Projeto de caixa de som residencial: como executar
11/03/2021

Projeto de caixa de som residencial: como executar

A execução de um projeto de caixa de som residencial é um passo fundamental para a sonorização de ambientes. No entanto, muitos clientes não dão o devido valor a esse trabalho, pois acreditam que é possível obter o mesmo resultado com recursos menos profissionais. 

O risco de não investir em um projeto profissional e personalizado, no entanto, são a perda de dinheiro, tempo e não ter o retorno esperado. Neste artigo, você vai entender porque é tão importante investir em um projeto de caixa de som residencial e como executar o seu. Confira!

 

3 motivos para investir em um projeto de sonorização residencial

 

Personalização

Um projeto de sonorização é desenhado de acordo com as necessidades e objetivos do cliente. Ou seja, é pensado para aquele ambiente específico, com suas características e particularidades. Quando o projeto não é personalizado, muitas lacunas podem ser encontradas depois que o cliente já está com o sistema instalado, o que gera frustração e retrabalho, além de aumento nos gastos.

 

Garantia de qualidade

A qualidade do projeto é garantida quando você conta com um projeto de sonorização  profissional, pois o sistema é desenvolvido por um técnico especializado. Em outros casos, quando o próprio cliente adquire os equipamentos, pode não avaliar adequadamente o ambiente, os equipamentos, potências e outras características. Assim, tem mais chances de errar na escolha dos aparelhos e na instalação.

 

Potência correta

A escolha de equipamentos com a potência correta para o ambiente não é uma tarefa fácil. Por isso, o recomendável é que um profissional especializado faça essa indicação. Caso contrário, o cliente corre o risco de investir em aparelhos com mais ou menos potência do que realmente precisa. Isso pode gerar custos excessivos e até insatisfação com o resultado.

 

Como montar um projeto de caixa de som residencial

Para que uma caixa de som residencial entregue a qualidade esperada, é preciso desenvolver um projeto, seguindo alguns critérios específicos. A definição das dimensões da caixa, os tipos de alto-falantes, conexões e outros recursos são  fundamentais  para o resultado do projeto de caixa de som residencial. A seguir, veja como esse produto é desenvolvido!

 

Escolha dos alto-falantes

O projeto de caixa de som residencial deve começar com a escolha dos alto-falantes, que podem ser divididos em três tipos:

  • VAS: é o volume equivalente do alto-falante ou volume de ar, que oferece a mesma resistência ao movimento do cone que a sua suspensão ou borda;
  • QTS: é um fator de qualidade total do alto-falante. Caixas de subgraves com transdutores com QTS inferior a 0.7 ou 0.6 entregam melhor qualidade;
  • FS: refere-se à frequência de ressonância ou frequência natural de vibração do alto-falante ao ar livre.

 

Definição dos tipos de caixa

Existem diversas configurações para a construção de uma caixa. As mais comuns são as caixas seladas e dutadas, pois são mais simples de construir. Além disso, esses modelos apresentam algumas vantagens, como as respostas na reprodução do som, baixa distorção, suporte de potências maiores sem distorcer o cone etc.

 

Análise de aspectos mecânicos e construtivos 

Nessa fase, são escolhidos o tipo de material e o método de construção que serão utilizados. Uma das funções da caixa é isolar as ondas sonoras e isso só será possível se as paredes da caixa forem suficientemente rígidas para não vibrar junto com o alto-falante. 

Por esse e outros motivos, grande parte das caixas são desenvolvidas em madeira de compensado, aglomerado ou MDF. Outros materiais, como espuma, lã de vidro, espuma acústica etc., também são utilizados para absorver as reflexões externas.

 

Definição do sistema

A definição do sistema é baseada nos objetivos de uso do equipamento. Ou seja, onde e como o equipamento será utilizado: em um projeto residencial, comercial, automotivo etc. No entanto, isso pode influenciar nos custos de desenvolvimento.

É importante avaliar esses custos para que o projeto não gere custos excessivos para o desenvolvimento da caixa e que vão impossibilitar a comercialização do produto. 

Agora que você já sabe quais aspectos influenciam no projeto de caixa de som residencial e porque é importante investir em um sistema de som profissional, aproveite para solicitar o seu projeto. Preencha o formulário neste link.

 

Projeto pronto frahm

< Anterior Próximo >