Projeto de sonorização ambiente: como obter mais conforto para sua residência
09/07/2020

Projeto de sonorização ambiente: como obter mais conforto para sua residência

Um projeto de sonorização ambiente permite que você tenha uma experiência mais agradável com entretenimento de áudio e vídeo, sem sair de casa! Assistir filmes, séries, shows e outros programas na TV pode proporcionar uma sensação de que o usuário está dentro da transmissão.

Quando o projeto é desenvolvido para ambientes abertos, como varandas e áreas de festas, o objetivo é que o som seja um excelente complemento do prazer de reunir familiares e amigos. Pensando nisso, é importante que o projeto de sonorização ambiente seja desenvolvido de forma adequada; do contrário, poderá causar frustração. 

Mas o que uma pessoa leiga pode fazer diante disso? É o que vamos responder a seguir. Confira!

 

Quando investir em um projeto de sonorização ambiente?

 

Antes de começar qualquer projeto, você deve pensar porque quer sonorizar um ambiente da sua casa. Algumas pessoas valorizam uma boa experiência ao assistir filmes e séries, por isso investem em um aparelho de TV de qualidade, por exemplo. No entanto, acabam deixando de lado uma parte que é essencial para usufruir da transmissão da melhor forma: o som.

 

O que acontece, nesse caso, é que as TVs não são desenvolvidas especificamente para oferecer o melhor áudio, pois o foco nesses aparelhos é a imagem. Para ter uma boa experiência com áudio e vídeo, você precisa contar com alguns equipamentos que façam a ampliação e a distribuição do som no ambiente. Dessa forma, terá melhor aproveitamento do som no local.

 

Por outro lado, há pessoas que valorizam mais a reunião entre amigos. Gostam de receber pessoas em casa, fazer churrasco e aproveitar a área gourmet da residência. Um erro muito comum cometido na sonorização desse tipo de ambiente é o uso de equipamentos de som com alta potência.

 

A ideia é que o som nesse ambiente não seja mais alto do que a voz das pessoas, certo? Pois a confraternização envolve conversas e interação. Dessa forma, investir em equipamentos com um som muito potente será um grande desperdício.

 

Citamos esses dois exemplos para mostrar que a falta de conhecimento e de um bom projeto de sonorização ambiente pode causar o efeito inverso, levar o cliente ao prejuízo e tornar sua experiência desagradável. 

 

Nosso objetivo é que você não precise errar para fazer um bom projeto de sonorização ambiente. Muitos de nossos clientes começam a fazer a sonorização por conta própria e depois nos procuram porque não atingiram o objetivo. 

 

O momento certo de investir em um projeto de sonorização ambiente é no início. Antes de adquirir qualquer produto, converse com um profissional.

 

Como evitar erros no projeto de sonorização ambiente?

 

O maior erro que os clientes cometem ao começar um projeto de sonorização ambiente é não saber qual é seu objetivo. Há casos em que o cliente diz que quer melhorar o som na casa, mas não consegue explicar por que, nem quais são as suas necessidades. 

 

Por que essas informações são tão importantes? Para começar, um lar onde vive uma família com filhos tem hábitos diferentes de uma casa habitada por um casal. O uso que se fará dos equipamentos vai influenciar nas escolhas. Além disso, idosos, adultos, jovens e crianças têm rotinas e necessidades diferentes. 

 

Outro erro bastante comum é não entender como as caixas de som podem ser instaladas no local. Alguns clientes solicitam a instalação de caixas de som de embutir (arandelas), para deixar o ambiente mais clean, porém não contam com forro no local. Esse é um critério básico para se instalar esse tipo de equipamento. Se for um fator importante para o projeto, o cliente precisa avaliar a possibilidade de colocar um forro no local. 

 

A falta de clareza sobre o orçamento disponível também provoca muitos erros em projetos de sonorização ambiente. Não pela falta de recursos – pois é possível sonorizar ambientes com baixo custo – mas sim pela falta de informação. Se você não informa ou não sabe o quanto pretende investir, o profissional não consegue dar um direcionamento do que pode atender a sua necessidade. Por isso, essa informação é fundamental.

 

Além disso, existem outros fatores que podem prejudicar o projeto de sonorização. Ter essas informações vai ajudar você a oferecer melhores orientações ao profissional sobre o que se espera de um projeto de sonorização ambiente. 

 

Quer sonorizar um ambiente e não sabe por onde começar? Não se preocupe. Preparamos um infográfico com informações e dicas importantes. Baixe o material e descubra tudo que você precisa saber para começar!

 

Infográfico projeto de sonorização ambiente

< Anterior