Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Passo a passo para a instalação da sua caixa para som ambiente

A música faz parte da vida de muitas pessoas atualmente, o que faz com que a instalação de som ambiente seja um recurso muito utilizado. Para que seja feito um bom trabalho, é preciso saber de detalhes importantes sobre esse processo, buscando sempre um resultado mais satisfatório possível.

Esse tipo de recurso permite que o som seja distribuído em vários cômodos da casa, o que proporciona ao cliente uma experiência sonora mais imersiva. Além disso, com ele é possível controlar o volume e a escolha das melhores músicas da playlist de uma forma centralizada.

Ter um ambiente sonorizado não é tão simples quanto escolher uma boa caixa de som para a casa. Sendo assim, a ajuda de um profissional pode ser muito bem-vinda nesses casos, facilitando um pouco mais a vida do cliente.

Alguns fatores como o tipo de ambiente, o tamanho do espaço, a quantidade de móveis no local, o tipo de uso das caixas e a finalidade do uso desse equipamento, podem fazer a diferença na hora de direcionar esse tipo de projeto.

Por isso, é essencial que você se atente a esses detalhes e esteja pronto para atender às necessidades dos clientes que buscam esse tipo de recurso em sua casa ou espaço profissional. Escolhendo os modelos certos para cada situação, a experiência desse usuário será melhor e o seu trabalho ainda mais valorizado.

A seguir, conheça um passo a passo para a instalação de som ambiente e saiba como deixar seus clientes mais satisfeitos!

Leia também: Conheça nossos treinamentos para sonorização de ambientes

Guia para instalação de som ambiente

Uma boa instalação tem início logo na primeira conversa com o cliente, quando você deve pegar algumas informações essenciais para o projeto, como a análise do ambiente que receberá esse tipo de recurso.

Para aumentar a eficiência do seu trabalho, busque atender às necessidades específicas de cada usuário, visto que a sonorização pode ser ainda melhor quando utiliza-se os materiais mais indicados em cada situação.

Existem muitos modelos de caixas de som, amplificadores, cabos e outros produtos utilizados em um projeto de sonorização. A escolha ideal de cada um deles é influenciada por questões como o tamanho do ambiente, o tipo de áudio para cada lugar, a disposição dos móveis do espaço, entre outras.

Alguns detalhes na hora de realizar a instalação também podem influenciar no resultado final desse projeto, sejam eles relacionados à estrutura ou à estética. Pensando nisso, é fundamental que você dê uma atenção especial a essas questões para garantir a satisfação ao final de todo o processo.

Confira a seguir, algumas dicas importantes a serem seguidas na hora de organizar o melhor projeto de instalação de som ambiente:

Conheça o ambiente

Um dos principais passos e o pontapé inicial para um projeto de sonorização de som ambiente dar certo é: conhecer o ambiente. Realizar uma visita técnica para avaliar o espaço pode fazer toda a diferença no resultado do seu trabalho.

É importante considerar as características do espaço, como o seu tamanho, a acústica, se é um local aberto ou fechado, entre outros aspectos. Os materiais utilizados em uma sonorização de uma sala de TV devem ser diferentes de uma área gourmet externa, por exemplo.

Em muitos casos, o cliente pode solicitar a instalação de som ambiente em um espaço como a área gourmet com dois espaços, sendo um fechado e outro aberto. Nessa situação, é essencial definir os melhores equipamentos para cada espaço, buscando o melhor resultado na qualidade do som.

Sendo assim, a avaliação do ambiente e das necessidades de cada usuário especificamente é primordial para o sucesso de um projeto de sonorização. Além da satisfação do cliente, a reputação do seu trabalho também pode ser um fator em questão nesses casos.

Escolha as caixas acústicas

As caixas acústicas a serem instaladas em som ambiente também devem ser escolhidas com muito cuidado. Entender o projeto e quais as necessidades dele pode ser determinante no resultado final desse processo.

Existem alguns tipos de caixas de som no mercado, feitas para atender a diferentes tipos de gostos e finalidades. São modelos de potência maior e menor, para ambientes internos e externos, caixas maiores e menores e com designs diferenciados de acordo com a sua utilidade.

Alguns modelos são feitos para embutir no forro de gesso e outros de sobrepor móveis, objetos ou mesmo serem posicionados no chão. Quando o cliente possui o ambiente já preparado para receber caixas de embutir, evita a necessidade de qualquer tipo de reforma ou reparo para esse tipo de instalação.

O tipo de caixa de som, a quantidade a ser instalada e o local em que serão posicionadas, dependem também de fatores como o tipo de ambiente e a finalidade do uso. Pessoas que buscam uma experiência de cinema em casa, por exemplo, não terão a mesma instalação de som ambiente de uma pessoa que busca um som para festas na área da piscina.

Instale os equipamentos

Depois de conhecer o ambiente e escolher as caixas acústicas, é hora de colocar a mão na massa e instalar os equipamentos.  Os produtos para instalação de som ambiente da Frahm são bem fáceis de fixar na parede ou no teto. 

Os aparelhos já vêm com suportes e sistemas seguros, o que permite que a instalação possa ser feita com um conjunto simples de buchas e parafusos. Você pode utilizar uma furadeira ou parafusadeira para esse processo.

Nos casos das caixas de embutir ou arandelas, a caixa do produto serve como auxílio para demarcar a área a ser cortada. Essa marcação deve ser feita pela área interna do verso do equipamento e nunca pela externa, evitando assim erros na hora da instalação.

Após essa instalação física dos equipamentos, é preciso configurar o sistema de som para que tudo saia dentro do planejado. Definir o volume e a equalização da caixa de som garante que o som seja distribuído uniformemente em todos os espaços sonorizados.

 

Cuidados na hora da instalação

É fundamental tomar alguns cuidados na hora da instalação de som ambiente, pois todos os detalhes podem fazer a diferença para um resultado satisfatório para o cliente. Estar atento a detalhes no posicionamento, acabamento, conexão dos cabos, etc, pode garantir que seu trabalho seja um sucesso.

Um ponto importante é que as furadeiras atuais possuem regulagem de pressão. Desta forma, indica-se a força média para uso em forros PVC e a baixa para uso em superfícies com materiais menos rígidos, como o isopor, por exemplo.

Antes de finalizar, é essencial fazer a conexão dos fios que são responsáveis por levar o áudio desde o amplificador até a caixa de som. Fique atento também  à polaridade para não errar nessa etapa. 

Uma caixa de som ambiente é uma parte que fica exposta no cômodo, por isso é importante que você dedique uma atenção especial ao acabamento deste trabalho. Esse cuidado pode evitar que aconteçam danos ao produto ou ao espaço em que ele será instalado. 

Outra dica nesses casos é evitar a passagem do cabo de som perto de onde os fios elétricos passam nesse ambiente. Em espaços residenciais, a energia elétrica gera um campo magnético que pode influenciar no sistema de som, produzindo alguns tipos de ruídos.

Em relação aos cabos, dê preferência aos de cobre, pois apesar de terem um valor mais elevado, podem prolongar bastante o tempo de vida útil do sistema. Fios mais baratos, como as do tipo CCA (mistura de cobre com alumínio), que possuem ligas metálicas, podem reduzir a resistência do condutor e facilitar a quebra.

Você pode também indicar ao cliente que faça uma manutenção regular desses equipamentos. Limpeza da caixa de som e dos amplificadores, a verificação dos cabos de conexão e a atualização do software dos aparelhos devem ser realizadas quando for necessário.

Esses tipos de cuidados, tanto na parte estrutural do projeto, quanto na parte estética, podem garantir um trabalho mais eficiente, evitar desgastes e erros desnecessários no trabalho e aumentar a satisfação e felicidade do cliente com o resultado final dessa instalação de som ambiente.

Fique atento a esses detalhes ao iniciar um projeto de sonorização e siga todos os passos para aumentar as chances de um trabalho bem sucedido. Nesses casos, a especificidade de cada projeto e necessidade do cliente também podem fazer a diferença no resultado final quando levados em consideração.

Quer saber ainda mais pontos importantes a serem considerados na hora de colocar em prática a instalação de som ambiente? Conheça nosso E-book e fique por dentro de tudo!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente