Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto de som para igreja com 100 pessoas ou mais: como dimensionar

A sonorização de ambientes religiosos não segue um direcionamento específico e padronizado. Isso porque, assim como as religiões têm suas características, as igrejas contam com estruturas diversas. Por isso, um projeto de som para igreja com 100 pessoas ou mais nunca será como o outro.

 

O ideal é sempre contratar um profissional, que vai fazer uma análise técnica no local. No entanto, existem alguns pontos que devem ser considerados em qualquer situação e é sobre eles que você vai ler neste conteúdo. Veja como dimensionar o ambiente para executar um projeto de som para igreja com 100 pessoas ou mais.

 

Como funciona a sonorização de igrejas

 

A sonorização de igrejas é elemento fundamental para os fiéis e para que o objetivo do rito seja atingido.  A voz é o recurso que conecta os fiéis, levando a mensagem de religiosidade que se quer passar. Em algumas igrejas, essa mensagem não é transmitida apenas através da fala, mas principalmente por meio dos cantos e louvores

 

Por isso, é preciso pensar na transmissão do som não só para que o líder religioso consiga se comunicar com todos que estão no ambiente. Ter um equipamento que possa ser conectado a instrumentos e microfones, além de ter uma boa qualidade sonora para a reprodução musical é fundamental.

 

Essa necessidade, porém, esbarra nos desafios estruturais do ambiente. As igrejas são grandes, costumam ter o pé direito alto e contam com poucos móveis ou recursos que melhoram a sua acústica, como tapetes, cortinas e almofadas.

Além disso, o tamanho do ambiente e a quantidade de pessoas que ele é capaz de receber podem prejudicar a transmissão do som até dos melhores equipamentos. Se você investiu em um bom equipamento de som, mas ainda está com problemas acústicos em sua igreja, o problema pode estar no mal dimensionamento do ambiente.

 

Projeto de som para igreja com 100 pessoas ou mais

 

Um projeto de som para igreja com 100 pessoas pode atender o limite máximo de capacidade de uma igreja, apenas uma parte dos frequentadores ou bem menos do que a sua capacidade máxima. O tamanho do ambiente é que vai determinar se uma igreja com 100 pessoas está cheia ou vazia.

 

Quando a igreja está cheia, a acústica funciona de uma forma diferente de quando o local está vazio. Por isso, além de dimensionar o espaço, é preciso saber quantas pessoas cabem de fato no local.

 

Na elaboração do projeto de som para igreja com 100 pessoas, é fundamental compreender o objetivo do cliente ao indicar esse número de pessoas. O interesse é porque esse é a média de fiéis que a igreja costuma receber ou é se a sua lotação máxima? Saiba como desenhar o projeto!

 

Outro ponto é que a escolha dos equipamentos também será influenciada por essa informação. Caixas torre, que podem ser transportadas de um lugar para o outro, por exemplo, são ótimas aliadas de igrejas que nem sempre atingem sua capacidade total. 

 

As caixas podem ser colocadas em locais estratégicos, mais próximos do público e direcionadas para pontos específicos. Isso também pode ser feito com as caixas de sobrepor, que são instaladas nas paredes com o direcionamento para o público. 

No momento da transmissão, o som pode ser controlado para que a distribuição fique mais uniforme. Mas isso não é tudo, ainda é preciso definir qual é a quantidade de equipamentos necessários para o projeto de som para igreja com 100 pessoas.

 

Que características levar em conta no dimensionamento

 

O primeiro passo para estruturar o dimensionamento de um projeto de som para igreja com 100 pessoas é considerar alguns fatores. Você terá que traçar um perfil do evento, com base nessas perguntas fundamentais:

 

  • Avalie como é o ambiente: o pé direito da igreja é alto? Existem materiais que influenciam na acústica? Há móveis ou itens que podem causar reverberação? O ambiente tem muitas portas e janelas?
  • Identifique barulhos dentro e fora do local: como é o nível de ruído na rua nos horários dos ritos? A região é movimentada, tem muito barulho de pessoas, buzinas, carros etc? O ambiente tem isolamento acústico? Como esses sons podem impactar na sonorização?
  • Entenda a expectativa com o som: quem está contratando a instalação espera um som profissional? O ambiente precisa ou não de muita potência? Os equipamentos serão utilizados em volume máximo? Precisará de um subwoofer para destacar os graves?

 

Com base nessas respostas, você consegue traçar o perfil de som que o ambiente precisa. Em seguida, terá que medir o local para definir quantas caixas devem ser espalhadas pelo ambiente. Para definir esse número, siga a fórmula: 1 caixa de som para igrejas com até 12m² e pé direito de 2,5m.

 

Ou seja, se o ambiente tiver 4m de pé direito, você consegue usar 1 caixa para sonorizar até 25m² (o ideal é no máximo 18m²). O mesmo para ambientes com pé direito de 6 metros. Utilize uma caixa de som.

Depois do dimensionamento, você terá que definir quais aparelhos vai usar.  Quer saber quais são os equipamentos de som mais importantes para a igreja? Baixe o checklist com o essencial em equipamentos de som para igreja.

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente