Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como modernizar o seu projeto acústico com equipamentos sem fio

O desejo de ter um sistema de sonorização de ambientes em casa tem crescido entre os consumidores. Com o passar do tempo eles foram percebendo que o conforto de ter áudio de qualidade em toda a casa sem precisar depender de mais de um aparelho ou ter que movimentar o equipamento de um lado para o outro transformou-se em algo acessível, tanto técnica quanto financeiramente. Essa mudança de paradigma tem ocorrido pela mudança no tipo de projeto acústico oferecido e pela ampliação da oferta de equipamentos com boa qualidade e desempenho.

 

Há cerca de 15 anos, desejar ter um sistema de som ambiente em casa exigia altos investimentos e essa demanda costumava ser atendida por profissionais que só lidavam com o público interessado no high end: aparelhos de altíssimo desempenho, refinamento acima da média e principalmente, preços inalcançáveis para a maior parte dos consumidores. Felizmente isso mudou.

 

Hoje é muito mais fácil contar com um especialista que além de desenvolver um excelente projeto acústico, terá a disposição equipamentos modernos e que entreguem alta qualidade com o menor impacto no ambiente e praticamente nenhuma necessidade de obras ou grandes intervenções. Porque muita gente já deixou de instalar um sistema de som ambiente justamente por não querer quebra-quebra e obras na sala, nos quartos ou até nas áreas externas das suas residências.

 

Projeto acústico sem fio: uma realidade prática e conveniente

 

Além dos ambientes residenciais, espaços destinados à atividades comerciais também precisam de um bom sistema de sonorização de ambiente. Além de permitir um relacionamento mais próximo com os clientes por meio da comunicação por voz, informação de ofertas e transmissão de avisos, a própria música dentro das lojas ou outros locais que recebam o público pode interferir positivamente na experiência.

 

Um levantamento recente feito por uma rede de varejo britânica mostrou que clientes em um restaurante que tem música ambiente gastam, em média, duas libras a mais por pessoa — sobretudo se são expostos à música clássica. Até a percepção do paladar pode ser alterada, já que o mesmo estudo apontou que canções suaves fizeram com que as pessoas percebessem detalhes mais sutis na comida e na bebida, o que não aconteceu quando o som tocado era mais agressivo. Ou seja: o uso adequado da técnica de sonorizar um ambiente pode trazer resultados muito positivos.

 

Mas como isso pode ser feito sem intervir tanto no espaço? A dúvida, que é mais frequente quando o local a receber a instalação é uma casa, também está na cabeça de quem tem um empreendimento comercial em uma sala alugada, por exemplo. O que o empreendedor menos quer é ter que gastar duas vezes: uma para instalar a aparelhagem e outra para recuperar as paredes da passagem de fios e dos furos feitos para as arandelas e amplificadores.

 

Em situações assim, não deixe de fechar negócio por conta do medo que o cliente tem das grandes intervenções. Ofereça imediatamente as soluções em projeto acústico sem fio já existentes no mercado e desenvolvidas especialmente para esse tipo de aplicação.

 

Continue a leitura e veja quais equipamentos podem conquistar o consumidor e entregar uma experiência sonora excelente.

 

Caixas acústicas Wi-Fi

 

Desenvolvidas pela fabricante de equipamentos de som brasileira Frahm, o kit CR Wi-Fi 4” Ativa + Passiva é a solução ideal para quem quer alta qualidade e elegância. Composto por duas caixas acústicas com design moderno e diferenciado, o conjunto pode ser facilmente fixado em uma parede sem a necessidade de passagem de fios para a transmissão do sinal de áudio graças à tecnologia Wi-Fi disponível.

 

Esse recurso permite fazer streaming (transmissão on line de áudio a partir da internet) e controlar as funcionalidades do kit a partir do aplicativo Muzo, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Além disso, também é possível trocar informações e operar o sistema por meio de uma conexão Bluetooth e fazer ajustes com um controle remoto (incluído no kit).

 

O áudio propagado pelas caixas é de alta fidelidade graças aos componentes de alto desempenho que formam as caixas: um tweeter com domo de seda e um alto-falante com cone tipo vacuum forming e a saída de linha (line out) para conectar um subwoofer ativo, que garantem respostas mais fiéis às ondas sonoras emitidas pela fonte do áudio.

 

O par de caixas tem ainda diferenciais importantes:

 

  • Bluetooth 4.0;
  • possibilidade de rotação do alto-falante em 360º para direcionar o som corretamente;
  • múltiplas conexões;
  • controle simultâneo de músicas e volume de diversos ambientes;
  • conceitos Multiroom e Multichannel: o usuário pode ouvir músicas diferentes em cada uma das caixas ativas disponíveis no sistema;
  • controle Multisource: a caixa ativa aceita comandos de diversos tipos de dispositivos (smartphone, tablet, computador, etc) de forma independente ou integrada;
  • potência de 80 W RMS, fonte bivolt automática e construção leve (o par pesa menos de 3 quilos), o que viabiliza a instalação em qualquer superfície.

 

Caixas Bluetooth para fixação em paredes

 

Quem precisa manter um visual mais tradicional no projeto acústico pode recorrer a outras soluções que mantêm a conectividade, a praticidade e a qualidade sonora. Uma delas é o kit de caixas acústicas PS Plus BT 6”.

 

Desenvolvidas para sonorizar ambientes com alta eficiência, entregam ao instalador e consumidor final uma caixa ativa e outra passiva que somam 120 W de potência (RMS), um woofer para graves e médios e um tweeter de alto desempenho. A vantagem está na possibilidade de conectar uma fonte de áudio com saída Bluetooth, que pode ser desde um smartphone até um console de jogos que ofereça essa tecnologia, para a reprodução de áudio de alta qualidade.

 

Este produto vem com um suporte de parede e é encontrado nas cores preta e branca, facilitando a harmonização com qualquer tipo de ambiente, elevando a capacidade de propagação do som no espaço onde for instalado — cada caixa ativa permite a conexão de outras três caixas passivas.

 

Amplificadores Wi-Fi

 

Uma das inovações mais importantes em se tratando de sonorização de ambientes são os amplificadores Wi-Fi de alta qualidade. Esse tipo de dispositivo oferece nativamente o sistema Multiroom, por meio do qual outros aparelhos do mesmo fabricante podem ser controlados mesmo que estejam em ambientes distintos (e distantes) da casa. É a forma de conexão ideal para quem tem uma área de festas fora da casa, por exemplo, e não quer passar fios pelo ambiente.

 

A conexão por meio da rede de internet sem fio também elimina a necessidade de pareamento do celular ou de outra fonte geradora de áudio, como ocorre quando o tráfego de informações se dará por meio do Bluetooth: uma vez “plugado” à rede, basta ligar o amplificador, dar o play e curtir a música sem nenhum tipo de bloqueio.

 

Veja outras características deste tipo de amplificador:

 

  • 4 canais de áudio com 60 W RMS cada;
  • possibilidade de sonorização independente de até dois ambientes com áudio digital (para modelos com mais canais, acesse o nosso site);
  • conexões óptica digital e analógica (RCA) para conexão de qualquer aparelho analógico ou digital;
  • leitor de dispositivos USB e rádio FM.

 

Caixas amplificadas multiuso

 

Nem todos os tipos de projeto acústico exigem a instalação de equipamentos. Em alguns casos basta uma caixa de som de alta potência, robusta e que precisa apenas de uma fonte de energia para funcionar.

Um exemplo desse tipo de produto, que pode ser a solução ideal para algum cliente que precise de muita praticidade, é a Caixa amplificada multiuso CF 700 APP. Além de funcionar ligada em uma tomada comum, ela tem bateria interna que garante o funcionamento mesmo em espaços que não ofereçam o acesso à energia elétrica e até mesmo a operação por um determinado tempo caso falte luz.

 

As caixas desta linha têm, assim como as outras soluções que você leu neste texto, conexões Bluetooth, USB, P2, P10 e recepção de sinais de rádio FM, alça retrátil e rodas que facilitam o transporte. Ela pode ser operada por meio de um aplicativo dedicado que gerencia as funções a partir de um link com o celular, além de permitir o ajuste fino do som que é propagado por meio de um equalizador de graves e agudos. A potência da caixa é de 350 W RMS.

 

Para conhecer mais produtos, acesse agora o nosso site; já para ler mais conteúdos sobre sonorização de ambientes e como atender melhor seus clientes, oferecendo projetos e instalações de qualidade, confira o nosso blog.

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente