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O que saber para montar um projeto e instalar som ambiente

Montar um projeto de sonorização e instalar som ambiente são processos que dependem de alguns fatores importantes. A avaliação do local e os objetivos do cliente são determinantes para que o projeto seja desenvolvido de uma forma ou de outra. Por isso, ter o máximo de informações sobre o local é essencial.

Muitos clientes procuram um profissional do setor com informações vagas e poucos detalhes sobre o ambiente e isso acaba dificultando o trabalho. Cabe ao profissional extrair o máximo de características e especificidades sobre o local para montar um projeto e instalar o som ambiente de acordo com as necessidades de cada caso. 

Alguns aspectos no ambiente podem fazer a diferença na hora de montar esse tipo de equipamento, interferindo até mesmo no resultado final desse áudio. Por isso, é essencial que você entenda o espaço, a finalidade do uso dos aparelhos, as preferências do usuário em relação ao tipo de áudio, etc.

Com isso, organizar esse projeto de sonorização em um espaço pode ficar mais fácil e deixar seu trabalho ainda mais eficiente e prático. A satisfação dos clientes nesses casos também pode ser muito maior, uma vez que suas necessidades serão atendidas com sucesso.

A seguir, confira na leitura desse artigo, detalhes importantes que você precisa saber antes de começar a instalar som ambiente em algum lugar. 

 

O que analisar para elaborar um projeto de som ambiente de sucesso

As características técnicas e estruturais do imóvel influenciam diretamente no projeto de sonorização. Na verdade, não é possível sonorizar um ambiente sem avaliá-lo e entender o que o cliente espera com aquele projeto.

A falta de uma avaliação precisa e um entendimento de quanto o cliente quer investir, por exemplo, para ter os resultados que espera podem causar diferentes entraves para o projeto:

  • erros de dimensionamento e posicionamento dos equipamentos, por exemplo, podem causar desequilíbrio no som e afastar o resultado final do objetivo do cliente;
  • aquisição de menos caixas do que o necessário, possibilitando erros primários, como a falta do som em um ambiente. 
  • compra em excesso de caixas de som, que gera prejuízos que vão impactar no caixa da empresa.

Antes de instalar som ambiente, é necessário avaliar também questões como a quantidade de ambientes a serem sonorizados. O cliente pode optar por montar um sistema de som na sala, como também pode estender esse recurso para outros cômodos da casa, por exemplo.

Também existem casos em que o usuário pretende instalar os equipamentos na área gourmet da residência, sendo uma parte localizada na área interna e outra na área externa. Desta forma, serão também dois ambientes a serem sonorizados de acordo com a necessidade e o uso em cada espaço.

Isso sem falar em outros aspectos que não levam ao resultado esperado, geram custos, causam frustração ao cliente e prejudicam a imagem do profissional ou empresa responsável pelo projeto. Por isso, o entendimento sobre o local e uma conversa com o cliente são etapas essenciais, que não podem ser desconsideradas.

Leia também: Conheça nossos treinamentos para sonorização de ambientes

 

Guia para montar um projeto para instalar som ambiente

O sucesso de um projeto de sonorização de um ambiente depende de inúmeros fatores. Avaliar o local escolhido para a instalação, ter a definição da finalidade do uso das caixas de som, entender os gostos e preferências do usuário, são alguns dos detalhes importantes nesse processo.

Para levar o melhor ao cliente, garantir uma instalação de qualidade e manter a boa reputação do seu serviço, é imprescindível que você entenda esses processos e busque o melhor em cada caso especificamente.

Levando em consideração a importância da compreensão do cenário de cada cliente, levantamos aqui alguns pontos principais que você precisa colocar em prática desde as etapas mais iniciais dos projetos dos seus clientes.

Entenda as necessidades e o orçamento dos clientes

O primeiro passo para instalar som ambiente é realizar uma ou mais conversas sobre os objetivos, necessidades e orçamento do cliente. Esse momento é importante pois revela quais são as expectativas do cliente e quanto ele pretende investir para alcançá-las. 

É possível também saber se será possível entregar um projeto de acordo com o que ele espera, dentro do valor que pretende investir, e já deixar isso alinhado com ele desde o início evitando frustrações futuras. Além disso, esta conversa será o primeiro direcionamento de aspectos importantes, como por exemplo o tipo de sonorização a ser implementada.

O cliente que quer vender mais e por isso pretende proporcionar um ambiente acolhedor ao seu público terá um projeto diferente de quem quer um ambiente de cinema em casa, por exemplo. Entenda melhor sobre os tipos de projeto de sonorização que o seu cliente pode precisar:

  •  residencial: indicada para o uso doméstico;
  • comercial: atende estabelecimentos comerciais diversos;
  • profissional: grandes eventos, como shows, festas e apresentações;
  • áudio consumer: caixas portáteis e multiuso.

Saber essas informações vai ajudar na definição da potência, do nível de som, da quantidade de caixas, no tipo de instalação, entre outros aspectos mais indicados especificamente para o projeto de cada cliente.

Saiba exatamente qual é o tipo de ambiente

Quando pensamos em tipo de ambiente estamos falando em comercial ou residencial, no entanto, os dois podem apresentar inúmeras particularidades específicas, que vão exigir projetos completamente diferentes entre si, ainda que estando na mesma categoria.

No ambiente comercial, por exemplo, não é possível sonorizar um escritório da mesma forma que uma academia é sonorizada. O mesmo acontece com o ambiente residencial, em que uma sala de TV não será sonorizada da mesma forma que um quarto.

Além disso, podemos considerar auditórios e igrejas como ambientes profissionais, mas cada um terá suas próprias características. As igrejas podem ser sonorizadas de formas diferentes devido às suas estruturas físicas e à diretriz religiosa. Cultos com muitas manifestações musicais têm necessidades diferentes de outros ritos onde a música não é tão frequente, por exemplo.

Faça uma avaliação técnica no local

A avaliação técnica é decisiva para a definição de muitos pontos do projeto, como o tipo de equipamento, quantidade de caixas, posicionamento, distanciamento e outros elementos que podem influenciar até mesmo na estrutura. Um ambiente com desafios de reverberação, por exemplo, pode precisar de um tratamento acústico para instalar som ambiente. 

Clientes que não abrem mão da estética e exigem que as caixas de som sejam embutidas no teto, mas que não têm forro no ambiente, terão que fazer intervenções no local. Forros de gesso ou madeira são compatíveis com as caixas de som de embutir. Já em ambientes com laje de concreto e sem forro não é possível instalar esse tipo de equipamento sem interferir na estrutura. 

O dimensionamento do local vai orientar sobre quantas caixas serão necessárias, como será feito o cabeamento e identificar os pontos onde os equipamentos serão colocados. Por isso, é preciso medir o comprimento, a largura e a altura do ambiente.

Informa-se sobre a dependência dos equipamentos

A sonorização será combinada ou dependente de outro equipamento? Por exemplo, em salas projetadas para receber som e áudio de cinema, os aparelhos de som devem ser conectados com a TV. Shoppings e supermercados, onde é necessário o uso de microfones, precisam de equipamentos que conversem com esse recurso. Em outros locais, pode ser preciso conectar os equipamentos a mesas de som, instrumentos musicais etc. 

Identificar esses pontos vai permitir que você desenvolva um projeto e consiga instalar som ambiente atendendo às necessidades do seu cliente e garantindo que ele terá a melhor experiência possível com o projeto. 

 

Cuidados na indicação dos equipamentos

A qualidade dos equipamentos instalados em um projeto faz toda a diferença no resultado final. Investir em bons aparelhos para instalar som ambiente pode evitar dores de cabeça no futuro e o gasto desnecessário para substituir produtos de má qualidade.

Como profissional, é importante indicar os melhores equipamentos para o cliente, sempre pensando em suas necessidades específicas no projeto e no que ele busca para o seu espaço. Com isso, a eficiência no trabalho será ainda maior e a satisfação do cliente garante a boa reputação e a indicação do seu trabalho.

Todos esses fatores são essenciais para determinar um bom andamento de um projeto de sonorização. Seguindo esses passos, é possível concluir esse tipo de trabalho pensando em melhores resultados para o cliente.

Agora que você já sabe os principais pontos a serem levados em consideração na hora de instalar som ambiente, conheça também o nosso Guia para instalação de som ambiente e fique por dentro de todos os detalhes desse processo!

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