Dicas de projeto de som residencial para 2021
17/12/2020

Dicas de projeto de som residencial para 2021

O projeto de som residencial tem como objetivo garantir que o cliente tenha uma experiência agradável com a sonorização da sua casa. Por isso, é feito sob medida e desenvolvido de acordo com as necessidades de cada usuário e lugar. O mais indicado é que o projeto de som residencial seja previsto desde o desenho do arquiteto, porém também é possível desenvolvê-lo já com a residência pronta.

 

Neste artigo, listamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver um projeto de som residencial que atenda às necessidades do seu cliente. Confira!

 

6 dicas para instalar um projeto de som residencial para os seus clientes

 

Concepção do projeto na arquitetura do ambiente

 

Sempre que possível destaque isso para o cliente, compartilhe essas informações em sua rede social, converse com as pessoas que buscam orientação com você. Nem sempre o cliente que quer instalar um projeto de som está construindo ou reformando, mas se ele estiver pensando em um equipamento para o imóvel novo, é importante ter essa informação.

 

Como dito no início, o ideal é que o projeto de som seja incluído no desenho do arquiteto, pois ele vai pensar no layout do imóvel contando que haverá equipamentos de som naquele local. Assim, pode fazer um desenho que converse melhor com esses equipamentos. 

 

Projeto de som deve ser personalizado

 

Um projeto de som deve ser personalizado para atender às necessidades e expectativas do cliente. Um equipamento de som, por mais potente que seja, pode não ser a melhor opção para determinado ambiente e tipo de uso. Por isso, conversar com o cliente e fazer uma visita ao ambiente que será sonorizado é fundamental

 

Automação residencial aliada ao conforto

 

A automação residencial tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. Assistentes de voz já fazem parte da rotina das casas, principalmente durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Depois que as pessoas voltarem aos escritórios, essa tecnologia será fundamental, permitindo que a pessoa possa preparar o imóvel para a sua chegada. 

 

Com relação ao projeto de som residencial, muito pode ser feito com a automação residencial. O usuário pode começar o dia com a playlist que mais gosta ou deixar a TV preparada para começar o filme que ele quer ver assim que chegar em casa. É possível automatizar até o banheiro, tendo um ambiente com som é mais agradável para o momento do banho.

 

Conectividade é essencial em qualquer projeto de som

 

Para que a automação seja possível, os equipamentos devem contar com recursos de conectividade, como bluetooth e Wi-Fi, mas não só nesses casos. A conectividade, de forma geral, proporciona maior conforto para o usuário, permitindo que ele possa controlar o sistema à distância e consiga conectar com seu smartphone para ouvir suas playlists. 

 

Sistemas prontos devem ser evitados

 

Todo instalador sabe que os sistemas prontos não são a melhor opção. O ideal é sempre desenvolver um projeto personalizado, no entanto, há casos em que o cliente já decidiu que vai usar um kit e está prestes a comprá-lo. Cabe a você orientar o cliente sobre os problemas que ele pode ter com essa compra e os benefícios de montar de forma personalizada.

 

 A compra de um equipamento de som deve sempre considerar quem é o fabricante, quais são as indicações de uso daquele equipamento e qual o tipo de projeto que ele atende. Em geral, os kits são formados por recursos genéricos, que nem sempre tem a melhor qualidade e eficiência.

 

Projeto de som depende de visita técnica

 

Montar um projeto de som sem ir até o imóvel fazer uma avaliação é o caminho para o fracasso. O projeto de som personalizado deve considerar as características do ambiente e os desejos do usuário. 

 

Imagine que o seu cliente diz que quer um equipamento de som 5.1 para assistir seus filmes na sala. Você monta o equipamento e vai até o local instalar, quando chega lá vê que a sala é conjugada com a cozinha e não é possível fazer a instalação, de forma que atenda um projeto de som 5.1 de excelência. Será frustrante para você e, principalmente, para o cliente. 

 

Na visita técnica, você vai avaliar a acústica do ambiente, o dimensionamento do local, identificar os pontos onde os equipamentos serão instalados, vai observar características específicas, como a necessidade de um equipamento que possa ficar exposto às ações do clima, como sol e chuva. Entre outros aspectos que podem influenciar totalmente na escolha dos equipamentos. Por isso, antes de vender qualquer produto ou serviço de instalação, vá até o local. 

 

A Frahm desenvolve produtos brasileiros com o que há de melhor em tecnologia para equipamentos de som. É uma empresa parceira dos instaladores e está sempre ajudando os profissionais a crescerem. Se você não desenvolve projetos de sonorização, mas não quer perder clientes por isso, conte com a nossa equipe. 


Entre em contato no link e solicite o projeto do seu cliente.

 

Projeto pronto

< Anterior Próximo >