Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como deixar a casa aconchegante: 7 dicas para arquitetos desenvolverem novos projetos

Uma casa aconchegante é cada vez mais desejada pelas pessoas e você provavelmente já se deu conta disso, não é mesmo? Isso não é só uma percepção como prova o estudo Casa do Futuro. Realizado pela empresa de pesquisa Hibou, ele revela que o desejo dos brasileiros para os próximos 10 anos é ter uma casa mais segura e confortável. 

As pessoas passaram a olhar para o lar de uma forma diferente nos últimos anos e desejam garantir um ambiente confortável para as atividades como trabalho, estudo e momentos de lazer. Acompanhar essas tendências e entender o que os clientes procuram deve ser uma prática frequente na vida de um arquiteto. 

Esses profissionais serão cada vez mais requisitados para ajudar o consumidor a alcançar o nível de conforto desejado. Continue lendo este artigo e veja como deixar a casa aconchegante com 7 dicas. Além disso, entenda como a sonorização contribui para este aspecto e garante um projeto mais completo.

Como deixar a casa aconchegante para o cliente criar?

Quando falamos em conforto residencial em projetos arquitetônicos, é preciso pensar além do básico e da estética. Alguns pontos, como a  iluminação e a temperatura do ambiente não são mais novidade e devem fazer parte de qualquer projeto.  

O tipo de piso, revestimento, a definição da altura do pé direito, medidas das janelas e portas e espessura dos vidros. São aspectos básicos, que um bom arquiteto deve considerar desde o início, sem precisar que o cliente pense sobre isso. 

Afinal, o profissional foi contratado para proporcionar a melhor experiência para quem vive no local. No entanto, é importante reconhecer que o significado de aconchego será diferente para cada pessoa, tornando necessário uma conversa transparente para entregar um projeto coerente com os desejos do cliente.

Por exemplo, o crescimento do uso de assistentes virtuais no Brasil, de 87% para 91% em dois anos, revela uma nova necessidade para os projetos: a sonorização de ambientes. Mais do que a busca pelo conforto acústico, os brasileiros querem viver experiências sonoras melhores em todos os ambientes da casa.

Isso é só uma das questões que podem ajudar a criar uma casa aconchegante. A seguir, veja algumas dicas para colocar em prática ao pensar na decoração de interiores!

Dê destaque à iluminação

A iluminação desempenha um papel fundamental na criação de uma atmosfera acolhedora em qualquer espaço. Opte por uma combinação de iluminação direta e indireta para criar diferentes cenários e ambientes. 

Luminárias de piso, arandelas e lustres podem adicionar um toque de elegância, enquanto pontos de luz estrategicamente posicionados podem realçar elementos decorativos e criar uma sensação de conforto.

Escolha tecidos com diferentes texturas

Ao decorar a casa, opte por uma variedade de tecidos, como veludo, linho, algodão e lã. Almofadas, tapetes e mantas são ótimas opções para incorporar diferentes texturas, criando uma sensação tátil acolhedora e convidativa.

Traga cor para o ambiente

Escolha uma paleta de cores que evoca sentimentos de conforto e tranquilidade, sempre alinhado com as preferências do cliente. Você pode incorporar cores por meio de paredes pintadas, móveis, acessórios decorativos e obras de arte, adicionando personalidade e calor ao espaço do cliente.

Aposte em cortinas e persianas

Outra dica é incluir cortinas e persianas que contribuem para um ambiente confortável ao proporcionar privacidade e controle de luz. Opte por tecidos leves e fluidos para cortinas que permitem a passagem suave da luz natural, ou escolha persianas de madeira para adicionar textura e calor ao ambiente.

Inclua plantas 

Trazer a natureza para dentro de casa é uma maneira infalível de criar uma atmosfera enérgica e revitalizante. Escolha plantas que se adaptem ao ambiente interno e tragam cor, vida e purificação do ar. Vasos de plantas podem ser colocados em prateleiras, mesas laterais e cantos vazios, adicionando um toque colorido e fresco ao espaço.

Use detalhes em madeira

A madeira é um material atemporal que adiciona calor, textura e charme a qualquer ambiente. Incorporar detalhes em madeira, como móveis, pisos, molduras e acessórios decorativos, pode ajudar a criar uma sensação de conforto e familiaridade no ambiente.

Invista em sonorização

Muitas pessoas sonham com ambientes sonorizados em casa, mas se quer se informam sobre o desenvolvimento de um projeto por acreditarem que é caro. Porém, isso é um grande equívoco, pois é possível desenvolver um bom projeto considerando o valor que o cliente tem para investir.

Na primeira conversa com o cliente, sobre o projeto arquitetônico, coloque esse assunto em discussão. Em muitos casos, o cliente já havia pensado na possibilidade de uma sonorização, mas acabou desistindo, por já estar investindo alto no projeto de construção ou reforma. Converse com ele e explique sobre as possibilidades.

Confira: Principais tipos de caixa de som para projetos de interiores 

Como fazer um projeto de sonorização para deixar a casa aconchegante?

Deu para perceber que aspectos como a sonorização fazem parte de uma casa aconchegante, não é mesmo? Como arquiteto(a), você pode integrar cuidadosamente sistemas de áudio em seus projetos para oferecer aos seus clientes um ambiente verdadeiramente imersivo e convidativo. Veja o que é preciso fazer para garantir um bom projeto:

Entenda o objetivo do cliente

Antes de iniciar o projeto de sonorização, é essencial entender as preferências musicais e as necessidades de entretenimento dos seus clientes. Realize uma consulta detalhada para determinar como eles planejam usar o sistema de áudio em diferentes espaços da casa e quais são suas expectativas em termos de qualidade sonora e funcionalidade.

Analise o tamanho do ambiente

Reconheça que cada espaço da casa tem requisitos acústicos únicos e personalize as configurações do sistema de áudio para otimizar a qualidade sonora em cada ambiente. Considere fatores como tamanho do cômodo, tipo de revestimento de parede e mobília para ajustar equalização, direcionamento de som e outros parâmetros conforme necessário.

Conheça o estilo do cliente 

Não adianta fazer o projeto sem se comunicar com o cliente. Por isso, pergunte sobre suas preferências estéticas, apresente ideias e sugestões que acha interessantes para o ambiente. Isso vale para escolha de cores, descrição e harmonização dos equipamentos com o design da casa.

Com todas essas dicas você consegue apresentar projetos que atendem as necessidades dos clientes e contribuam para uma casa aconchegante. Como o projeto de sonorização não é sua especialidade, conte com a ajuda da Frahm e obtenha um personalizado e gratuito!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente