Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Caixa de som invisível: saiba como usá-las em seus projetos de interiores

O uso de equipamentos que são incorporados ao ambiente é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Eletrodomésticos e eletrônicos com design minimalista e cores neutras são as soluções para quem quer manter a estética. A caixa de som invisível, por exemplo, é um desses recursos.

 

Embora não seja invisível de fato, a ideia desse tipo de equipamento é que ele não seja percebido no ambiente. A instalação é feita de forma que o impacto na estética do local seja mínima ou nula, dependendo do recurso utilizado. 

Neste artigo, você vai ver como tornar seu projeto arquitetônico minimalista e evitar impactos na estética do ambiente.

 

O que é uma caixa de som invisível?

 

A caixa de som invisível é um aparelho com design minimalista e compacto. Recebe esse nome, pois, depois de ser instalada, fica bastante discreta ou imperceptível. A caixa de som invisível é instalada no forro do ambiente, deixando apenas o telar do alto-falante para fora. Dessa forma, pode ser instalada em diversos pontos do local, sem impactar a estética.

 

Também conhecida como caixa de embutir, ou arandela,  esse modelo é bastante versátil. No entanto, depende de alguns fatores para ser instalada. Um deles é o forro do teto. Não é possível instalar esse tipo de caixa em ambientes que não contam com forro de gesso ou de madeira, por exemplo. 

 

Isso porque a parte estrutural e os cabos conectores da caixa são posicionados na parte interna do forro. Diferentemente das caixas de sobrepor, que ficam totalmente expostas no ambiente e dependem de outro tipo de instalação.

 

Quando utilizar a caixa de som invisível nos projetos de arquitetura?

 

A caixa de som invisível pode ser utilizada na maior parte dos projetos de arquitetura. A principal característica desse modelo é não comprometer a decoração e a estética do ambiente, com caixas que ficam totalmente expostas.

 

Pensando nisso, se o objetivo do cliente é ter um ambiente bem decorado e sem interferências visuais, esse modelo é o ideal.  A caixa invisível pode ser instalada em diversos pontos do ambiente, garantindo a melhor distribuição do som, por exemplo. Ou ainda, ser instalada em pontos específicos, como nas laterais de um ambiente específico.

 

Em ambientes comerciais, as caixas de embutir são mais indicadas para salas de escritório, lojas ou similares. Locais fechados e que não sofrem tanta interferência sonora externa são os melhores para instalar esse tipo de caixa.

 

Confira o checklist: tudo que você precisa saber sobre caixas de som de embutir

 

Quais as vantagens das caixas de som invisíveis?

 

A caixa de som invisível tem dois grandes benefícios: não interfere na estética do ambiente e é capaz de distribuir o som com uniformidade. No entanto, esses não são os únicos. A instalação desse tipo de equipamento é melhor, pois você consegue organizar a fiação adequadamente, deixando tudo em conduítes dentro do forro.

 

Nas caixas de sobrepor, que ficam expostas, lidar com essa fiação pode ser mais difícil. Você terá que encontrar uma solução para passar os cabos pelo ambiente de forma organizada para impactar o mínimo possível no ambiente.

 

Você sabe quais são as diferenças entre os cabos de som? Descubra!

 

Para os instaladores e arquitetos, a instalação em si é outro benefício. É possível prever esses itens no projeto arquitetônico e instalar as caixas enquanto o ambiente ainda está em obras. 

 

No caso das caixas de sobrepor, é preciso esperar o ambiente ficar pronto, com o acabamento finalizado. O problema é que o instalador pode acabar riscando ou danificando as paredes que já estão finalizadas.

 

Além disso, a caixa de som invisível é um recurso que diferencia o ambiente, proporcionando uma experiência única para o cliente. Dessa forma, o trabalho do arquiteto ganha mais destaque. 

 

Caixa de som invisível é indicada para qualquer ambiente?

 

Infelizmente, a caixa de som invisível, ou caixa de embutir, não é indicada para qualquer ambiente. Para que uma caixa de embutir seja instalada, o local deve ter um teto com forro. Além disso, o uso dessas caixas também não é indicado em ambientes com pé direito muito alto. 

 

O ideal para a experiência dos usuários do ambiente é ficar mais próximo das caixas do sistema de som. Do contrário, no projeto será necessário o uso de caixas com maior potência. Dependendo do tipo de ambiente, a potência pode danificar o som transmitido pelos alto-falantes.

 

Fazer uma avaliação prévia no local e um estudo de projeto são passos fundamentais para que os equipamentos ideais sejam recomendados para cada caso.

Outra etapa importante é a escolha dos fornecedores. Ter bons parceiros vai te ajudar a encontrar os recursos ideais para o seu projeto e evitar problemas durante a instalação e no futuro, quando o cliente for utilizar o sistema de som. Veja, neste artigo, como escolher o melhor fornecedor para os seus projetos.

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente