Dia do cantor: como potencializar a voz deste profissional através de equipamentos especializados
14/07/2021

Dia do cantor: como potencializar a voz deste profissional através de equipamentos especializados

O dia do cantor é comemorado no Brasil todo o dia 13 de julho e abrange todos os profissionais. Já no dia 22 de julho, a comemoração é focada no cantor lírico. As duas datas são importantes para que esses profissionais recebam as homenagens que merecem e sejam reconhecidos por seus trabalhos.

 

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o dia do cantor e vai aprender como usar equipamentos de som específicos para potencializar a voz deste profissional. Vamos lá? Continue a leitura e aproveite!

 

Dia do cantor: conheça mais sobre a profissão

 

O cantor é um dos diversos tipos de profissionais que levam emoção para a vida das pessoas por meio da música. Engana-se, no entanto, quem pensa que cantar é um trabalho fácil, e que ter o dom do canto é suficiente para começar na carreira.

 

As pessoas que trabalham com música precisam estudar bastante e estar o tempo todo se aprimorando, potencializado e cuidando da voz. Afinal, esse é o principal recurso de trabalho desses profissionais. Mas isso não é tudo. Um bom cantor precisa conhecer equipamentos que vão ajudá-lo a dar mais destaque e potencializar a sua voz

 

No mês de julho, comemoramos o dia do cantor e o dia do cantor lírico. Essas são duas categorias muito importantes para a música e, consequentemente, para a Frahm. Conheça mais sobre cada uma delas a seguir.

 

Dia do cantor

 

O profissional de canto está presente no mundo inteiro e atua em diferentes estilos musicais. Os cantores são pessoas que se dedicam em levar mais alegria e emoção para as vidas das pessoas

 

No Brasil, a profissão de cantor só foi regulamentada em 1960, com a criação da Ordem dos Músicos do Brasil. Até então, além de não serem reconhecidos profissionalmente, havia muito preconceito com relação aos cantores. Por muitos anos, as mulheres também não puderam cantar profissionalmente, pois isso não era bem visto pela sociedade.

 

Hoje em dia, além de ser uma profissão aceita e bastante popular, é fundamental para a cultura e para a arte nacional. A Frahm convida você a celebrar essas conquistas neste dia do cantor!

 

Dia do cantor lírico

 

O canto lírico teve origem na Grécia antiga, antes de Cristo, e exige que os cantores tenham uma potência vocal maior. A música lírica deve alcançar toda a plateia, podendo ou não ser cantada com uma orquestra sinfônica, e tudo isso sem o microfone. A principal referência de canto lírico são os cantores de óperas e cantos sacros. 

 

O canto lírico exige muito da voz dos profissionais. Por isso, além de estudarem e estarem sempre ensaiando, esses profissionais precisam ter um cuidado ainda maior com este precioso recurso.

 

O dia do cantor lírico também é comemorado em julho e, todos os anos, os profissionais recebem homenagens públicas em celebração à data. Em Santa Catarina, estado de origem da Frahm, há seis importantes cantores líricos que sempre são publicamente homenageados pelo dia do cantor lírico.  Fica aqui nossa homenagem a eles também!

 

Ambientes para apresentações profissionais de canto

 

Os cantores encontram um vasto território para atuarem. Alguns exemplos são: 

 

  • participação em bandas;
  • carreira solo;
  • tocando em barzinhos e festivais;
  • fazendo shows;
  • participando de eventos;
  • apresentando-se em festas;
  • animando casamentos e formaturas
  • e até mesmo através de lives musicais.

 

Os cantores líricos, em geral, apresentam-se em locais mais específicos, como peças teatrais e óperas. Esses profissionais podem atuar em museus, teatros municipais e costumam estar associados com iniciativas públicas, atuando em casas de cultura, por exemplo.

 

Em todos esses casos, os equipamentos de som que vão acompanhar o trabalho e as apresentações são fundamentais

 

Os aparelhos de som têm o poder de potencializar a voz dos cantores, fazendo com que a apresentação ganhe ainda mais destaque e cause maior comoção entre o público que está assistindo. Por isso, entender sobre caixas de som e conhecer as principais opções do mercado pode ajudar muito a se destacar ainda mais no dia do cantor.

 

Como a caixa FCV 120.6 da Frahm ajuda os cantores a se destacarem

 

A caixa FCV 120.6 da Frahm é o modelo ideal para projetos de reprodução de voz profissional, ou seja, uma ótima aliada dos cantores. 

 

A caixa conta com um conjunto acústico com 4 alto-falantes de 4 polegadas e 2 tweeters. Essa composição proporciona uma reprodução mais linear e equilibrada da voz, sendo capaz de transmitir com veracidade os diferentes timbres. Seus transdutores foram desenvolvidos especificamente para ela. 

 

O objetivo é fazer com que a caixa opere em faixas de frequências distintas. Assim, é possível oferecer maior inteligibilidade ao sistema em todo tipo de reprodução, e principalmente nos de voz. Como a caixa tem uma sensibilidade de 94dB (1W@1M) e 120W RMS @ 8 Ohms, é a melhor opção para quem precisa de um equipamento que ofereça o maior desempenho acústico.

 

A Frahm é uma empresa brasileira com 60 anos de desenvolvimento e construção de equipamentos para áudio. A fabricante cuida de todo o ciclo de desenvolvimento dos seus equipamentos, é especialista em desenvolvimento de transdutores, pioneira na adoção de tecnologias em seus sistemas, sempre entregando produtos de qualidade e alta durabilidade. 


Com a FCV 120.6 PRO, a Frahm oferece o que há de mais inteligente e eficiente em sistemas acústicos para cantores e outros profissionais da música. Acesse o site e conheça todos os benefícios do modelo!

 

Projeto pronto frahm

< Anterior Próximo >