Instalação de som ambiente: 4 inovações tecnológicas para modernizar o seu negócio
10/07/2018

Instalação de som ambiente: 4 inovações tecnológicas para modernizar o seu negócio

O sonho da instalação de som ambiente esteve, por muito tempo, distante da maioria dos clientes brasileiros. Nos anos 80 e 90, era comum observar pessoas que tinham um sistema de sonorização em casa e se referiam a ele como um símbolo de requinte, status e valorização do patrimônio. Essa percepção, no entanto, mudou: o que antes era quase exclusivo tornou-se mais acessível e tem se popularizado nas casas brasileiras.

 

O principal motivo desta mudança é a redução do preço desses equipamentos. As caixas acústicas, os amplificadores e os módulos de controle ganharam qualidade e tiveram os preços reduzidos a partir da produção nacional. Encontrar itens inovadores deixou de ser uma missão difícil graças ao desenvolvimento e investimento das empresas em soluções que atendam à demanda cada vez maior dos consumidores.

 

O resultado desse movimento é perceptível, sobretudo nos pontos de venda: a disponibilidade dos equipamentos aumentou e já é possível encontrá-los em estabelecimentos de diferentes portes e perfis. Isso é bom para o consumidor, que pode não se sentir à vontade para comprar seu sistema de som ambiente em uma loja especializada por acreditar que os custos serão elevados, e vai procurar em casas comerciais de grande porte e home centers. Nestes locais, além de deixar os produtos mais pertos do consumidor, a variedade de itens favorece a venda de linhas completas de soluções em áudio para casa.

 

Para saber como aumentar as vendas de itens para a sonorização de ambientes, continue a leitura deste post e descubra que a inovação é um ótimo argumento de venda.

 

Conectividade

 

A popularização de duas tecnologias específicas transformou o mundo nos últimos anos: as conexões banda larga e os smartphones e tablets. Juntos esses dois recursos ampliaram significativamente a possibilidade de consumo de conteúdo e interação digital. Foi essa união que tornou obsoletas e levou à falência grandes redes de locadoras de DVDs e lojas de CDs, que mais rapidamente do que esperado por elas, viram o público abandonar o consumo de entretenimento em mídias físicas em nome das over-the-tops (OTTs). Esses provedores permitiram que a discoteca ou a videoteca de muita gente fosse transportada de uma estante inteira para um aplicativo de celular, com a mesma qualidade. Entretanto, ainda são comuns os casos em que o consumidor precisa escolher entre a mobilidade digital dos celulares ou a qualidade sonora. Para não fazê-lo escolher entre essas duas características consideradas fundamentais por qualquer um que aprecie música, o segredo é investir em produtos que tenham a conectividade como funcionalidade principal.

 

Sistemas de sonorização ambientes para residência já podem ter módulos e caixas acústicas com receptores Bluetooth ou conexões P2, por exemplo. São eles que vão permitir a integração de dispositivos portáteis à rede sonora da casa, levando a versatilidade do streaming para todos os ambientes.

 

Acabamento

 

Instalações de sistemas de som ambiente promovem intervenções no ambiente. Independente de ser um espaço comercial, industrial ou residencial, todos os projetos precisam ser feitos com a atenção e qualidade necessárias para que o impacto positivo não seja apenas sonoro, mas também visual. Imagine que, por se tratar de um sistema durável, ninguém quer ter que refazer a instalação em pouco tempo e nem conviver com aparelhos mal posicionados, esteticamente feios ou uma montagem desleixada.

 

O atendimento dessas expectativas passa pela aquisição de produtos tecnicamente avançados e esteticamente bem construídos. É preciso que o consumidor encontre caixas acústicas que combinem com a decoração que ele já tem, de modo que o sistema harmonize e não destoa dos demais itens já existentes na casa. No aspecto visual da sonorização ambiente, vale o conceito de que “menos é mais”.

 

Para isso há uma série de equipamentos desenvolvidos para conciliar a funcionalidade acústica com a estética. A escolha de itens que aproveitem a estrutura já existente no lugar, por exemplo, é um diferencial a ser considerado — um exemplo são os amplificadores modulares que podem ser acoplados nas caixas padrão 4X2, no lugar de um interruptor de luz ou de uma tomada.

 

Conceito multiroom

 

A integração de diversos dispositivos em uma plataforma central significa, além de conveniência, tendência. Mas é importante que os consumidores tenham à sua disposição funcionalidades que permitam aproveitar a mobilidade dos dispositivos eletrônicos ativamente nos seus projetos de sonorização ambiente.

 

Disponibilizar no ponto de venda equipamentos que permitam a transformação completa da casa ou do ambiente comercial é um diferencial poderoso na hora de conquistar interessados e convertê-los em compradores. Conceitos como o multiroom ajudam a atingir esse objetivo porque impressionam pelo ineditismo e agregam valor à instalação. Ele significa permitir que cada espaço do imóvel tenha total independência sonora, sem perder a conexão completa com a central. Sistemas assim podem ser controlados por aplicativos e oferecem a possibilidade de converter cada cômodo em uma zona apta a receber configurações e conteúdos sonoros independentes, trazendo mais conforto e sofisticação ao espaço.

 

 

Equipamentos in-a-box

 

Esse tipo de embalagem foi uma das principais responsáveis pela popularização dos home-theaters no final dos anos 90 e início dos 2000. Mais baratos que os equipamentos vendidos de forma separada, esses kits são uma solução perfeita para grandes centros comerciais que têm um mix extremamente variado de produtos mas não querem abrir mão de uma clientela interessada em qualidade sonora e inovação.

 

Esse tipo de solução traz de forma unificada, caixas de som e amplificadores que costumam representar a porta de entrada no mundo da sonorização ambiente. É comum que as áreas cobertas por esses produtos não sejam tão grandes quanto as de um projeto dedicado, mas eles impressionam pela qualidade e pela facilidade de instalação. É, acima de tudo, uma boa forma de criar um consumidor cativo que voltará à loja quando pensar em expandir o seu sistema de sonorização ambiente.


Você encontra outras informações sobre projetos e produtos para a instalação residencial no blog Sonorização de Ambientes.

 

< Anterior Próximo >

A maior fonte de informações sobre
Sonorização de Ambientes

logo

Compromisso com a Qualidade
Sonora do início ao fim

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Seg – Sex: 7:42h às 12:00h – 13:00h às 17:30h

Translate »