Caixa de som amplificada portátil: qual é a melhor do mercado?
28/06/2019

Caixa de som amplificada portátil: qual é a melhor do mercado?

Poucos equipamentos disponíveis no mercado reúnem num mesmo produto mobilidade, qualidade de áudio, conectividade e eficiência como a caixa de som amplificada portátil. Ela surgiu há várias décadas, mas nos últimos anos se reinventou e hoje entrega uma experiência completa em se tratando da sonorização em determinados tipos de ambiente.

 

Dentro de um mesmo produto há pelo menos três equipamentos conjugados: reprodutor de mídia, amplificador e caixa de som. Há casos em que a possibilidade de conexão de vários equipamentos de forma simultânea transforma a caixa de som amplificada portátil em um mixer (as populares mesas de som), já que permitem plugar microfones, guitarras, teclados e outros instrumentos musicais.

 

Além dos modelos tradicionais, que costumam ter alto-falantes de 12, 15 e até 18 polegadas e cujas dimensões são maiores, a popularização do streaming de áudio a partir de celulares, tablets e outros dispositivos móveis fez surgir um modelo mais compacto. Ele funciona praticamente como um “amplificador para o celular”, e permite reproduzir em níveis mais altos os arquivos de mídia existentes no aparelho.

 

Mas diante de tantas opções existentes no mercado, produtos criados e fabricados dentro e fora do país e com preços tão diferentes, como escolher o melhor deles para não pagar caro e ter uma experiência frustrante?

 

Nossos especialistas concentraram neste texto alguns exemplos das melhores caixas de som amplificadas portáteis que você pode encontrar por aí. Eles também explicam as características de cada uma e as formas mais adequadas de uso, garantindo que o resultado que você vai ouvir seja de fato, um diferencial importante. Acompanhe!

 

Defina o uso da sua caixa de som amplificada portátil

 

Cada produto criado e comercializado no mercado tem uma proposta diferente. Enquanto alguns valorizam a robustez do projeto, permitindo que o equipamento seja levado de um lado para o outro e resista aos impactos naturais do trajeto, outros priorizam características que exigem mais componentes internos — logo, as movimentações podem acontecer, mas é preciso que o usuário tenha um pouco mais de cuidado para evitar quedas e outros imprevistos.

 

Considerando esta característica, procure responder às seguintes perguntas para saber qual é o modelo de caixa de som amplificada portátil mais adequado para você:

 

  • A caixa será usada basicamente para amplificar músicas do celular?
  • A ideia é conectar instrumentos musicais, microfones e reprodutores de mídia na caixa?
  • Ela será usada em um ambiente fechado ou aberto?
  • Quem vai ouvi-la (perfil do público e quantidade de pessoas)?
  • O local onde ela será instalada tem tomada de energia elétrica?

 

Repare que esses questionamentos básicos já podem direcionar para a categoria de produto mais adequada. Diante dessas respostas, é importante conhecer o que cada um oferece para fazer a escolha correta.

 

Caixa portátil para celular

 

A melhor solução para quem deseja amplificar o som proveniente do celular, tablet ou de outros dispositivos que permitam a conexão sem fio por meio do protocolo Bluetooth tem que incluir a mobilidade. Isso significa que para atender plenamente a este público, o produto precisa ter bateria interna, controles no próprio aparelho e muita qualidade de áudio.

 

Modelos como a caixa de som portátil SoundBox são ideais. Disponível em diferentes cores para combinar com o estilo do usuário, essa caixa permite conectar fontes de áudio sem fio, via porta USB e até por meio de uma entrada auxiliar (P2). Esse tipo de conexão é extremamente importante e útil sobretudo quando o desejo é apenas ouvir música sem consumir a bateria do smartphone nem ser interrompido por ligações indesejadas: basta ativar o popular modo avião e suspender qualquer comunicação sem fio. A música continuará sendo enviada para a caixa de som por meio de um pequeno cabo, semelhante ao dos fones de ouvido. Veja as outras características desta linha:

 

  • potência de 36 W (RMS);
  • bateria com duração de até 10 horas de contínuo;
  • alça removível para transporte;
  • subwoofer embutido para reforço das frequências graves;
  • função hands free: permite atender ligações direto na caixa de som, ouvindo pelos alto-falantes e falando via microfone da própria SoundBox;
  • possibilidade de recarregar o celular por meio da própria bateria da caixa.

 

Caso o desejo seja aumentar a quantidade de caixas tocando a mesma música, também é possível. Por meio do aplicativo Frahm Wireless Connect é possível sincronizar dois equipamentos e ampliar a potência total do som ouvido.

 

Caixa de som para ambiente doméstico

 

Além das opções existentes para conexão com o celular e uso em diversos ambientes, há ainda modelos mais voltados para as áreas de convívio dentro de casa. Um exemplo dessa categoria de produto é o Home speaker 2 em 1 HS 2.1 BT, solução projetada especialmente para entregar a melhor qualidade sonora dentro de casa.

 

Uma característica que ela tem em comum com o modelo anterior é a conexão Bluetooth, que também pode ser usada para parear smartphones e reproduzir as músicas armazenadas nele (ou via streaming). O diferencial aqui é a possibilidade de integrar essa caixa amplificada portátil a uma televisão, por exemplo, para tornar a experiência audiovisual ainda mais rica.

 

Este produto possui dois módulos independentes que proporcionam resultados diferentes ao ouvinte: a parte menor (posicionada em cima do home speaker tem bateria interna que permite até 10 horas de autonomia e emite as frequências mais agudas) e a parte maior. Esta segunda abriga um subwoofer que aumenta a profundidade dos graves e criam a experiência sonora ideal para quem quer ter um equipamento sofisticado e compacto.

 

O home speaker entrega cerca de 50 W de potência, aceita conexões cabeadas ou não e além da bateria interna, pode ser alimentado pela corrente elétrica de 110 ou 220 Volts (fonte automática).

 

Caixas amplificadas multiuso

 

Esta categoria compreende os produtos mais versáteis e práticos da sonorização de ambientes. Em muitos casos, são o primeiro tipo de equipamento adquirido por quem precisa de uma solução em áudio mas quer esperar para solicitar um projeto completo para casa, ambiente comercial ou coletivo.

 

A maioria dos modelos reúne em um mesmo aparelho, três funções essenciais: fonte geradora de áudio; amplificador de sinal; e alto-falantes. Há, no entanto, perfis específicos que vão ajudar a dimensionar a potência final entregue conforme a necessidade do usuário.

 

Multiuso com bateria integrada

 

Uma solução versátil que pode ser oferecida ao consumidor é a Caixa amplificada Multiuso Frahm Chroma Battery. Ela tem dimensões reduzidas mas boa potência sonora, além da capacidade de conexão de periféricos que vão ampliar as possibilidades de uso.

 

Com autonomia de 7 horas, essa caixa pode ser facilmente levada para onde houver demanda de sonorização pois é leve e compacta. A potência entregue é de 100 W RMS distribuídos em duas vias — uma para graves e outra para agudos.

 

Outras características:

 

  • canal principal com suporte à conexões Bluetooth, USB e FM;
  • controle remoto com a possibilidade de troca de pastas em dispositivos com arquivos de áudio;
  • conexão P2 para receber áudio de iPhones, iPods, tablets e outros equipamentos;
  • suporte para instrumentos musicais: teclado, acordeon, cavaquinho, violão e microfone;
  • controle por meio do aplicativo da Frahm disponível nas lojas de apps dos sistemas operacionais móveis.

 

Ambientes médios

 

Para espaços que exijam um pouco mais de potência mas a mesma praticidade e conectividade, a solução mais adequada é a Caixa amplificada Frahm MF 400 APP. Além das características do modelo anterior, ela oferece a possibilidade de reprodução de arquivos armazenados em cartões de memória do tipo SD.

 

Outra função importante que contribui substancialmente para a qualidade do áudio oferecida por esta caixa é um conjunto de circuitos eletrônicos internos que foram desenvolvidos especialmente para eliminar ruídos indesejáveis, proporcionar alta fidelidade sonora e evitar o indesejado efeito de microfonia.

 

Esta caixa tem ainda um alto-falante de oito polegadas e um tweeter de 2 1/2” e um equalizador de duas vias.

 

Aplicação de grande porte

 

Caso a proposta exija um desempenho ainda maior mas não seja possível implementar a execução de um projeto de sonorização de ambiente, a solução mais adequada é a Caixa amplificada multiuso Frahm CF 700 APP. Ela alia potência, altíssima definição sonora, praticidade e tecnologia que trabalham de forma conjunta para entregar uma experiência audível superior ao evento do seu cliente — seja uma reunião informal entre familiares e amigos ou uma apresentação para um público de algumas dezenas de pessoas.

 

Os sinais de áudio recebidos por meio da conexão Bluetooth, da porta USB, do rádio FM e da conexão P2 para dispositivos eletrônicos são amplificados e propagados à potência de 350 W (RMS) por um woofer de 18 polegadas e um tweeter. O modelo também pode ser controlado por meio do aplicativo BT Link e receber a conexão de microfones ou instrumentos musicais, devidamente equalizados por meio dos potenciômetros de frequência sonora embutidos.

 

Agora que você já conhece a gama de equipamentos que vão ajudar o seu cliente a ter som de qualidade, vale a pena conferir ainda outros modelos de caixas portáteis para conexão sem fio com dispositivos eletrônicos no nosso site. Para projetos mais elaborados de instalação de som ambiente, clique aqui e confira o material exclusivo que os nossos especialistas prepararam pra você.

< Anterior Próximo >