto. Por meio dele é possível navegar pelas pastas do dispositivo de armazenamento externo, aumentar ou baixar o volume e executar outros comandos relacionados à reprodução sonora.

Há ainda outros atrativos, como sistema de iluminação com LEDs que mudam de cor conforme o áudio reproduzido e potência sonora entre 150 e 300 Watts (W).

Cantar ou tocar instrumentos

Geralmente quem procura por uma caixa amplificada tem, além do gosto e interesse pela música já gravada para ser reproduzida por streaming, CD ou USB, também quer demonstrar seu próprio talento cantando ou tocando algum instrumento. Com a escolha do tipo de produto correto, é possível ter essas duas funções num mesmo equipamento.

A solução passa por itens versáteis e eficientes que ofereçam, além de múltiplas formas de conexão, capacidade de integração com sinais elétricos provenientes de microfones, guitarras, violões e outros instrumentos musicais. Para isso, é importante que a caixa amplificada escolhida tenha diferentes tipos de entrada.

Equipamentos desse tipo têm no painel frontal uma série de knobs e potenciômetros (botões giratórios para o controle do volume e da intensidade do sinal), além de conectores tipo fêmea de diversos padrões: RCA (também conhecido como “cabo de áudio e vídeo”) e P10 (os conhecidos plugues balanceados ou do tipo “banana”) são os mais comuns. 

É por meio deles que os cabos levarão o som captado para dentro do amplificador, também embutido na caixa, e além de aumentar seu volume, processam o sinal para que ele possa ser ouvido em um espaço maior.

Uma característica muito importante desse tipo de equipamento é que eles costumam ter a capacidade de mixar os sinais, o que é muito útil num ambiente maior ou numa pequena festa: pode-se deixar uma fonte de áudio rodando músicas quaisquer e quando alguém quiser cantar ou tocar, reduz-se o volume do canal gravado e aumenta-se o dos instrumentos/microfone. 

Isso elimina o desgaste do equipamento causado pela troca constante de cabos e o desconforto auditivo decorrente do plugar/desplugar de cabos da caixa. Esse tipo de caixa amplificada possui um alto-falante para as frequências graves e médio-graves e um driver para as agudas. 

Também há equalizadores de duas vias (graves e agudos) para obter a melhor resposta sonora no ambiente e proporcionar uma experiência agradável a quem canta e quem ouve. Outra característica, alinhada à necessidade de conectividade dos consumidores modernos, é a possibilidade de controle da caixa por meio de um aplicativo disponível para os sistemas operacionais mobile Android e iOS.

Usar na sonorização de ambiente

Neste universo, além da praticidade de uso e da qualidade sonora, comuns às outras caixas amplificadas que você leu nesse texto, é importante que os equipamentos apresentem robustez e resistência para serem levados de um lado para o outro com frequência e entreguem o mesmo desempenho, mesmo após anos de uso. 

Esse é o tipo de caixa perfeito para aplicações de pequeno e médio porte em auditórios, academias, bares, restaurantes, clubes e templos religiosos — entre outros ambientes.

Além das conexões Bluetooth e da possibilidade de controle por meio do aplicativo sobre o qual falamos acima, as caixas da linha profissional podem ser conectadas a outra unidade para a formação de uma rede de som de alta qualidade.

Categorizadas como ativas e passivas, essas caixas se diferenciam por terem um amplificador interno que é capaz de aumentar o volume e a potência do sinal cru recebido por uma fonte de áudio (caso das ativas) ou receberem o sinal já amplificado e propagarem por meio dos drivers e alto-falantes (passivas).

Cada caixa tem potência de 300W e potência musical que chega a 800W, são construídas no sistema bass reflex — tipo de construção da caixa que usa uma abertura de ventilação para a passagem do ar e aumento da força do grave — e equalizador de três vias: graves (90Hz), médios (1KHz) e agudos (10KHz). 

O alto-falante é de 15 polegadas e ela pode ser alimentada por meio da conexão à rede elétrica de 110 ou 220 Volts (V).

Dicas para escolher a melhor caixa de som amplificada para você 

Ao adotar uma abordagem criteriosa na escolha da melhor caixa de som amplificada, você tem mais chances de adquirir um produto que atenda às suas expectativas e necessidades. Sendo assim, veja abaixa quais dicas considerar:

Defina o objetivo e observe design e estética

Antes de escolher uma caixa de som amplificada, defina claramente como pretende usá-la. É para ouvir músicas no quarto ou na sala, por exemplo? Seja para eventos na área externa da casa, festas ao ar livre ou outras situações específicas, o tipo de uso impactará nas características que você deve procurar.

Também é importante se atentar ao design e a estética do produto, você não quer um equipamento feio na sua sala, certo? Desse modo, escolha um design que se alinhe ao seu gosto pessoal e ao ambiente em que será utilizado. 

Além da estética, verifique se o design oferece praticidade, como botões de controle acessíveis e indicadores visuais intuitivos para o uso no dia a dia. Aliás, caso planeje utilizar a caixa ao ar livre, certifique-se de que ela seja resistente a condições climáticas adversas. A resistência a água e poeira (certificação IP) pode ser fundamental.

Confira as especificações técnicas

Como você viu até agora, há diversas opções de caixas amplificadas que priorizam determinadas funcionalidades em relação às necessidades dos mercados para os quais elas são concebidas. 

Então parece óbvio que escolher uma caixa pela potência em Watts não é a melhor maneira de considerar o produto certo a ser comprado, concorda? Este número não está diretamente ligado à intensidade do volume ou à pressão acústica. 

Isso porque não há uma relação linear entre a potência fornecida pelo equipamento e a intensidade do nível sonoro, já que o ouvido humano percebe os estímulos auditivos de forma logarítmica (mais lenta, ao contrário do exponencial). 

Explicando melhor: a variação do nível sonoro, medida em decibéis (dB), pode até aumentar em uma unidade, mas só será percebida pelo nosso sistema auditivo quando o acréscimo (ou a redução) for de 3dB. 

No entanto, a variação de três decibéis exige o dobro da potência sonora. Logo, a diferença entre um amplificador de 15W e um de 30W não é o dobro do volume, mas apenas um acréscimo de 3dB!

Caso você deseje obter o dobro da intensidade sonora precisará fornecer dez vezes mais potência ao sistema, o que é equivalente a 10dB. Conforme o exemplo acima, se você precisar dobrar o volume do som fornecido pelo amplificador de 15W, precisará substituí-lo por um de 150W.

Cuidado com a sensibilidade da caixa

O projeto das caixas amplificadas pode interferir na intensidade sonora mesmo quando a mesma potência for fornecida pelo amplificador para dois produtos diferentes. Isso acontece por conta da sensibilidade da caixa.

Medida em decibéis, ela corresponde à intensidade sonora produzida por ela a um metro de distância, com potência recebida de 1W. Quanto menor a sensibilidade, maior será a potência necessária para entregar o mesmo volume. 

Por exemplo: uma caixa com sensibilidade de 88dB precisa do dobro da potência para tocar na mesma intensidade de uma caixa de 91dB (lembre-se que 3dB é o dobro da potência).

Avalie a reputação do fabricante 

Outro ponto importante é pesquisar sobre a reputação do fabricante no mercado de áudio. Empresas consolidadas tendem a oferecer produtos mais confiáveis e suporte ao cliente. Não se esqueça de ler avaliações e depoimentos de outros consumidores.

Além disso, verifique os termos da garantia oferecida pelo fabricante. Uma garantia mais extensa geralmente indica confiança na durabilidade do produto. Certifique-se de que há assistência técnica disponível e de fácil acesso, caso seja necessária manutenção ou suporte.

Confira: Qual a melhor marca de caixa de som? Descubra o melhor custo-benefício

Conheça os modelos de caixa de som amplificada da Frahm 

Quando se trata de qualidade dos produtos e atendimento personalizado, a Frahm  é uma marca de destaque no mercado de áudio e conta com diversas opções interessantes para você. A seguir, conheça modelos para escolher a melhor caixa de som amplificada: 

Projetada para se adequar aos seus momentos especiais, seja festas com amigos, reuniões corporativas ou diversão com a família, a caixa CMF 460 TWS oferece toda a praticidade e conectividade necessárias.

Um de seus diferenciais são as luzes de LED que criam um efeito festivo e animado. Além disso, este modelo oferece falante de 12” e 1 driver que proporcionam eficiência em todas as frequências.

Precisa de transportar a caixa para outro lugar da casa ou mesmo um novo ambiente? Sem problemas, ela conta com alças, rodas e possui encaixe para pedestal. Tudo para que você leve-a de um espaço a outro com facilidade. 

Um modelo que se destaca pela elegância, tecnologia e qualidade acústica, a caixa de som CS 4” é perfeita tanto para ambientes internos ou externos. Está disponível nas cores preta ou branca para combinar com a estética do seu ambiente.

Conta com um telar de alumínio, material de alta qualidade para evitar que o modelo não sofra interferências climáticas e de tempo. Também há local exclusivo para alocar transformadores, caso precise incluir no projeto.

Por fim, outros destaques desta caixa incluem um suporte bi-articulado, que permite que a caixa seja instalada na vertical e possa ser manuseada ou ajustada conforme a necessidade, e alto-falantes com ênfase nas baixas frequências e o tweeter de 1” Piezo, o que garante um som linear e sem oscilações.

Compacta, eficiente e leve, o modelo de caixa amplificada LC 250 conta com aplicativo para baixar gratuitamente na APP Store (iOS) ou na Play Store(android) e controlar funções da caixa na palma de sua mão.

Pode ser usada em encontros com amigos, festas em família ou em qualquer momento onde se deseja festejar. Todo o design é feito exclusivamente no Brasil, ou seja, você estará adquirindo um produto 100% nacional. 

Se você quer saber mais detalhes sobre as caixas e conferir outros modelos disponíveis, acesse o site da Frahm agora mesmo! Aproveite para colocar em prática todas as dicas de como escolher a melhor caixa de som amplificada e ter um som perfeito na sua casa.

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente