Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que é o Line Out e para que serve?

O uso de alguns sistemas, de forma combinada, exige determinados recursos para fazer a conexão ou a transmissão do áudio. Por esse motivo, um projeto de sonorização ou a montagem de um aparato de som conta com diferentes tipos de equipamentos. O Line Out é um desses recursos.

O Line Out é fundamental para o envio do sinal de um dispositivo eletrônico para outro e pode se apresentar em dois tipos: o fixo e o variável. Neste artigo, você vai entender melhor o que é e para que serve o Line Out. Acompanhe!

O que é Line Out?

Line Out é uma saída, presente em alguns equipamentos, utilizada para fazer a conexão com outros recursos. Este procedimento depende do uso de um cabo Line Out e serve para enviar o sinal de um dispositivo eletrônico para outro, como por exemplo caixas de som, amplificador, subwoofer, mesa de som ou instrumentos musicais.

O Line Out permite que um dispositivo transmita um sinal de áudio para outro dispositivo. Por exemplo, de um CD player, computador ou TV para um amplificador ou sistema de alto-falantes. Ele é projetado para fornecer um sinal de áudio de alta qualidade que pode ser amplificado e processado por outro dispositivo.

Quais são os tipos de line out? 

A saída Line Out refere-se à saída de um dispositivo que envia um sinal de áudio a outro dispositivo. A terminologia Line Out é comum em aparelhos como players de música, amplificadores, subwoofer, TVs e outros dispositivos de áudio. Há dois tipos principais de Line Out: fixo e variável.

Line Out Fixo

No Line Out fixo é possível ligar outro amplificador ou caixa ativa compartilhando o sinal enviado. Esse tipo de Line Out não tem seu nível de saída alterado quando há mudanças no volume do equipamento de onde o sinal está sendo enviado. 

Assim, tanto ao abaixar, quanto ao aumentar o volume, o nível de saída do Line Out fixo se mantém. De forma prática, no Line Out fixo o ajuste de som é feito de forma independente, por isso, é indicado para conectar amplificadores, permitindo que os equipamentos sejam controlados individualmente. 

Line Out Variável

O Line Out variável também permite ligar outro amplificador ou caixa ativa, compartilhando o sinal enviado, no entanto, ao contrário do modelo fixo, o nível de saída varia de acordo com as mudanças de volume no aparelho que está gerando o sinal. 

Ou seja, aumentando ou diminuindo o volume haverá variações no nível de saída do Line Out variável, por isso seu nome. Ele é utilizado para interligar caixas ativas graves, ou seja, subwoofers, no amplificador. Isso permite que o volume dos equipamentos fique unificado.

Confira: Tipo de sonorização ideal para cada ambiente: o que você precisa saber 

Qual o melhor tipo de line out para instalação?

Os dois tipos de Line Out apresentam vantagens, portanto, o que vai determinar qual é o melhor para um projeto ou outro é a aplicação do amplificador, que pode contar com saídas de Line Out Fixo e Line Out Variável. 

Isso proporciona maior flexibilidade para o projeto, que pode ser adaptado de acordo com as necessidades dos clientes. Até mesmo depois de optar por um tipo, o cliente consegue solicitar uma troca ao instalador, não sendo necessário adquirir novos equipamentos.

Por isso, avalie o tipo de equipamento que você está conectando. Se o dispositivo de destino tem um controle de volume fácil de usar e acessível, um Line Out fixo pode ser adequado. Já se é preciso um único ponto de controle de volume, um Line Out variável pode ser mais apropriado. A escolha deve considerar os fatores de cada caso específico. 

Como escolher o line out ideal para cada projeto? 

O recomendado é sempre ter o apoio de um profissional técnico, que possa avaliar o seu a sua necessidade e adequar um projeto a ela. Esse especialista vai fazer uma análise e indicar os recursos indicados para as características do seu projeto, além de realizar também a instalação dessa estrutura.

Tem dúvidas sobre aparelhos, sistemas de som ou precisa de ajuda para desenvolver o seu projeto de sonorização? Confira os projetos desenvolvidos pela Frahm!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente