O que é o Line Out e para que serve?
24/09/2020

O que é o Line Out e para que serve?

O uso de alguns sistemas, de forma combinada, exige determinados recursos para fazer a conexão ou a transmissão do áudio, sinal etc. Por esse motivo, um projeto de sonorização ou a montagem de um aparato de som conta com diferentes tipos de equipamentos. O Line Out é um desses recursos.

 

O Line Out é fundamental para o envio do sinal de um dispositivo eletrônico para outro e pode se apresentar em dois tipos: o fixo e o variável. Neste artigo, você vai entender melhor o que é e para que serve o Line Out. Acompanhe!

 

O que é Line Out e para que serve?

 

Line Out é uma saída, presente em alguns equipamentos, utilizada para fazer a conexão com outros recursos. Este procedimento depende do uso de um cabo Line Out e serve para enviar o sinal de um dispositivo eletrônico para outro, como por exemplo caixas de som, amplificador, mesa de som ou instrumentos musicais.

 

Tipos de Line Out

 

O Line Out conta com dois tipos: o fixo e o variável. No Line Out fixo é possível ligar outro amplificador ou caixa ativa compartilhando o sinal enviado. Esse tipo de Line Out não tem seu nível de saída alterado quando há mudanças no volume do equipamento de onde o sinal está sendo enviado. Assim, tanto ao abaixar, quanto ao aumentar o volume, o nível de saída do Line Out fixo se mantém.

 

O Line Out variável também permite ligar outro amplificador ou caixa ativa, compartilhando o sinal enviado, no entanto, ao contrário do modelo fixo, o nível de saída varia de acordo com as mudanças de volume no aparelho que está gerando o sinal. Ou seja, aumentando ou diminuindo o volume haverá variações no nível de saída do Line Out variável, por isso seu nome.

 

Quando o Line Out fixo e o Line Out variável são utilizados?

 

Cada tipo de Line Out pode ser utilizado de uma maneira. O Line Out fixo, por exemplo, é indicado para conectar amplificadores, permitindo que os equipamentos sejam controlados individualmente. Já o Line Out variável é utilizado para interligar caixas ativas graves, ou seja, subwoofers, no amplificador. Isso permitirá que o volume dos equipamentos fique unificado. 

 

De forma prática, no Line Out fixo o ajuste de som é feito de forma independente e no Line Out variável, de forma proporcional nos equipamentos conectados, a partir de um originário do som. 

 

Nos projetos de sonorização é possível utilizar o Line Out para conectar uma mesa de som, por exemplo. Nesse caso, pode ser utilizado tanto o modelo fixo, quanto o variável. Quando o sistema exige mais controle e não pode sofrer interferências, como em apresentações profissionais etc., o ideal é utilizar o Line Out Fixo. Assim, nenhuma alteração no sistema vai prejudicar o som.

 

Outra forma de uso do Line Out bastante comum é com instrumentos musicais, conectando em guitarra, baixo, microfone etc. 

 

Qual tipo de Line Out é mais vantajoso para a instalação?

 

Os dois tipos de Line Out apresentam vantagens. O que vai determinar qual é o melhor para um projeto ou outro é a aplicação do amplificador, que pode contar com saídas de Line Out Fixo e Line Out Variável. 

 

Isso proporciona maior flexibilidade para o projeto, que pode ser adaptado de acordo com as necessidades dos usuários. Até mesmo depois de optar por um tipo, o usuário consegue solicitar uma troca ao instalador, não sendo necessário adquirir novos equipamentos.

 

Como escolher o tipo de Line Out ideal?

 

O recomendado é sempre ter o apoio de um profissional técnico, que possa avaliar o seu a sua necessidade e adequar um projeto a ela. Esse especialista vai fazer uma análise e indicar os recursos indicados para as características do seu projeto, além de realizar também a instalação dessa estrutura.


Contratando um especialista, você evita de comprar um equipamento errado, fazer a instalação de forma equivocada, perder tempo e sofrer um desgaste desnecessário. Tem dúvidas sobre aparelhos, sistemas de som ou precisa de ajuda para desenvolver o seu projeto de sonorização? Converse com a nossa equipe técnica. Nossos especialistas estão preparados para te ajudar com o que você precisar!

 

Projeto pronto

< Anterior