Aumente sua renda aprendendo também a  instalar som!
07/12/2021

Aumente sua renda aprendendo também a instalar som!

Instalar som pode ser uma ótima oportunidade para quem quer aumentar a renda.  Profissionais que atuam com outros tipos de instalação conseguem aprender rápido e com maior facilidade sobre a instalação de outros recursos, como equipamentos de som. Por isso, costumam se dar bem também com a sonorização de ambientes.

Se você tem interesse sobre esse assunto e quer aprender a instalar som para atender um número maior de clientes, continue lendo este artigo. Nele, você vai descobrir porque aprender a instalar som pode ser um ótimo negócio para aumentar a sua renda. Confira!

 

Desafios da profissão de integrador

 

O integrador é um profissional versátil, que se adapta bem e rapidamente aos cenários. Isso é uma das características mais importantes na construção desse perfil. O cenário de instalação em geral exige que o profissional esteja sempre antenado com o que está acontecendo, quais são as tendências do mercado e acompanhe a evolução do consumidor.

Esse é um dos principais desafios para quem atua instalando diferentes tipos de equipamentos. A todo o momento surgem novos recursos, novas tecnologias e tipos de conexões que exigem que o profissional se capacite e desenvolva o seu conhecimento para conseguir instalar os equipamentos da melhor forma possível.

Além de ter sucesso na instalação, esses fatores vão ajudar o integrador a proporcionar uma melhor experiência para o seu cliente. Por isso, é importante sempre buscar conteúdos e materiais técnicos para se manter informado, além de acompanhar pesquisas sobre consumo e o que os fabricantes estão criando - pois eles estão sempre informados sobre os desejos do público. 

Confira o checklist com o que você precisa para instalar som

 

Porque aprender a instalar som

 

Quem atua no mercado de instalações já tem um conhecimento vasto sobre o processo, mesmo que não tenha se especializado no ramo de sonorização. Assim, não será preciso aprender do zero, basta buscar especializações e treinamentos focados em instalação de som.

O mercado de sonorização de ambientes tem crescido consideravelmente nos últimos anos. As pessoas estão mais interessadas em tornar a casa mais aconchegante e o investimento em som ambiente é uma das maneiras de conquistar isso.

Esse objetivo de tornar os ambientes mais aconchegantes foi potencializado com a pandemia. Os consumidores começaram a passar mais tempo dentro de casa e o dinheiro que antes era gasto em viagens e restaurantes passou a ser investido em recursos para a casa.  A quarentena aumentou a venda de eletrônicos em até 85%.

A tendência é que esse tipo de consumo continue em alta mesmo após a pandemia, pois o brasileiro percebeu como é importante ter conforto dentro de casa. Os profissionais que já atuam com outros tipos de instalação e querem aprender a instalar som ambiente têm muito a ganhar com esse novo padrão de comportamento do público. Por isso, é importante começar desde já!

 

Passo a passo para instalação de som

 

Antes de aprender a instalar som na prática, o profissional deve buscar o conhecimento teórico. Ou seja, entender sobre o funcionamento dos equipamentos e como é a performance de cada tipo de acordo com o ambiente. 

É preciso aprender sobre a acústica de ambientes residenciais e como ela é influenciada por diversos fatores, como a estrutura física do local, elementos que o compõem e outros recursos. Algumas melhorias podem ser feitas adotando o uso de elementos específicos, como tapetes, cortinas e almofadas, mas em outros casos é preciso fazer intervenções estruturais. 

Ter conhecimento sobre esses fatores vai ajudar o profissional a orientar o cliente sobre quais são as medidas que serão tomadas ou que ele deve fazer  para resolver qualquer problema relacionado com a acústica.

Outro fator importante é com relação ao dimensionamento do ambiente. Por meio do dimensionamento, o profissional vai identificar como os equipamentos devem ser distribuídos e quantos recursos serão necessários. 

Além disso, dependendo do ambiente, o integrador também vai avaliar qual a potência necessária para sonorizar aquele ambiente, se os equipamentos devem ter algum tipo de conexão específica, se é possível usar um recurso sem fio ou com outros equipamentos que devem ser combinados. 

Quer entender melhor sobre esse processo e aprender a instalar som ambiente? Baixe o passo a passo para instalação de som e confira!

< Anterior Próximo >