Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Passo a passo de como instalar subwoofer em um projeto de sonorização

 

Aprender como instalar subwoofer em projetos de sonorização ajuda a potencializar seu reconhecimento como instalador. A instalação varia de acordo com os equipamentos e o cliente pode procurar por um profissional que entende especificamente sobre esse tipo de recurso. 

Se o seu desejo é ter um conhecimento vasto sobre a área em que atua e aprender como instalar subwoofer, você está no lugar certo. Neste conteúdo, você vai encontrar um passo a passo com tudo que precisa saber para instalar esse tipo de aparelho. 

Continue a leitura e aprenda como instalar subwoofer!

 

O que é e como funciona o subwoofer

 

O subwoofer é um alto-falante desenvolvido para reproduzir as frequências baixas de um som. Ou seja, é a tecnologia responsável pelos sons mais graves de músicas e áudios, que não são alcançados pelos alto-falantes comuns. O equipamento cobre as faixas de frequência de 20 a 200Hz, potencializando uma faixa específica do espectro de som

Para os usuários finais do equipamento, o subwoofer é visto como o recurso que mais enfatiza a emoção do som. Por destacar os tons graves, o cliente tem uma percepção maior do som durante uma cena de ação, com explosões, barulho de carros, aviões, etc. Por isso, o equipamento é essencial para salas de cinema e ambientes que contam com home theater

Muitos clientes só percebem que está faltando algo em seus projetos de sonorização quando estão utilizando os recursos e sentem o som mais fraco e com pouca potência. Nesse tipo de situação, o cliente pode acionar um profissional que saiba como instalar um subwoofer para fazer a conexão com os outros equipamentos.

 

Como instalar subwoofer no sistema residencial do seu cliente

 

Muitos clientes procuram profissionais para instalar subwoofers em projetos de sonorização residencial. Por isso, a seguir, você vai ver como instalar subwoofer para o uso em TVs. Acompanhe e aprenda!

 

Passo 1

Verifique se o televisor do cliente tem uma saída de áudio. Alguns aparelhos têm saída de áudio apenas para conexão por meio de cabo coaxial, o mesmo utilizado em conexões de fibra óptica. Nesse caso, um equipamento externo transmite o som para a TV e não o contrário. O ideal é que a TV tenha uma entrada e saída de áudio externo, que permitirá a conexão por meio de RCA.

Passo 2

Televisores que não contam com saída de áudio, apenas com interface P2, por exemplo, precisam de um adaptador coaxial para P2 e um adaptador coaxial para P2 fêmea. Isso porque o P2 é um adaptador macho e a entrada da conexão no subwoofer também é macho. Outra alternativa é conectar o subwoofer na saída de microfone da TV, se ela tiver um. 

 

Passo 3

Na parte traseira do subwoofer, encontre a entrada RCA, que pode estar marcada como Line In ou LFE. Em seguida, veja onde está o conjunto de terminais de fio do alto-falante, marcado como Speaker In ou High Level In. Na mesma região, você vai encontrar um conjunto de terminais correspondente, marcado como Speaker out ou De Alto Nível para Fora. Em seguida, vá até o receptor e encontre a saída RCA marcada como LFE ou Sub Out.

Passo 4

Ligue o cabo do subwoofer LFE ou Sub out na conexão RCA correspondente. A ligação vai direcionar as informações de baixa frequência do receptor para o subwoofer e para uma amplificação. Essa conexão é a mais comum de usar com receptores de home theater,  que contam com um canal de informação reservado para sons de baixa frequência. 

 

Passo 5

Em seguida, conecte o fio do alto-falante entre as saídas de alto-falante do receptor da TV e as entradas do alto-falante do subwoofer Assim, o fluxo sonoro será levado de fora do receptor para dentro do subwoofer.

Passo 6

Ligue a saída do alto-falante direito do receptor na entrada do alto-falante direito do subwoofer. Depois, conecte a saída da esquerda na entrada esquerda do subwoofer.

Passo 7

Se o subwoofer do seu cliente tiver um botão de controle, configure-o para 100 Hz. Em seguida, ajuste de acordo com a preferência do usuário. Uma frequência mais elevada vai enviar notas mais altas para o subwoofer, enquanto que uma frequência menor vai restringir o subwoofer às frequências mais baixas. 

Agora é só conectar o aparelho em uma fonte de alimentação e começar a usufruir do sistema!

Lembre-se de que a contratação de um profissional é fundamental para fazer uma instalação correta. Por isso, especialize-se para atender às necessidades dos seus clientes. Preencha o formulário no link e receba um projeto completo para entregar junto ao seu atendimento!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente