Como projetar ambientes com som de qualidade
02/01/2020

Como projetar ambientes com som de qualidade

O consumo de música já se tornou algo onipresente na vida das pessoas. Não há mais aquela exigência técnica de que quem quisesse relaxar ouvindo um som precisava estar em um ambiente específico, se preocupar com a plataforma em que a música estaria armazenada e fazer esta atividade quase uma atividade de dedicação exclusiva. Com a popularização dos serviços de streaming e das tecnologias sem fio, o ouvir música é um ato contínuo, que não começa nem termina em um momento específico.

 

Essa tendência já foi analisada pela IFPI, sigla em inglês para Federação Internacional da Indústria Fonográfica, que mostra que os consumidores passam mais de 18 horas por semana ouvindo música. O volume é maior do que o registrado no ano passado, quando esse tempo era de, em média, 17,8 horas. O público também afirmou aos pesquisadores que prefere o streaming: 64% de todos os abordados disseram que só consomem entretenimento por áudio via plataformas on-line. E o que isso tem a ver com arquitetura?

 

Tudo! Com esse cenário desenhado e consolidado, fica evidente que o arquiteto não pode mais apenas em projetar ambientes sem considerar o som que será instalado ali. Nem “esquecer” de prever caixas acústicas em cômodos antes considerados inusitados, como o banheiro e a cozinha. É fundamental inovar, e enxergar a casa toda como uma área dedicada à música vai agradar muito mais os clientes que procuram pelos serviços de um especialista no planejamento de ambientes residenciais.

 

O que considerar na hora de projetar ambientes otimizados para o som

 

O primeiro passo para garantir um projeto de excelência é fazer o dimensionamento adequado do ambiente que será sonorizado. Dados como a altura, a largura e o comprimento do espaço fazem toda a diferença na hora de escolher quais equipamentos serão utilizados. Outros aspectos que devem ser observados são a disposição dos móveis, se há ruídos internos ou externos que possam comprometer a qualidade do som e a existência de objetos como cortinas e tapetes. 

 

É fundamental ainda analisar a acústica do local e verificar com o cliente qual é a intenção dele com a instalação do sistema sonoro. Essas informações são muito importantes para que você consiga estimar quantos aparelhos serão necessários e os locais onde eles deverão ser posicionados.

 

Uma boa estratégia é considerar equipamentos de som sem fio para projetar ambientes com mais tranquilidade e eficiência técnica. Os principais fabricantes de equipamentos para som ambiente do mercado já disponibilizam uma série de produtos nas suas linhas que utilizam os sinais Wi-Fi e Bluetooth para integrar recursos, transmitir informações e melhorar a experiência do usuário.

 

Conheça bem a vontade do cliente

 

Mesmo que você não seja um instalador de som deve, como arquiteto responsável pelo projeto da casa, saber quais são as maiores necessidades do cliente em relação ao sistema de som. Saber disso e incluir essas respostas no planejamento vai facilitar e muito o trabalho de outros profissionais e reduzir bastante o risco de que adaptações tenham que ser feitas — e aquilo que você pensou inicialmente, não seja respeitado na prática.

 

Veja algumas informações importantes de serem sondadas com o cliente:

 

  • Quantas vezes o cliente costuma ouvir seu som?
  • O cliente espera usar o sistema para música de fundo ou a música é sua paixão e ele pretende fazer audições mais detalhadas e apuradas?
  • Mais alguém em sua casa vai usar o sistema de som? E, caso haja, quais as preferências dos outros membros dessa família?
  • O sistema será usado apenas para ouvir exclusivamente a músicas ou será usado também para exibição de filmes e jogos?
  • Quais tipos de mídias serão usadas no sistema (LP, CD, DVD, Blu-Ray)?
  • Quanto o cliente está disposto a investir na aquisição do equipamento?

 

Além de todas essas informações, é importante conhecer também os princípios básicos da instalação de um sistema de som ambiente. Nossos especialistas elaboraram um infográfico que pode ajudar você a entender melhor essa realidade tão importante quanto a tarefa de projetar ambientes com som de qualidade. Clique aqui agora e acesse gratuitamente.

 

Para conhecer mais sobre equipamentos de som e como projetar ambientes para som com qualidade, acesse agora o nosso blog. Aproveite ainda para conhecer nossos produtos no site.

 

Guia para Instalação de Som Ambiente

< Anterior Próximo >