Como a experiência sonora dos clientes na sua loja pode te ajudar a vender mais
27/10/2020

Como a experiência sonora dos clientes na sua loja pode te ajudar a vender mais

Qual é a experiência sonora que você está proporcionando para os seus clientes? A percepção que o cliente tem das marcas é influenciada por uma série de fatores que estão além do seu atendimento ou do produto que você vende. O primeiro impacto visual, aromático e sonoro que o cliente sente ao entrar na sua loja são importantes para definir se ele continuará ou não naquele ambiente — e que tipo de sentimentos ele poderá desenvolver pela marca.

 

Ter o cliente por mais tempo dentro da loja pode resultar em mais vendas para o seu negócio. Por isso, se você quer causar um impacto positivo através de uma experiência sonora relevante para o seu consumidor, precisa se atentar para alguns fatores que mostraremos a seguir. Acompanhe!

 

O que é experiência sonora?

 

A experiência do cliente é um tema que começou a ganhar proporção com a popularização da internet. Os desejos do público deixaram de ser pautados pela publicidade, agora o cliente tem opinião, desejos e quer ser atendido. As empresas tiveram que remodelar seus negócios, estratégias e a abordagem ao cliente, buscando formas de tornar a sua experiência de compra mais interessante e satisfatória.

 

Diversos estudos e testes foram realizados e ideias foram colocadas em prática para identificar o que era ou não interessante para o consumidor. Estudiosos entenderam que todo o ambiente que envolve o processo de compra é capaz de influenciar na experiência do consumidor. Por isso, a experiência sonora, visual e aromática começaram a ser mais valorizadas pelas empresas.

 

A música é capaz de influenciar a vida dos seres humanos de diferentes formas, despertando sentimentos, estimulando sensações etc. Uma música que acalma, vai deixar o seu cliente relaxado no momento das compras e pode estimulá-lo a olhar mais os produtos até encontrar o que procura.

 

Uma música agitada pode deixá-lo mais acelerado e despertar a sensação de pressa, assim, é capaz de estimular as compras por impulso. Em outros ambientes, a música influencia de outras formas, em uma clínica odontológica, por exemplo, uma música instrumental mais lenta, ajuda os pacientes a relaxarem.

 

Pensar nas formas como a música consegue influenciar a vida humana, é uma estratégia de experiência sonora que pode beneficiar a sua loja. 

 

Como usar a experiência sonora dos clientes para vender mais?

Crie uma playlist personalizada

 

De acordo com o perfil do seu cliente e tipo de produto vendido em sua loja, crie uma playlist com músicas que vão ajudar na interação do cliente com a loja. Considere os horários de maior movimento na loja e identifique o que as pessoas mais buscam naquele determinado horário. Essas informações vão ajudar na hora de selecionar as músicas para a sua playlist.

 

Compartilhe a sua playlist com o público

 

Você já frequentou um local mais vezes do que precisava por causa da música? Ou já permaneceu em um ambiente porque estava tocando a sua música preferida? Essas atitudes são mais frequentes do que você imagina. Muitos clientes podem se identificar com a sua playlist, mas não sabem exatamente quais são aquelas músicas.

 

Compartilhar a sua playlist na rede social da empresa, em adesivos na loja (por meio de QRCode) ou em panfletinhos é uma forma de se conectar com o seu público. Você pode nomear a playlist com um nome que remeta à sua loja para que o cliente lembre-se sempre dela.

 

Crie em uma assinatura sonora

 

Muitas propagandas ficaram conhecidas na história por causa de seus jingles. Embora seja um investimento considerável que exige bastante criatividade, criar uma música própria pode fazer com que a sua marca seja lembrada por algumas gerações e até viralizar nas redes sociais. 

 

Invista em um projeto de sonorização

 

Oferecer uma experiência sonora marcante para os seus clientes não é tão fácil quanto parece. A falta de planejamento, objetivo e qualidade pode causar o efeito contrário. Ambientes muito grandes, por exemplo,  precisam que o som seja bem distribuído. Além disso, o áudio não pode ter ruídos e não pode estar mais alto ou mais baixo em um determinado lugar.


Contar com um projeto de sonorização de ambientes vai garantir que o som da sua loja será sempre uniforme e chegará a todos que estão no ambiente, tornando a experiência sonora do cliente mais agradável. Procure profissionais especializados em sonorização para avaliar o ambiente e desenvolver um projeto personalizado para a sua loja. Não sabe por onde começar? Converse com a nossa equipe!

 

Passo a passo para a instalação da sua caixa para som ambiente

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