Como ter um som de casa potente
01/04/2020

Como ter um som de casa potente

Ter um som de casa potente pode proporcionar diversos momentos de descontração, intimidade e alegria em família. O equipamento de som é usado para sonorizar diferentes tipos de ambientes, como a área externa ou uma sala de TV. Para muitas famílias, um som de casa potente é motivo de orgulho, pois mostra que o lazer está completo. 

 

Escolher o equipamento de som parece simples. Afinal, basta chegar na loja e pedir por um aparelho de som potente. No entanto, na prática não é bem assim. Para ter sucesso na aquisição, é importante entender alguns fatores que envolvem esse tipo de equipamento e a experiência que proporcionam. Neste artigo, você vai aprender como ter um som de casa potente!

 

O que é um som de casa potente?

 

Quando pensamos em potência, logo remetemos a aparelhos de som que permitem uma frequência mais alta. Em geral, é isso que os clientes buscam: um som bem alto para usar em suas casas. E é justamente nesse ponto que está o problema. 

 

Potência sem qualidade faz com que o aumento da frequência prejudique a experiência. Ou seja, o som aumenta e os ruídos aumentam também. Muitas vezes, o som passa a ser estridente, como se a caixa de som estivesse “estourada”. 

 

No final, ninguém consegue ouvir muito bem o som e começa a ficar incomodado. Por isso, não adianta ter potência se a caixa não tiver qualidade. Uma caixa de som deve ter suas três frequências bem distribuídas. A equação perfeita seria: 

 

potência + qualidade + representatividade das frequências

 

Por que você precisa de um som potente para a sua casa?

 

Alguma vez você já teve que explicar porque queria um som potente para a sua casa? Amigos, colegas e familiares não entendem porque você valoriza tanto a potência de um som? 

 

Isso não acontece só com você, pelo contrário, muitos de nossos clientes não são compreendidos por suas famílias e por esse motivo acabam investindo em recursos de baixa qualidade. Mas, a partir de hoje, isso vai mudar. Preparamos uma lista com 5 motivos pelos quais as pessoas deveriam investir mais em equipamentos de som. Você pode usá-la como argumento sempre que alguém questionar porque você quer um som potente. Vamos lá?

 

1. Torna o ambiente mais agradável

 

Quem não se anima ao ouvir uma música mais agitada? A música tem esse poder sobre nós, estimula sensações e sentimentos e é capaz de deixar o ambiente mais agradável. Começar o dia com uma boa música pode mudar completamente a sua rotina.

 

2. Ajuda na concentração

 

Alguns estilos musicais aumentam a nossa concentração, como é o caso da música clássica. Se a atividade que você está realizando precisa de concentração, coloque uma música, isso vai te ajudar. 

 

3. Estimula a comunicação

 

A música aproxima e desperta a comunicação entre as pessoas. Ao som de uma boa música, as pessoas conseguem encontrar pontos em comum e podem começar um diálogo. Se você vai fazer uma festa em sua casa, a música pode ser o elemento chave para conectar os convidados. 

 

4. Favorece o cinema em casa

 

Quem gosta de assistir filmes no conforto de casa precisa de um bom equipamento de som e imagem. Criar um ambiente adequado pode potencializar a experiência do filme, seja em família, casal ou até sozinho. 

 

5. Deixa suas festas memoráveis

 

Ter um bom equipamento de som para suas festas fará uma grande diferença para os convidados. Um som de qualidade proporciona uma experiência agradável a todos, diferentemente de um som estridente ou cheio de ruídos.

 

Todas as vantagens que citamos só são possíveis para quem tem um bom equipamento de som. Se esse ainda não é o seu caso, chegou a hora de mudar isso. Veja a seguir como ter um som de casa potente.  

 

Como ter um som de casa potente?

 

Um som de casa potente deve ter três 3 frequências: grave, média e aguda. As três frequências precisam estar presentes no ambiente para proporcionar qualidade ao som. Além disso, é necessário fazer uma combinação de três equipamentos:

 

  • Caixa potente: para que o som saia 
  • Subwoofer potente: é responsável por dar ênfase em frequências baixas (graves)
  • Amplificador/receiver potente: responsável por dar potência ao som

 

Esses recursos são necessários para conquistar a qualidade de som ideal. Um ambiente que conta com caixas e arandelas, mas que deve ter um som mais grave, precisa ter um subwoofer, por exemplo.

 

Além disso, outros recursos podem proporcionar uma experiência melhor aos moradores e visitantes da casa, como por exemplo alguns recursos tecnológicos, como conexão bluetooth, Wi-Fi de 2 canais, soluções de sintonização - que permitem controlar o som em mais de um ambiente, entrada para pendrive etc.

 

Invista na sonorização de ambientes

 

A sonorização de ambientes é a integração de um sistema de som entre os ambientes internos e externos da casa. Por meio da sonorização, você consegue proporcionar momentos de alegria, relaxamento, descontração e diversão entre sua família e amigos. 

 

Um projeto de sonorização deve ser desenvolvido por um profissional especializado, com o auxílio de técnicos especializados em som. Clientes que investem na sonorização, conseguem: 

 

  • Controlar o sistema de som de outro local, usando um smartphone ou tablet;
  • Embutir as caixas acústicas embaixo do gesso, forro de madeira ou alvenaria, sem interferir no projeto arquitetônico original do imóvel;
  • Ter um projeto de som que considera as particularidades de cada espaço;
  • Instalar as caixas acústicas em ambientes externos, de forma que sincronizem e combinem com o paisagismo do local.

 

Além disso, a sonorização de ambientes é a forma contemporânea de ouvir música em ambientes residenciais. Esse novo modelo proporciona maior conforto e uma experiência melhor aos moradores e visitantes da casa, pois permite o uso de diferentes playlists de música, que podem ser usadas no modo on-line ou off-line. Assim, todas as áreas da casa se tornam ambientes de lazer. 

 

Ambientes sonorizados transmitem o som com uniformidade, permitindo que todas as pessoas presentes no local, independentemente do ambiente, tenham a mesma experiência musical. Projetos de sonorização costumam ser muito recomendados por quem está sempre promovendo eventos em casa.

 

Um projeto de sonorização permite que o som seja transmitido de forma sutil. Na prática, isso quer dizer que o som faz parte do ambiente. Os equipamentos são posicionados de forma que se tornam parte do projeto arquitetônico, ou seja, sem fios, com um design que se molda ao local etc.

 

Como escolher os equipamentos de som para a sua casa? 

 

Em um projeto de sonorização, o arquiteto conta com o auxílio de um técnico para orientar sobre os equipamentos adequados para cada ambiente. O técnico vai levar diversos fatores em consideração, como por exemplo qual é o objetivo com o projeto de sonorização. É importante saber, também, onde as caixas serão instaladas, em um ambiente interno ou externo. 

 

Essa definição interfere diretamente na escolha do equipamento. A metragem do espaço, o tipo de teto, se há gesso e outras particularidades também serão importantes para que o técnico possa indicar o equipamento ideal. 

 

As mesmas perguntas serão feitas ao cliente que não vai fazer um projeto de sonorização em sua casa. Entretanto, nesse caso, o técnico também vai orientar o cliente sobre a contratação de um profissional para fazer a instalação do equipamento em sua residência. Alguns equipamentos são fáceis de instalar, mas o auxílio do profissional tornará esse processo mais simples e seguro.

 

Antes de adquirir uma caixa de som, o cliente deve se informar sobre a credibilidade do fabricante do produto que pretende adquirir. Informe-se sobre o tempo de mercado da empresa, se é uma marca de confiança, busque avaliações sobre seus produtos, procure uma loja e converse com seus técnicos. 

 

Por fim, quem quer potência deve buscar aparelhos com essa característica, mas não podem deixar de considerar a qualidade do equipamento. Antes de fechar a compra, pergunte sobre o suporte técnico do fornecedor. Essa informação é importante, pois em caso de qualquer problema com as caixas de som, o cliente deve estar amparado pelo fabricante. 

 

Um equipamento de som é mais do que um aparelho que vai tocar uma música ou áudio de um filme em seus momentos de lazer. O equipamento vai proporcionar momentos agradáveis e de verdadeira conexão entre você, seus familiares e amigos. Por isso, a escolha deve ser feita com base em todos os critérios que apresentamos neste material. Se você ainda não escolheu a caixa de som ideal para a sua casa, converse com nossos especialistas. 


Gostou das informações? Acesse o site da Frahm para mais detalhes sobre nossos produtos. Converse com nossos especialistas e tire suas dúvidas.

 

Passo a passo para a instalação da sua caixa para som ambiente

< Anterior