Você tem dificuldades para passar cabos pela parede nas suas instalações de som? Saiba como resolver!
20/04/2021

Você tem dificuldades para passar cabos pela parede nas suas instalações de som? Saiba como resolver!

Um dos maiores desafios enfrentados pelos instaladores de som é o momento de passar cabos pela parede. Quando essa etapa não é feita ainda no projeto ou durante a obra, o profissional os desafios se tornam ainda maiores.

Além de não saber como está a situação dos conduítes dentro da parede — o que pode dificultar a passagem dos cabos —, em áreas muito extensas, alguns métodos de passagem podem não funcionar. Com isso, o profissional perde tempo, fica irritado e isso pode causar outros problemas para a instalação, como a falta de atenção em outros processos. 

Se você também tem dificuldades para passar cabos pela parede durante as suas instalações de som, veja as dicas que listamos neste artigo!

 

4 formas de passar cabos pela parede durante as instalações de som dos seus clientes

 

Conheça a área da instalação

Antes de começar qualquer processo de passar cabos pela parede para uma instalação, informe-se sobre o projeto arquitetônico do local. Se possível, peça uma planta do imóvel para o cliente e identifique as tubulações do ambiente. Confirme se há conduítes no imóvel ou se já existe uma passagem de fios de internet ou qualquer outro tipo que pode ser utilizado. Caso contrário, pode ser necessário quebrar paredes para fazer a passagem ou buscar outra alternativa.

A partir dessa informação, você consegue desenhar como será a passagem dos fios e até utilizar uma área que já conta com uma passagem, como a de fios de internet ou televisão. Ter essas informações também vai te ajudar com a definição dos materiais que serão necessários para a instalação.

 

Utilize um passa fio

O passa fio ou sonda guia é um recurso bastante popular e utilizado pelos instaladores para passar cabos pela parede. Se você ainda não conhece ou nunca utilizou esse recurso, saiba que pode ser muito útil durante as suas instalações. 

Esse material elétrico é formado por um fio de aço resistente com uma ponta chata, que é inserido pelo conduíte ou tubulação da parede, sendo conduzido até a outra saída. Os fios são amarrados ao passa fio e empurrados para dentro da tubulação até chegar ao ponto desejado.

Para utilizar um passa fio é importante tomar alguns cuidados, como fazer a verificação sobre se não há torções ou dobras no produto, pois isso pode atrapalhar a passagem e impedir que a fiação alcance a saída desejada. Se o passa fio apresentar rachaduras ou rompimentos, substitua-o por outro.

Além disso, outra boa prática é, na hora de fazer a passagem dos fios, tirar em torno de 7 centímetros da isolação dos fios que serão puxados. Assim, serão colocadas as pontas expostas pelo gancho do passa fio, fazendo o procedimento em um por vez. 

Mais uma dica: alterne os lados dos ganchos para que a metade dos fios passe por um lado e a outra metade passe pelo outro, assim a distribuição da pressão dos fios será mais homogênea. Antes de começar a passagem, dobre os fios na direção da isolação e deixe a cabeça dos fios o menor que conseguir. Depois enrole a cabeça do fio e o gancho com uma fita isolante. 

Se a passagem for muito longa, utilize um lubrificante adequado na cabeça do fio, isso vai facilitar a passagem. Além disso, tenha sempre em seu equipamento de instalação dois cabos passa fio, caso tenha problemas com um você terá outro para usar.

 

Fios flexíveis e lubrificante

Em áreas menores e menos complexas, o passa fio não é necessário. Você consegue passar cabos pela parede com o auxílio de um lubrificante e usando os fios certos. Invista em cabos flex, que são mais flexíveis e fáceis de movimentar durante a passagem. Essa opção é a mais indicada para fazer a passagem em tubos flexíveis, principalmente em trajetos com muitas curvas.

Passe um lubrificante próprio para esse tipo de material nos fios, atentando também para o fato de não utilizar nada que possa danificar a superfície dos cabos, e sim somente facilitar a passagem. Caso não encontre o lubrificante adequado, a vaselina sólida pode ajudar.

 

Passagem de fio em conduítes danificados  

Antes de escolher um método para passar cabos pela parede em conduítes amassados é preciso entender porque os materiais estão danificados

O eletroduto pode estar entupido, por causa de cimento que caiu na área durante a obra e depois ressecou, por exemplo. Nesse caso, a solução é quebrar a parede para fazer a retirada do cimento. Se o motivo do entupimento é pedra ou cimento solto, é possível fazer a limpeza usando um aspirador de pó e uma sonda

Quando o conduíte está amassado, a solução para passar cabos pela parede é prender um cabo na sonda e os outros nos próprios cabos. Assim, a emenda ficará gradativa e não toda presa na sonda. 

Para isso, faça um corte no meio do primeiro cabo que vai prender na sonda, depois passe outro cabo no corte. Repita o processo com os outros e passe a fita isolante. Esse procedimento vai fazer com que a espessura do cabo vá engrossando gradativamente, facilitando a passagem dos cabos, de acordo com o estreitamento do conduíte.

Agora que você já sabe passar os cabos pela parede na hora de fazer a instalação de som, que tal oferecer um projeto completo para o seu cliente? Nossa equipe pode desenvolver o projeto para você, preencha o formulário no link para solicitar o seu.

 

Projeto pronto frahm

< Anterior