Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Caixa de som ambiente: um guia completo sobre o assunto

Escolher uma caixa de som ambiente é uma tarefa que requer algumas observações importantes. Em muitos casos, o usuário avalia somente a aparência  do equipamento e acaba não observando outros detalhes básicos.

As necessidades do mercado na área de sonorização de ambientes tem se diversificado bastante: na era analógica, não era preciso muito para ter uma música tocando dentro de uma loja, um microfone que permitisse a transmissão de mensagens e até a conexão de diversas fontes de áudio dentro de casa. Tudo seguia basicamente o mesmo padrão e a qualidade era limitada à própria mídia original — ou seja, alguns aperfeiçoamentos não existiam e portanto, a instalação era mais simples.

Mas a realidade mudou, os sistemas ficaram menores e a qualidade do áudio disponibilizado para consumo cresceu exponencialmente. Além disso, vários dispositivos ganharam a possibilidade de transmitir áudio por meio do streaming de músicas e vídeos, o que exige muito mais dos amplificadores e das caixas de som para ambiente.

Para escolher os melhores produtos para o seu projeto, é fundamental conhecer suas configurações e entender as suas necessidades, buscando os equipamentos que melhor se adequam ao que você busca.

Pensando em te ajudar a escolher o melhor para o seu projeto, separamos um guia completo sobre a caixa de som ambiente e suas funcionalidades. Confira a seguir.

O que é e como funciona uma caixa de som ambiente

Existe uma grande variedade de opções de caixa de som ambiente no mercado que podem atender a diferentes necessidades. Se antes as escolhas tinham que se basear em caixas extremamente limitadas em termos de potência e conectividade quando a proposta era desenvolver um sistema de sonorização ambiente, hoje as inovações elevaram a disponibilidade de recursos a outro patamar.

A sonorização de um ambiente envolve alguns processos importantes e para que seja uma instalação bem sucedida, é fundamental que os equipamentos sejam escolhidos de acordo com o projeto que deseja executar.

Os diferentes tipos e modelos de caixas de som podem ser adquiridos e instalados em diversos espaços, de acordo com as suas funcionalidades, seu design e os recursos que elas oferecem aos usuários.

Dentre essas opções estão caixas que exigem apenas uma alimentação de energia e podem se conectar ao dispositivo gerador de áudio por meio de tecnologias sem fio avançadas, como Bluetooth e Wi-Fi. 

A caixa de som ambiente pode ser instalada em residências, comércios ou empresas, levando a melhor qualidade de áudio possível para esses espaços de acordo com a sua utilização e finalidade. É muito comum em lojas, supermercados, aeroportos, restaurantes, áreas de lazer, entre outros espaços, podendo ser caixas de sobrepor e caixas de embutir (arandelas).

A quantidade de caixas e os modelos específicos para cada ambiente devem ser definidos pensando no projeto e em como serão úteis em cada espaço. O posicionamento desse equipamento também é importante para que o resultado final seja um som de qualidade.

Uma boa caixa de som ambiente pode trazer muita praticidade e conforto aos seus usuários, uma vez que a música tem o papel de influenciar o humor e o bem estar das pessoas. Por esse motivo, é fundamental entender esse processo de sonorização e saber como cada equipamento pode ser útil nos diferentes ambientes em que estarão posicionados.

Leia também: O que é sonorização de ambientes?

Os tipos de caixas de som para sonorização residencial

Com as pessoas passando cada vez mais tempo em casa, é importante investir em equipamentos que melhorem a sua qualidade de vida e deixem o seu dia a dia mais confortável e prazeroso. Momentos em família, festas com os amigos ou mesmo em situações de lazer e relaxamento, podem ficar melhores com uma boa música.

Imagine poder cozinhar ouvindo a sua playlist preferida? Ou ainda, receber os amigos em sua área gourmet com o melhor que a música pode te oferecer? Essas e outras situações podem se tornar realidade com um bom sistema de som em casa.

Em uma sonorização residencial, os equipamentos devem ser posicionados de maneira estratégica para que o som seja espalhado uniformemente em um ou mais ambientes, seja na sala, quarto, cozinha, piscina ou área gourmet.

Para escolher os melhores modelos, é fundamental conhecer as suas configurações para entender como cada um deles pode ser útil em seu projeto. Desta forma, é possível selecionar os melhores equipamentos para a sua casa.

Em alguns casos, pode ser necessário combinar o uso de mais de um tipo de caixa de som para ter uma melhor experiência sonora. Isso acontece porque cada uma delas tem uma funcionalidade e pode oferecer benefícios aos usuários de formas diferentes.

Conheça alguns dos tipos de caixa de som ambiente disponíveis para a sua sonorização residencial:

Caixa de som de embutir

Esse tipo de caixa de som ambiente é indicada para pessoas que buscam algo mais discreto e clean. A caixa pode ser embutida no teto com a instalação atrás do forro, não deixando assim, nada visível no espaço. A caixa também pode ser embutida na parede, nos móveis ou em painéis, de acordo com o seu gosto.

São encontrados modelos redondos, quadrados, retangulares, retas ou anguladas e em diferentes potências, possibilitando a sonorização em qualquer ambiente da casa. As caixas de som de embutir  retangulares são indicadas para home theaters por espaçarem mais os sons graves dos agudos. Já as anguladas podem ser instaladas perto da TV ou do projetor para proporcionar uma experiência de cinema em casa.

Caixa de som de sobrepor

As caixas de som de sobrepor são de ótima qualidade, possuem som mais potente e claro. Por terem uma potência e qualidade de som maiores, são mais indicadas para locais abertos e espaços maiores, ainda que possam ser instaladas em qualquer ambiente.

Podem ser dutadas ou seladas, o que acaba protegendo-as de poeira e água. É um equipamento versátil e pode ser instalado em diferentes locais.

Possui um sistema chamado Back Box, que deixa a parte da frente fechada  e faz com que o som saia pela parte traseira do produto. 

Subwoofer

Esse tipo de auto-falante reproduz frequências mais baixas e é o responsável pelos sons mais graves. São maiores do que as outras caixas de som e podem ser divididos em: ativo e passivo. 

Os ativos possuem um amplificador próprio e necessitam de uma fonte de energia para funcionar corretamente. Já os passivos não têm um amplificador e por isso não utilizam uma fonte exclusiva de energia.

Com esse tipo de equipamento, o áudio parece ter mais “camadas”, o que provoca mais emoções nas pessoas e a sensação de que elas estão mais próximas do som. Quando utiliza o som para assistir a TV, por exemplo, pode vivenciar as cenas de forma mais vibrante.

Para que o sistema de som funcione e proporcione aos usuários a melhor experiência possível, é preciso de um amplificador, a peça principal.

As características técnicas de uma boa caixa de som ambiente

Uma série de valores podem interferir diretamente no bom rendimento da caixa de som ambiente. Muitos deles, de tão populares, caíram no senso comum e impressionam os usuários — que acham que apenas um número é suficiente para determinar qual equipamento integrará o seu projeto.

O mais comum é que a potência seja um destes atributos, fazendo com que os outros critérios sejam subvalorizados e, por isso, comprometam a boa qualidade sonora da instalação. Um dos motivos é a divergência entre as escalas P.M.P.O. e RMS, que costumam ser trabalhadas de forma a impressionar o cliente.

A primeira delas, cuja sigla significa Power Music Pic Output — ou Pico de Força de Saída Musical, em português — corresponde aos valores obtidos quando se mede a potência elétrica aplicada ao alto-falante, e não a que é convertida em som.

Os ambientes possuem características diferentes e por isso, necessitam de caixas de som ambiente com diferentes configurações. Em ambientes fechados, por exemplo, podem ser usadas caixas menores, enquanto os ambientes abertos recebem caixas maiores, ou com maior potência.

Em geral, recomenda-se o uso de um amplificador de som com potência entre 50 a 100 W em ambientes fechados e acima de 100 W para ambientes abertos, pensando em se obter uma boa sonorização. Mas novamente, isso dependerá muito do projeto, que deve ser realizado caso a caso.

O projeto pode ser personalizado de acordo com os seus gostos e necessidades, podendo haver algumas adaptações. Aqueles que buscam um sistema mais potente, por exemplo, podem optar por amplificadores de 120 a 480 W, distribuídos em 4 ou mais caixas de som.

A distribuição do som ambiente pode ser feita considerando a colocação de uma caixa com potência de 15 a 30 W a cada 12 m² a 25 m². Esse valor deve ser analisado caso a caso, uma vez que, outros fatores também podem interferir na qualidade do som, como a disposição dos móveis no espaço.

Leia também: Projeto de sonorização ambiente: como obter mais conforto para sua residência

Como escolher a melhor caixa de som

Para escolher a melhor caixa de som ambiente, é fundamental conhecer bem o seu projeto e entender as suas necessidades. É importante que você se atente a detalhes como o ambiente em que deseja instalar os equipamentos, a finalidade do uso do som, o orçamento , entre outros fatores.

Além disso, deve-se avaliar a qualidade do som, o design e os recursos oferecidos pelas caixas. Confira a seguir alguns desses pontos importantes a serem considerados na hora de escolher a sua caixa de som.

Qualidade de som e potência

A qualidade e potência do som podem variar de modelo para modelo e são alguns dos principais pontos a serem observados nesse caso. O espaço escolhido para a sonorização influencia diretamente nessa escolha.

Em ambientes internos e fechados, não é necessário aumentar tanto o som, portanto não é indicado o uso de caixas de som com maior potência. Caixas menores podem ser suficientes e a sua qualidade pode atender às necessidades nesse espaço.

Já os ambientes abertos devem ser avaliados, considerando como a caixa será utilizada. Espaços abertos e próximos a vizinhos, como no caso de apartamentos, por exemplo, também não necessitam de uma caixa de alta potência. Em um ambiente externo com mais espaço, a caixa de som mais potente pode fazer mais sentido.

Design

O design da caixa de som ambiente pode também ser um fator que vai  influenciar na escolha final dos seus equipamentos. Existem diferentes modelos, em formatos distintos, que podem fazer a diferença na finalidade do som.

Além disso, algumas caixas possuem pintura adequada e proteção para determinados tipos de locais em que serão instalados. O formato e o tipo de caixa devem ser escolhidos de acordo com o espaço em que estarão posicionados. 

Recursos multimídia

Os recursos multimídia das caixas de som também são aspectos importantes que podem te ajudar a tomar a sua decisão pelos melhores equipamentos. Quanto mais recursos disponíveis, melhor pode ser o uso dos aparelhos.

As caixas permitem que o usuário realize através do amplificador diferentes tipos de conexão a dispositivos de mídia, como smartphones, DVD Player, microfones, etc. Além disso, alguns modelos podem oferecer conexão bluetooth, o que pode facilitar muito a sua utilização.

Escolher uma caixa de som ambiente é uma tarefa que envolve diferentes fatores e o resultado final de uma sonorização pode depender de boas escolhas de equipamentos. Por isso, é tão importante levar essas questões em consideração para ter o melhor para o seu projeto.

Além disso, é fundamental ter um projeto de som residencial para entender quantas e quais tipos de caixas de som devem ser instaladas em cada ambiente. Nesse caso, a ajuda de um profissional pode ser muito bem-vinda, te auxiliando a entender esse processo e fazer as melhores escolhas para a sua casa.

Pensando nisso, que tal receber um projeto de sonorização gratuito de nossos especialistas? Solicite o seu e aproveite!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente