Caixa de som: custo-benefício dos principais modelos
25/03/2020

Caixa de som: custo-benefício dos principais modelos

A escolha de uma caixa de som deve levar em consideração alguns fatores. Quando você procura a nossa equipe para adquirir um de nossos aparelhos, o primeiro questionamento que nossos especialistas fazem é sobre o seu objetivo com o produto. 

 

Algumas pessoas pensam que essa escolha é simples, mas entender o objetivo do uso é fundamental para direcionar as alternativas que podem atender às suas necessidades da melhor forma. Além disso, sempre buscamos oferecer a melhor relação caixa de som custo-benefício. Neste artigo, vamos mostrar quais são as opções mais favoráveis em termos de valores e entrega dos principais modelos de caixas de som da Frahm. Confira!

 

Como escolher a caixa de som: custo-benefício dos modelos Frahm

 

Linha PS

 

São produtos considerados “de entrada”, ou seja, seria a primeira compra para quem deseja começar a ter uma solução de sonorização. Tem boa qualidade, porém, as frequências entregam o básico, sem muito destaque, proporcionando um bom custo-benefício. Conheça alguns modelos

 

Caixa de som PS 200

 

A caixa de som PS 200 foi desenvolvida para atender ambientes comerciais. Funciona bem para empresas que vão dar avisos e fazer comunicados em espaços como lojas, magazines e mercados. Esse modelo até pode ser usado em casa, porém, não é o mais indicado. Existem opções mais adequadas com resultados melhores para a sonorização residencial.

 

Caixa de som PS3 

 

A caixa de som PS3 proporciona um nível de qualidade altíssima, com frequências médias e agudas. Esse modelo é ideal para residências ou lojas mais sofisticadas e escritórios. Tem um design diferenciado que preza pela elegância, com tecnologia e praticidade.

 

Ao adquirir esse modelo de caixa de som, você será orientado a levar também um subwoofer - tipo de alto-falante específico para a reprodução de frequências baixas/ graves. Isso vai proporcionar uma sonorização mais agradável para o ambiente. 

 

Linha CS

 

A linha CS é formada por caixas com potência menor, porém com sonoridade equilibrada. As curvas do aparelho são mais arredondadas, proporcionando um visual mais contemporâneo. 

 

Os modelos contam com um suporte eficiente, que permite a regulagem da caixa. Assim, é possível utilizá-la na horizontal ou na vertical, sem perder a eficiência sonora. Além disso, é a caixa pode ser posicionada em diferentes angulações. Assim, você consegue atingir a performance que for mais interessante para o seu tipo de uso. 

 

A linha conta com modelos de 5 e 6 polegadas. Ambas são outdoor, ou seja, podem ser usadas em ambientes externos, sob sol, chuva e vento. Os modelos também estão disponíveis nas cores branca e preta. Na versão branca, a caixa conta com pigmentação UV - responsável por evitar que o equipamento fique amarelado. 

 

Essa linha tem um custo mais acessível e é recomendada para comerciais, como shoppings, supermercados, grandes atacados etc. Para que o som fique igualmente distribuído no espaço, as caixas dependem de um tipo de ligação específica. É preciso colocar dentro de cada caixa um trafo de linha (transformador de áudio). Essa pequena peça de metal vai garantir que a sonorização das caixas seja na mesma intensidade. 

 

Isso ocorre porque o som das caixas que estão perto do amplificador fica melhor do que das que estão longe. O trafo evita isso. A impedância, que é a resistência ocasionada pelo distância do fio, prejudica o som nas caixas que estão afastadas. Com a instalação desse pequeno transformador de áudio, a qualidade do som se mantém em todas as caixas.  

 

Os trafo de linha é um dispositivo que não acompanha a caixa de fábrica. No momento da compra, você será questionado sobre o uso das caixas de som e, ao informar que haverá uma distância entre uma caixa e outra, os técnicos vão lhe orientar a levar a peça para garantir a sonorização em todas as caixas do circuito.

 

As caixas de som da Frahm foram desenvolvidas com um espaço na parte traseira da caixa. Nesse espaço, o transformador pode ser encaixado sem que seja necessário abrir o equipamento. Esse pequena instalação não leva mais do que dois minutos para ser concluída. Muito rápido, prático e os únicos modelos do mercado que oferecem essa facilidade. 

 

Para os instaladores e profissionais que atuam com a parte técnica da sonorização, esse recurso proporciona mais agilidade e reduz o tempo gasto nas instalações, permitindo que o instalador execute mais serviços em um dia. 

 

Linha HS 

 

As caixas de som da linha HS tem uma potência maior e foi desenvolvida para uso residencial. O desempenho acústico de uma caixa depende da sua potência, a linha HS consegue proporcionar o melhor resultado sonoro para ambientes residenciais ou em áreas de festa. 

 

As caixas da Linha HS contam com design moderno, arrojado, contemporâneo, que se adaptam a qualquer ambiente perfeitamente. O suporte permite a mesma angulação que as outras linhas. Na versão outdoor, a caixa pode ser colocada em ambientes externos, sem que sejam prejudicadas pelas ações do tempo. 

 

Outro diferencial desse modelo é a qualidade sonora. Sua sonorização é perfeita, altamente equilibrada, ideal para ser usada em projetos de sistemas de home theater, piscina, academia etc. O modelo ideal para quem busca potência e qualidade. 

 

Em ambientes residenciais, a caixa de som tem uma acústica melhor do que as arandelas. Você pode explorar sua potência acústica, exigindo o máximo que a caixa é capaz de suportar. Você define como quer usar. Já nos ambientes comerciais, o som muito alto não é adequado, pois pode incomodar e afastar os clientes. 

 

Todos os modelos de caixa de som citados neste texto são fixos, precisam de um amplificador e devem ser instalados por um técnico. O recomendado é que um projeto de arquitetura seja desenvolvido para analisar o ambiente, garantir que os equipamentos serão instalados no local e o ângulo corretos para proporcionar o melhor resultado.

 

Aspectos que devem ser observados na hora de adquirir uma caixa de som

 

Origem 

 

O primeiro item que é preciso observar em termos de caixa de som e custo-benefício é a sua origem. Os modelos da Frahm se destacam por serem produzidos no Brasil. Com isso, você tem acesso à assistência técnica, garantia e suporte de uma equipe que fala o seu idioma e está disponível para resolver qualquer problema.

 

Caixas de som fabricadas em outros países podem causar transtornos em caso de falha ou defeito. Você tem que entrar em contato com o revendedor, que vai fazer contato com o distribuidor e por fim o fabricante internacional. Enquanto isso, fica aguardando seu problema ser resolvido.

 

As linhas de caixa de som da Frahm são 100% nacionais, o que representa uma grande vantagem para o consumidor. Além do atendimento mais próximo e personalizado, você tem a garantia da qualidade de um produto Frahm, reconhecido no mercado há mais de 60 anos.

 

Potência RMS

 

O RMS é uma sequência de números, finalizada com a letra W, e que dificilmente é maior do que a sequência 100W. O padrão é uma medida mundialmente aceita para informar a potência de amplificadores, receivers e outros aparelhos da mesma utilidade. Essa sequência deve ser observada, pois informa sobre a capacidade do aparelho. 

 

Impedância

 

A impedância muda de acordo com a frequência. Costuma variar entre 2 e 16 ohms. Na hora de adquirir um amplificador, esse aparelho e a caixa de som devem ter a mesma impedância. 

 

Ao ligar as caixas de som com 2 ohms em amplificadores que suportam no mínimo 4 ohms, os dois aparelhos podem queimar facilmente. A impedância nominal das caixas pode ser maior do que a impedância mínima do amplificador, mas as caixas vão receber menos potência. 

 

Distância entre as caixas de som

 

A distância entre as caixas de som podem prejudicar o envio do áudio. Nesse caso, será necessário utilizar um transformador de áudio para garantir a uniformidade de som em todas as caixas, como falamos no caso das caixas da linha CS. 

 

Na hora de adquirir o aparelho, o técnico ou revendedor devem ser informados sobre as particularidades do sistema de som. Isso vai permitir que o profissional indique o melhor equipamento e componente de apoio. 

 

Objetivo e local de uso do equipamento

 

Como falamos anteriormente, o local e o objetivo de uso das caixa som vão influenciar na escolha dos aparelhos. Existem caixas de som que foram desenvolvidas para ambientes comerciais, espaços com área maior ou menor, ambientes residenciais etc. 

 

Além disso, um equipamento de som que será utilizado em um ambiente externo não pode ser o mesmo que você vai usar em sua sala de TV, por exemplo. Os aparelhos para ambientes externos são desenvolvidos para isso, por isso são mais resistentes ao tempo, as ações do clima, como sol, chuva, vento etc. 

 

A escolha errada pode fazer com que você não aproveite o máximo do seu equipamento de som e não tenha uma experiência satisfatória. Por isso, os projetos de som são importantes. Um projeto desenvolvido por um profissional vai contar com todos esses fatores. Na hora de adquirir a sua caixa de som, converse com um especialista da Frahm. Nossos técnicos vão lhe ajudar a fazer a melhor escolha. 


Gostou das informações? Acesse o nosso site, o nosso blog e confira os produtos disponíveis na nossa loja virtual.

 

Som ambiente residencial: conforto com mais qualidade

< Anterior Próximo >