O que é e como funciona a ligação de transformador para sonorização ambiente
26/11/2021

O que é e como funciona a ligação de transformador para sonorização ambiente

Em projetos de sonorização de ambientes, um dos principais obstáculos para a instalação é a distância que o sinal de áudio precisa percorrer da saída do amplificador até as caixas instaladas. Nesses casos, a solução é fazer uma ligação de transformador

 

Outra grande dificuldade é encontrar distâncias muito diferentes entre a primeira caixa do sistema e a última. Isso causa um grande impacto no nível de sinal, devido à maior resistência do fio. Quanto mais distante a caixa estiver do amplificador, menor será a intensidade do sinal de áudio, pois a saída da maioria dos amplificadores é de baixa impedância.

 

A ligação do transformador garante que a sonorização terá um som uniforme no ambiente. Os transformadores elevam a tensão da linha, tornando a tensão causada pela resistência do fio praticamente imperceptível. Assim, o som é transmitido com uniformidade da primeira até a última caixa.  Entenda melhor sobre o funcionamento da ligação de transformador a seguir.

 

O que são transformadores para sonorização

 

Transformadores são equipamentos usados na sonorização de ambientes para transferir o sinal elétrico de um circuito para outro. Essa transmissão é feita por meio de um sistema de enrolamento que conta com dois tipos: primário e secundário. 

 

Embora sejam diferentes entre si, os dois enrolamentos são feitos a partir de um acoplamento magnético. Esse acoplamento faz com que mudanças na tensão e nas correntes da linha onde foram inseridos aconteçam. Além disso, os transformadores podem ser de dois tipos: tronco ou linha. 

 

Como funciona a ligação de transformador

 

O funcionamento da ligação de transformador é baseado na perda de potência causada pelo excesso de corrente nos cabos. Essas perdas precisam ser eliminadas, e os transformadores são utilizados para isso. O transformador tronco eleva a tensão no início da linha e transmite o áudio com baixa corrente.

 

Na outra ponta, o transformador de linha rebaixa a tensão ao nível original e entrega a potência para os alto-falantes com baixas perdas. Entenda melhor sobre o transformador tronco e o transformador linha, bem como o funcionamento desses recursos.

 

Transformador tronco

 

O transformador tronco eleva a tensão na saída do amplificador. Por isso, é instalado diretamente na saída do amplificador, quando a impedância for baixa, de 4 a 8 ohms normalmente.  Esse tipo de transformador pode ser encontrado em uma grande variedade de potências e, geralmente, conta com duas variações em seu enrolamento: um para linha de 70v e outra para linha de 210v. 

 

—> Construa a acústica perfeita para projetos personalizados de sonorização de ambientes!

 

Com uma ramificação, é possível usar o mesmo transformador tronco na instalação para alcançar distâncias maiores. Basta fazer uma ramificação da sua saída. Com essa ligação, é possível diminuir a passagem de corrente em cada linha pela metade e reduzir perdas.

 

Transformador linha

 

O transformador linha transmite o som na mesma potência por todas as caixas. É o recurso indicado para sistemas de som com diversas caixas, onde há uma sequência de unidades. Nesses casos, a primeira caixa sempre está mais próxima da central de onde sai o som e a última está mais longe. 

 

Esse posicionamento faz com que a caixa que está mais perto transmita o melhor som e a caixa que está mais longe transmita o pior som. Na sonorização de ambientes isso não pode acontecer, o som precisa chegar com a mesma qualidade e potência em todas as caixas. Por isso, o transformador linha é usado.

 

Assim como o transformador tronco, o linha também pode ser encontrado em diversas potências. No entanto, exige um cuidado maior no momento da escolha. A soma das potências de todos os transformadores linha do sistema deve ser próxima da potência máxima do amplificador.

 

Como aplicar nos seus projetos de instalação de som

 

Os transformadores tronco e linha podem ser usados em projetos com instalações em que é necessário usar mais de 40 metros de fio. Nesses casos, o risco de ter perdas por causa da distância é muito grande. Utilizando os transformadores essas perdas podem ser evitadas. 

 

—> Baixe o passo a passo para instalação de equipamentos de som!

 

Além dessa situação, os transformadores tronco ou linha podem ser usados, ainda, quando não há meios de fazer o casamento de impedância entre as caixas, por causa de dificuldades físicas do próprio ambiente. No caso de grandes ambientes, como shoppings, hospitais, supermercados, hipermercados, aeroportos etc., os transformadores tronco ou linha são fundamentais para garantir uma instalação de qualidade.

 

O transformador linha também atende projetos com mais de 8 caixas de som. Por outro lado, não é indicado em projetos de sonorização residencial.

 

Quer aprender mais sobre ligação de transformador para sonorização ambiente? Faça o treinamento da Frahm!

< Anterior Próximo >