Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como construir projeto com caixa subwoofer e integrar com demais equipamentos

Os sons graves proporcionam mais emoção e valorizam o som, por isso estão sempre presentes em obras cinematográficas. Para reproduzir esse tipo de som na sonorização residencial, em salas de TV, por exemplo, é preciso contar com uma boa caixa subwoofer.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Neste artigo, você vai entender melhor sobre o funcionamento do equipamento e como integrar outros equipamentos a um projeto de caixa subwoofer. Continue lendo e confira!

 

Projeto de caixa subwoofer para residências

 

O subwoofer é um equipamento que poucas pessoas têm conhecimento sobre o seu poder. O aparelho estimula a emoção em uma música ou na trilha sonora de filmes e séries. Isso porque, ele é responsável por transmitir o som grave

 

A caixa subwoofer cobre as faixas de frequência de 20 a 200Hz, potencializando uma faixa específica do espectro de som, que gera mais emoção para o que está sendo transmitido, por meio de graves profundos e envolventes.

 

Para exemplificar, você seria capaz de imaginar uma cena de ação em um filme sem o destaque dado para voos de helicóptero, explosões, batidas e outros sons que causam impacto? Quando ouvimos o som dessas ações, no cinema, sentimos nossa emoção aflorar, despertando medo, ansiedade, raiva, alegria e diversos sentimentos.

 

Tudo isso é possível graças ao subwoofer, que é utilizado em grandes salas de cinema. Quantas vezes você já ouviu pessoas falarem que assistir a um filme em casa não proporciona a mesma emoção do cinema? 

 

O som da TV não conta com um subwoofer, por isso não é capaz de despertar a mesma emoção que o cinema. Esse é um dos motivos que faz com que as pessoas tenham interesse em investir em um sistema de som para ter uma sala de TV em casa, que conte com um projeto de caixa subwoofer. 

 

Não é apenas para destacar os graves no som de uma produção audiovisual que o subwoofer pode ser usado. O equipamento também destaca os graves em músicas e outros tipos de reproduções de áudio.

 

A seguir, você vai entender melhor como pode integrar equipamentos em um projeto de caixa subwoofer e conquistar o seu sistema de som.

 

                                  Aprenda mais sobre subwoofer neste material completo 

 

Como integrar equipamentos em um projeto de caixa subwoofer

 

No ambiente residencial, o projeto de caixa subwoofer ativo é o recomendado para uso em sistemas de home theater. O modelo ativo também pode ser usado em ambientes de festas, o segundo ambiente em que o aparelho é mais indicado, além de quartos, salas e estar etc. 

 

É preciso ter atenção, no entanto, com ambientes úmidos, pois o equipamento é desenvolvido em madeira, por isso não é indicado para o uso em banheiros e ambientes abertos e sem cobertura. Se o objetivo do cliente é ter um sistema de som de TV mais potente, veja a seguir o passo a passo para fazer a sua integração em um projeto de caixa subwoofer:

 

Passo 1 – Saída de áudio

 

Encontre a saída de áudio na TV do cliente. Alguns aparelhos contam com saída de áudio apenas para conexão por cabo coaxial (o mesmo de conexões de fibra óptica). Quando é assim, um equipamento externo transmite o som para a TV. A TV deve ter uma entrada e uma saída de áudio externo, isso permitirá a conexão por meio de RCA.

 

Passo 2 – Adaptador coaxial

 

Se a TV não conta com saída de áudio, apenas com interface P2, será necessário usar um adaptador coaxial para P2 e um adaptador coaxial para P2 fêmea. O P2 é um adaptador macho, assim como a entrada da conexão no subwoofer. Outra possibilidade é a conexão do subwoofer na saída de microfone da TV, se ela tiver.

 

Passo 3 – Entrada RCA

 

Encontre a entrada RCA na parte de trás do subwoofer. Em geral, marcada como Line In ou LFE. Depois, encontre o conjunto de terminais de fio do alto-falante, marcado como Speaker In ou High Level In. Nesse mesmo local, haverá um conjunto de terminais correspondente, marcado como Speaker out ou De Alto Nível para Fora. O próximo passo é encontrar a saída RCA marcada como LFE ou Sub Out no receptor.

 

Passo 4 – Conecte os cabos

 

Conecte o cabo do subwoofer LFE ou Sub out na conexão RCA correspondente. Essa ligação vai direcionar as informações de baixa frequência do receptor para o subwoofer e para uma amplificação. É a mais comum de usar com receptores de home theater,  que contam com um canal de informação reservado para sons de baixa frequência. 

Conecte o fio do alto-falante entre as saídas de alto-falante do receptor da TV e as entradas do alto-falante do subwoofer. Essa conexão vai levar o fluxo sonoro de fora do receptor para dentro do subwoofer.

 

Passo 5 – Ligação de saídas

 

Agora, ligue a saída do alto-falante direito do receptor na entrada do alto-falante direito do subwoofer. Depois, conecte a saída da esquerda na entrada esquerda do subwoofer.

 

Passo 6 – Configure o controle

 

Alguns subwoofers contam com um botão de controle, se for o caso, configure-o para 100 Hz e ajuste de acordo com a preferência do cliente. Frequências mais elevadas enviam notas mais altas para o subwoofer. As frequências menores restringem o subwoofer às frequências mais baixas. Por fim, conecte o aparelho em uma fonte de alimentação e o cliente pode começar a usar.

 

Produtos da Frahm para seu projeto de caixa subwoofer

 

Além de escolher o subwoofer mais adequado para o tipo de necessidade do cliente, a decisão sobre o modelo e o fabricante do equipamento é importante para o resultado do projeto. 

 

Para evitar problemas com produtos importados, falta de garantia e procedência duvidosa, invista em marcas consolidadas no mercado. 

 

A Frahm é pioneira no desenvolvimento de produtos tecnológicos para o mercado de sonorização residencial, comercial e profissional. Comprando com a fabricante, você tem garantia e todo o suporte que precisar com relação aos produtos e sua instalação.

 

Além disso, a Frahm também oferece apoio com o desenvolvimento do projeto de forma totalmente gratuita. Quer receber um projeto pronto? Acesse este link.

 

Projeto pronto frahm

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente