Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como ter um som de casa potente? Descubra os equipamentos necessários

Ouvir uma música sempre pode deixar qualquer momento ainda mais especial, não é mesmo? Ter um som de casa potente pode ser uma ótima opção para pessoas que gostam de receber os amigos em casa, dar uma boa festa ou ainda de curtir um momento de relaxamento.

Para montar um sistema de som de qualidade, você precisa saber de alguns pontos importantes a serem levados em consideração. Desta forma, consegue analisar e encontrar os melhores equipamentos de acordo com as suas necessidades.

Escolher os aparelhos envolve identificar detalhes como o tipo de som que você gosta de ouvir, a finalidade das caixas que você procura, a potência do som e outros aspectos que envolvem o sistema de som.

Neste artigo, entenda como escolher os melhores equipamentos para ter um som de casa potente.

Leia também: Conheça o portfólio de produtos para sonorização residencial

O que é um som de casa potente?

Para definir um som de casa potente, você deve entender quais as suas necessidades e gostos. Existem equipamentos para diferentes tipos de situações e ambientes, como salas, áreas externas, quartos amplos ou menores, lugares com muitos ou poucos móveis, entre outros aspectos.

O tipo de caixa de som pode influenciar na qualidade dos áudios e no resultado final esperado. Entre elas, temos:

  • amplificadas: além de reproduzir o áudio, são capazes de amplificar o seu volume, tocando o som bem mais alto do que outras caixas. Podem ser usadas por bluetooth, pendrive e para instrumentos musicais;
  • portáteis: permitem uma mobilidade muito maior, pois podem ser levadas para qualquer ambiente, incluindo áreas externas. Possuem bateria interna, o que também facilita a sua utilização;
  • torres de som: caixas com alto-falantes e luzes. Seus recursos permitem o alinhamento entre agudos, médios e graves do som e oferecem uma alta potência;
  • caixas de embutir ou sobrepor: as caixas de embutir podem ser colocadas na parede ou no teto do ambiente, muito usadas para quem procura um sistema de Home theater em casa. Já as de sobrepor, são colocadas em cima de algum móvel ou fixadas e são usadas em ambientes mais abertos. Lembrando que para essa opção, é necessário um projeto que irá conter além das caixas, o amplificador e um subwoofer.

Algumas caixas de som, como as de embutir ou sobrepor, por exemplo, podem ser acompanhadas por amplificadores ou subwoofer para elevar a qualidade do som e sonorizar o ambiente de acordo com a sua necessidade.

O que ajuda a entender a qualidade do seu sistema de som, é avaliar as finalidades dos equipamentos. Adquirindo os aparelhos corretos para cada tipo de situação e ambiente, você pode ter um som de casa potente e aproveitar cada momento.

Quais os benefícios de ter um som potente em casa?

Com um som de casa potente, você pode usá-lo para receber amigos e familiares em momentos especiais, ter momentos de relaxamento com sua música favorita e vivenciar uma experiência de áudio incrível devido a qualidade do som.

Confira a seguir, alguns dos principais benefícios de ter esse tipo de som em casa:

Torna o ambiente mais agradável

Muitos momentos ficam ainda mais especiais quando ouvimos uma boa música, não é mesmo? Você pode deixar o ambiente muito mais agradável ao escolher uma playlist do seu gosto e deixar tocando no espaço enquanto realiza as suas tarefas.

Receber pessoas em casa também pode ser uma ocasião perfeita para combinar com músicas legais em um equipamento de som de qualidade. Suas recepções em casa nunca mais serão as mesmas depois de montar um som de casa potente.

Ajuda na concentração

Existem pessoas que preferem trabalhar ou realizar tarefas de concentração ouvindo determinados tipos de músicas. Elas são ótimas aliadas nesses momentos e o resultado final da ação pode ser muito mais satisfatório quando a qualidade do som é maior.

O seu foco pode ser potencializado quando os equipamentos de som estão posicionados no ambiente de maneira correta e ainda mais se forem escolhidos de acordo com o espaço da casa em que foram instalados.

Estimula a comunicação

Ter um som potente e de qualidade em casa pode ser muito importante em diferentes aspectos da sua vida. Ele pode estimular a comunicação em sua casa, deixando o ambiente ainda mais aconchegante e especial.

Seus momentos em família são melhores com uma boa música e você e seus filhos podem se divertir ainda mais jogando videogame com uma realidade maior de áudio.

Facilita o cinema em casa

Uma das possibilidades do som potente em casa, é a de conectá-lo à TV e receber uma qualidade muito maior dos áudios de filmes e séries.

Nesse caso, você pode optar pelo sistema fixo de sonorização no ambiente, instalando a caixa desejada, o amplificador e um subwoofer, fazendo com que a qualidade do som seja ainda maior.

Escolhendo os equipamentos corretos para a sua sala, você pode ter uma experiência incrível, digna de uma sala de cinema. Isso porque o som potente pode te permitir uma sensação de imersão, fazendo com que se sinta parte da imagem que vê na tela.

Anima ainda mais suas festas

Suas festas ficarão ainda mais animadas com um sistema de som potente em casa. Com as caixas portáteis, por exemplo, você pode levar a sua festa para a área externa e curtir ótimas músicas em um alto volume.

Se você é do tipo de pessoa que ama fazer um churrasco em casa, receber os amigos e realizar grandes comemorações, investir em bons equipamentos de som pode ser uma ótima opção para a sua casa.

Leia também: Tipo de sonorização ideal para cada ambiente: o que você precisa saber 

O que você precisa para ter um som de casa potente?

Para ter um som de casa potente, você deve se atentar a alguns detalhes importantes. O tipo de equipamento a ser adquirido pode variar de acordo com a finalidade que você deseja e com o espaço em que será instalado.

Antes de montar o seu sistema, precisa analisar alguns pontos como: 

  1. ambiente que deseja instalar o som;
  2. quantidade e disposição dos móveis no espaço;
  3. finalidade do uso;
  4. valor do investimento determinado.

Quando o espaço em que o som será instalado for menor,  por exemplo, os dispositivos a serem adquiridos podem ter uma potência menor, a fim de uma otimização do seu uso. Já em ambientes maiores, a potência das caixas pode ser maior, pois alcançará altos volumes no ambiente.

A quantidade e posicionamento dos móveis também influencia no número de caixas escolhidas  e no local em que devem ser instaladas, pois a dispersão sonora pode ser diferente em cada situação. Em muitos casos, posicioná-las ao lado e à frente da TV ou mesmo acima da cabeça, podem garantir uma melhor experiência de uso.

Pensar na finalidade do uso do som e na quantidade de dinheiro que deseja investir, pode ser importante na hora de escolher os melhores equipamentos, pois auxilia a escolher as peças adequadas para a sua necessidade. 

Algumas peças são fundamentais para a montagem do melhor sistema de som em sua casa. Para montar o melhor, você precisa principalmente de três tipos de dispositivos:

Fonte de áudio

Os sistemas de som são formados por caixas e amplificadores e podem ser conectados via bluetooth ou cabos que o conectem a computadores, aparelhos de TV e celulares. 

As fontes de áudio servem para alimentar os amplificadores e alto-falantes que compõem todo o sistema de som.

Amplificador

Os amplificadores permitem a ampliação do sinal elétrico emitido pelo dispositivo, fazendo com que a potência ou o volume sonoro sejam maiores. 

Existem diversos tipos de amplificadores que podem ser usados na hora de montar o seu sistema de som potente em casa, aumentando a qualidade do áudio e melhorando a sua experiência de uso. 

Na Frahm, você encontra o Amplificador RD HDMI TV G3,  o Amplificador Home Sense 400.5 BT e o Amplificador Home Sense 320.2 BT, que são ótimas opções para a sua aparelhagem de som potente em casa.

Caixas acústicas

As caixas acústicas ajudam a diminuir a vibração de suas paredes. Nelas, estão localizados os alto-falantes do equipamento e permitem uma eficiência maior do som.

São encontradas em diferentes modelos e valores e devem ser escolhidas de acordo com a finalidade que você busca para o seu projeto.

Existem opções para prateleiras ou superfícies, parede e para o teto, como os modelos Coaxial 100W telar de alumínio e Três vias quadrada 150W telar de alumínio, ambos de embutir.

 

Como usar sonorização de ambientes para ter um som potente em casa?

A sonorização de ambientes visa a instalação de um som de qualidade, de forma que sejam escolhidos os melhores equipamentos de áudio para um objetivo determinado. Para ter um som de casa potente, é preciso se dedicar nessas escolhas e buscar sempre as melhores opções do mercado para te atender.

O planejamento é fundamental nesse caso, pois te ajuda a fazer as melhores escolhas e ter um resultado satisfatório de acordo com o que você pensou para a sua casa. Avaliar o seu projeto pode ser essencial para focar em equipamentos com o melhor custo-benefício.

Os componentes da sonorização como caixas de som, cabos, amplificadores e outros dispositivos do sistema, podem variar bastante. São encontrados em diferentes modelos e valores e devem ser escolhidos com calma e assertividade para montar a composição perfeita.

Na Frahm você encontra diferentes tipos de material para montar a sua sonorização residencial. Agora que você já sabe como montar um som de casa potente, pode escolher os melhores equipamentos para o seu sistema!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente