Como instalar caixa de som no gesso?
19/04/2022

Como instalar caixa de som no gesso?

Para instalar caixa de som no gesso, é necessário observar algumas características no ambiente e ter certeza de que escolheu o equipamento certo. Esses são os dois principais fatores para ter sucesso na sua instalação. 

 

Além disso, outras orientações também podem ajudar quem nunca instalou uma caixa de som no gesso. 

 

Neste artigo, você vai conferir as orientações básicas para quem precisa instalar caixa de som no gesso. Continue lendo, a seguir, e aproveite todas as dicas dos especialistas da Frahm.

 

3 dicas para instalar caixa de som no gesso

 

1. Avalie as características do ambiente

 

Antes de mais nada, você precisa se certificar que o gesso está sendo utilizado como forro e não apenas como um elemento decorativo no ambiente. Essa análise é necessária, pois você vai precisar da parte do forro para instalar o equipamento. 

 

Quando as caixas são instaladas no forro, apenas a tela com o alto-falante são posicionados para fora. O restante do equipamento, bem como a fiação, ficam na parte de dentro do forro. Por isso, é necessário fazer um corte no gesso na hora de instalar a caixa. 

 

2. Escolha as caixas adequadas para o projeto

 

Existem diversos tipos de caixas de som para projetos de sonorização, e não são todas que podem ser utilizadas em instalações no gesso. As caixas podem ser divididas em dois tipos: as caixas de embutir e as caixas de sobrepor.

 

As caixas de embutir são as únicas adequadas para instalação no gesso. Como o próprio nome já diz, você vai embutir a caixa em um forro, que pode ser de gesso, madeira ou outro material. 

 

As caixas de sobrepor só podem ser instaladas nas paredes, deixando todo equipamento aparente. Não é possível instalar uma caixa de sobrepor no gesso, por exemplo.

 

 

3. Observe as características dos equipamentos e do ambiente

 

Além de escolher as caixas de embutir para usar em seu projeto, você deve observar outros fatores. Você deve saber, antes de mais nada, em qual tipo de ambiente as caixas serão instaladas, qual é a finalidade de uso das caixas e como é o local.

 

Essas informações vão te ajudar a escolher a caixa com a potência mais adequada para o projeto, por exemplo. Com base nessas respostas, você também vai conseguir identificar a quantidade de caixas que serão necessárias no projeto. Isso vai depender da metragem do ambiente.

 

Conectividade é outro aspecto importante. Como o sistema de som será controlado? Os recursos de conectividade das caixas podem expandir ou limitar as possibilidades de uso do seu cliente. 

 

Passo a passo para instalar caixa de som no gesso

 

Gabarito de corte

 

As caixas de embutir contam com um guia de corte de teto, que orienta sobre a área que deve ser cortada no gesso, como fazer o corte e quais ferramentas utilizar. 

 

Ter esse manual em mãos é fundamental para evitar cortes que podem comprometer o forro. Utilize sempre o gabarito disponibilizado pelo fabricante da caixa.

 

Sistemas de fixação

 

Outro fator que pode te ajudar no momento da instalação é o tipo de sistema de fixação da caixa de embutir. Escolha uma caixa que conte com um sistema de fixação por etapas. Nesse tipo de instalação, você encaixa o equipamento até um certo nível, permitindo que ele fique sustentado.

 

Suas mãos devem ficar livres para que você consiga conectar os fios na caixa e empurrar o aparelho para que ele fique rente ao forro de gesso. Esse encaixe também pode potencializar o desempenho dos alto-falantes.

 

Conectando os cabos

 

A maioria das caixas de embutir são passivas e usam cabos paralelos em suas conexões. Opte por caixas com sistemas simples para inserir os fios e que sinalizem os pólos negativo e positivo do equipamento. A conexão bananinha costuma ajudar nesse processo.

 

Caso sua caixa seja ativa, ela pode receber sinais de linha que se conectam por RCA; XLR; P10, P2, RJ45; USB; Bluetooth/Wi-Fi. Esse tipo de caixa costuma ser mais prático de instalar, mas o custo comparado com as caixas passivas é superior.

 

Cuidado com o acabamento da instalação

 

Outro aspecto importante na hora de escolher uma caixa de embutir é o design do equipamento. Essas caixas costumam ser escolhidas por deixarem o projeto mais discreto e elegante. 

 

Por isso, o ideal é que a cor da caixa seja a mesma do gesso, bem como seu formato e elementos combinem com o ambiente e deixem o equipamento rente ao teto.

 

Instalar caixa de som no gesso exige que a escolha do equipamento seja feita de forma correta. Como mencionado no início do artigo, existem caixas de sobrepor, que são instaladas na parede, e caixas de embutir, que são específicas para instalação em forros. 

 

A utilização de caixas inadequadas para esse tipo de local pode prejudicar o seu projeto e até danificar o ambiente do cliente. 

 

Você não terá nenhum problema ao instalar caixa de som no gesso se seguir as dicas desse artigo. Quer mais informações? Leia nosso artigo e descubra quais produtos indicar em um projeto de sonorização de ambientes.

 

< Anterior Próximo >