Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Vantagens da linha de montagem SMD para equipamentos de som

A linha de montagem SMD é uma técnica de produção industrial que proporciona maior segurança para o processo produtivo. Além disso, traz leveza e mais resistência para os produtos. Adotando essa técnica, as empresas conseguem eliminar os processos convencionais, que exigem maior esforço e são menos produtivos, de forma geral.

 

A Frahm utiliza a linha de montagem SMD na produção de seus equipamentos de som. Por isso, está sempre à frente no mercado, entregando qualidade, eficiência e maior durabilidade. Neste artigo, você vai entender como a linha de montagem SMD funciona e quais são as vantagens que ela oferece. Continue com a leitura e confira!

 

O que é a linha de montagem SMD?

 

A linha de montagem SMD é um método em que os componentes dos equipamentos são montados diretamente na superfície das Placas dos Circuitos Impressos (PCI). Com essa técnica, o fabricante consegue aproveitar os dois lados da placa. Dessa forma, utiliza-se menos placas e o peso do equipamento é reduzido significativamente. 

 

 

 

Nesse modelo de montagem, os terminais dos componentes são fixados diretamente nos furos das placas e a solda é feita do lado oposto. Isso proporciona maior eficiência do que um processo de montagem de PTH (Pin Through Hole), por exemplo. 

 

A linha de montagem PTH é considerada como um método convencional. Esse processo é menos produtivo porque exige etapas mais manuais. Os terminais dos componentes eletrônicos atravessam os furos na placa do circuito para depois serem soldados e isso é feito manualmente.  

 

Diferente da linha de montagem SMD, onde os processos são totalmente automatizados, feitos em máquinas específicas, com maior agilidade e precisão. Com isso, a empresa consegue evitar os erros que são comuns em um processo de produção manual.

 

Quais são as vantagens da linha de montagem SMD?

 

A principal vantagem da linha de montagem SMD é a redução de custos.  Os componentes SMD não contam com terminal. Por isso, gastam menos material no encapsulamento do que os componentes PTH. 

 

Outro destaque do uso dessa linha de montagem é a excelência do funcionamento dos circuitos. Depois de montados, os circuitos passam por diversos testes funcionais, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos. Por isso, é bastante comum que as empresas contratem um terceiro especializado, que vai garantir a montagem correta do circuito.

 

A linha de montagem SMD também oferece maior facilidade no desenvolvimento de protótipos. Isso porque a configuração da linha de montagem para pequenos circuitos é mais fácil e rápida. Assim, o equipamento adquire um acabamento de qualidade superior.

 

As montagens de placas também se tornam cada vez menores, isso gera maior economia de espaço no equipamento. O resultado é um layout mais limpo e funcional, quando comparado ao processo tradicional.

 

Como é a linha de montagem na Frahm

 

A Frahm é pioneira na adoção e lançamento de diversas tecnologias para seus equipamentos de som, e isso é possível, em grande parte, por causa de sua linha de montagem. A fabricante conta com uma linha de montagem própria, onde desenvolve todos os componentes, peças e circuitos de seus aparelhos.

 

—> Para saber mais sobre a história de pioneirismo da Frahm, cadastre-se para acompanhar nossa trilha de conteúdos por e-mail!

 

Esse processo garante que a Frahm tenha todo o controle de sua produção, desde o projeto do aparelho até o seu acabamento. Como a empresa também desenvolve os componentes, a combinação de recursos acontece de forma alinhada. 

 

Ou seja, todos os recursos funcionam perfeitamente juntos. Isso evita, por exemplo, que o cliente precise passar pela manutenção dos seus equipamentos de som com diferentes fornecedores. 

 

Para quem vende ou trabalha com instalação de produtos Frahm, isso é uma grande vantagem. Dificilmente o profissional terá que lidar com a reclamação de clientes e pedidos de troca.  

Na hora de vender um projeto de sonorização, conte com a Frahm! Preencha o formulário e ganhe um projeto de sonorização totalmente gratuito!

 

Projeto pronto frahm

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente