Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como escolher a melhor caixa de som para eventos

Um dos segredos para que um encontro de um grupo de pessoas dar certo é a capacidade de comunicação entre elas. É fundamental que todas possam se ouvir mutuamente, conversar entre si e se sentirem bem, em um ambiente sem poluição sonora nem exageros auditivos. Se você está organizando algo neste sentido, já percebeu que uma das etapas que mais desperta dúvidas é a hora de escolher qual caixa de som para eventos comprar. São muitas opções no mercado, preços bastante variados e por vezes, falta clareza técnica para compreender o que pode ser aplicado em cada situação.

 

Não se preocupe: nosso time de especialistas sabe disso e vai te ajudar a tomar a melhor decisão considerando os aspectos sonoros e econômicos. Porque nem sempre o equipamento mais caro é o melhor e nem o mais potente é o adequado para a sua realidade. Na maioria das vezes, fatores como o local onde a caixa de som será instalada interferem diretamente no rendimento dela, e com pequenos ajustes na configuração acústica do ambiente vão proporcionar uma verdadeira transformação na experiência obtida.

 

Avaliando o espaço

 

Antes de escolher a melhor caixa de som para eventos, é importante definir: como é o local onde o equipamento será instalado? Trata-se de um salão, uma área aberta, um espaço gourmet, o entorno de uma piscina? Esses são apenas alguns dos exemplos onde você pode instalar um sistema de som de forma rápida e fácil, sem precisar de grandes intervenções.

 

É importante saber qual é o comprimento, a largura e a altura do espaço, pois essas variáveis interferem diretamente na resposta sonora que o equipamento escolhido dará. Fique atento, entre outras questões, aos seguintes pontos:

 

  • o local tem pé direito alto ou baixo?
  • Como é a acústica do ambiente?
  • Há ruídos internos ou externos que interferem no som dentro do local?
  • Há móveis e outros objetos — como tapetes e cortinas? Eles podem influenciar na experiência sonora.
  • Qual é o volume mínimo desejável e o máximo permitido com a instalação da caixa de som?

 

Essas questões vão ajudar a compreender qual é a real necessidade que você têm e facilitar a aquisição de um equipamento ideal, sem exigir demais dos alto-falantes nem deixar o seu público sem som.

 

Qual é o tipo do evento?

 

Essa é uma pergunta fundamental para entender a escolha da sua caixa de som ideal. Como você leu no começo deste texto, são muitas as razões para que as pessoas estejam reunidas em um ambiente — lazer, trabalho, estudo, culto da fé etc —, e saber exatamente qual será o propósito ajuda a encontrar a melhor solução.

 

No caso de um evento em uma área externa, onde será feito um churrasco ou exista uma piscina, é provável que as pessoas queiram valorizar a interação entre si por meio de conversas. Uma música ajuda a criar um clima ainda mais agradável e divertido, porém ele não deve ser desproporcionalmente alto justamente para não causar irritação nos seus convidados. Neste caso, o uso de uma caixa de som portátil com conexão Bluetooth é a solução mais recomendada.

 

Esse tipo de equipamento tem um grande diferencial muito exigido pelos consumidores modernos: a possibilidade de reproduzir as músicas de um serviço de streaming (como o Spotify®, por exemplo) a partir da conexão sem fio com um smartphone, tablet ou outro dispositivo com Bluetooth. Isso permite que você e seus convidados coloquei pra tocar aquela playlist ideal para deixar o clima mais animado e descontraído.

 

As melhores caixas de som dessa categoria possuem bateria interna, o que garante o funcionamento por horas longe da tomada — ponto fundamental para a mobilidade do aparelho, que pode ser levado para onde você quiser. A potência também costuma ser otimizada para espaços abertos, onde geralmente há outros ruídos disputando a atenção do ouvinte junto com a música. O ideal é que esse valor não seja inferior a 50 Watts (W) RMS (medida que representa a potência real de um equipamento de som).

 

Passo a passo para a instalação da sua caixa para som ambiente

 

Vai ter gente tocando ou cantando?

 

Se a resposta a esta pergunta for sim, você precisa buscar outro tipo de equipamento. Neste caso, as caixas amplificadas multiuso são ideais! Elas reúnem num só produto pelo menos três aparelhos fundamentais para qualquer sistema de som: caixa acústica, mesa (mixer) de áudio e amplificador. As vantagens são a mobilidade e a facilidade de uso, já que mesmo sendo completa em recursos, a caixa amplificada é de fácil utilização até para quem não domina o manuseio de equipamentos de áudio.

 

Além da conexão Bluetooth também encontrada em caixas portáteis mais compactas, uma caixa amplificada multiuso também oferece conexões para microfone e instrumentos musicais. Os modelos mais avançados têm ainda conexão para TV, rádio FM, leitor de cartões de memória (SD) e controle remoto.

 

A potência desse tipo de equipamento também é diferenciada: geralmente varia entre 300W e 1200W, o que é extremamente útil para reuniões com mais de 80 pessoas. Além disso, o amplificador interno permite a utilização de instrumentos musicais e microfones, fazendo a mixagem na própria caixa.

 

Templos religiosos, igrejas e outras instalações permanentes

 

Os tipos de equipamento sobre os quais falamos anteriormente são mais voltados a locais e eventos temporários, que exijam mobilidade. Caso a sua necessidade seja sonorizar um espaço de forma permanente (ou de médio a longo prazo), há recursos ainda mais específicos.

 

As instalações de som ambiente para templos religiosos, salões paroquiais e de festas podem ser feitas a partir de kits de sonorização disponíveis no mercado. Eles são compostos por caixas de som e um amplificador, e podem ser ampliados com uma mesa de som para receber a conexão de microfones, reprodutores de mídia e instrumentos musicais.

 

Também é possível comprar as caixas acústicas e arandelas de forma independente, escolhendo ainda o amplificador que melhor irá atender às suas necessidades. Os modelos mais robustos são capazes de tocar uma linha com dezenas de caixas acústicas e arandelas, unificando o som do seu ambiente e aumentando a qualidade do que ouvido pelos frequentadores do seu espaço. Para situações assim, sugerimos que você solicite o seu projeto de sonorização de ambientes e contate um instalador profissional para deixar tudo pronto sem transtornos nem dor de cabeça.

Para aprender mais sobre sonorização de ambientes, acesse agora o nosso blog. Caso queira comprar equipamentos de som com ótimo custo-benefício, conheça agora mesmo a nossa loja virtual com produtos e condições especiais direto da fábrica.

 

Projeto pronto

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente