Qualificação para instalador de som: o que a sua equipe precisa saber para atender melhor
28/08/2019

Qualificação para instalador de som: o que a sua equipe precisa saber para atender melhor

Você que já montou o seu negócio de sonorização de ambientes sabe o quanto é importante ficar atento às rotinas administrativas e aos processos que não têm, à primeira vista, uma relação tão próxima assim com as áreas mais técnicas. As demandas são muitas: manter um fluxo de caixa saudável que permita investimentos e bons lucros, controlar o estoque para não ter excesso nem falta de equipamentos, correr atrás do aumento das vendas de produtos e manter a qualificação para instalador de som em nível exemplar. Nem sempre é fácil fazer tudo isso, considerando que você ainda tem, em muitos casos, que dar uma força na área operacional e no desenvolvimento dos projetos dos clientes. Mas esse trabalho tende a ser recompensador e gratificante, sobretudo a médio e longo prazos.

 

Como a concorrência é crescente — tanto no mundo real quanto no virtual —, cada detalhe da interação entre os clientes e a sua marca tem potencial para solidificar ou destruir um relacionamento construído a duras penas. Ainda que o perfil dele possa ser do tipo que só deseja comprar um produto ou contratar um serviço, sem a expectativa de criar vínculo com a marca, o diferencial da sua empresa será a busca pelo atendimento humano ideal. E na área de sonorização de ambientes, em que você e a sua equipe precisarão ficar, em alguns casos, dentro da casa do cliente, fazer com que essa relação seja o mais satisfatória possível vai ser um critério de desempate importante quando ele precisar comprar aparelhos novos ou fazer alguma intervenção na instalação.

 

Uma das particularidades do segmento de sonorização de ambientes é o poder que a popular “propaganda boca-a-boca” tem. Enquanto lê este texto, tente resgatar na memória qual o percentual da sua clientela que chegou após receber recomendações de amigos, familiares ou outros prestadores de serviço — como os arquitetos, por exemplo. Essa forma de propagação do seu trabalho é uma das mais sinceras: quem falou bem de você e da sua equipe atuou como um “evangelizador” do seu negócio e ao fazer gratuitamente, eleva o grau de credibilidade do recado junto a quem o recebe. Esse tipo de resultado só é obtido ao investir e trabalhar para aprimorar sempre a qualificação dos seus colaboradores.

 

Qualificação para instalador de som não é só técnica

 

Atendimentos personalizados são a chave para o sucesso dos negócios na era da digitalização dos negócios. Nem sempre isso é possível, mas a sua função à frente da empresa é garantir que isso seja perseguido de maneira intensa e os resultados, alcançados.

 

Um levantamento recente mostra que 57% dos consumidores sentem que as empresas com as quais eles se relacionam não têm a menor ideia do que está fazendo. Essa percepção vem a partir de diversos indícios que vão desde a dificuldade dos vendedores conhecerem de forma aprofundada os produtos que oferecem até as falhas no serviço de pós-venda — outra área fundamental do atendimento ao cliente, mas que trataremos em outro conteúdo.

 

Em se tratando de uma área especialmente técnica, a sonorização de ambientes precisa de uma atenção diferenciada quando a tarefa for a de recrutar gente para lidar com o público. Eles precisam conhecer bem o produto que você oferece e passar segurança para os clientes.

 

Parecem necessidades óbvias e facilmente atendidas por qualquer profissional de venda, mas não são. A internet permite que praticamente qualquer pessoa leia tudo o que quiser sobre um amplificador de som antes de comprá-lo; esclareça minúcias do funcionamento de uma caixa ou arandela; e até monte um projeto de sonorização de ambientes a partir de informações de qualidade obtidas na internet. É por isso que o representante da sua empresa precisa ser alguém que conheça muito dos produtos e tenha a capacidade de surpreender o possível comprador.

 

Além do conhecimento técnico, é fundamental que a equipe de atendimento tenha boa desenvoltura, comunicação clara e eficiente e seja um exemplo em relacionamento interpessoal. Esses traços são importantes sobretudo para não deixar o cliente com a impressão de que para a loja, ele é apenas uma representação do dinheiro. Cuide para que essa imagem não seja passada ao cliente e foque no desenvolvimento das habilidades de quem vende e de quem instala.

 

Veja quais são as principais capacidades que as suas equipes de vendedores e instaladores devem ter:

 

 

  • ensine a ouvir o que o cliente tem a dizer: é o passo mais importante e significa mantê-lo humanizado. Quando ele conversar com um dos seus colaboradores, precisa ser bem atendido e acolhido e não achar que está lidando com alguém que não gosta do que faz e só está “cumprindo um roteiro”;
  • habilite-os a ter desenvoltura para lidar com situações adversas: muitos clientes acabam entrando em contato para resolver problemas — em se tratando de sonorização de ambientes, pode ser até para consertar alguma falha de profissionais de outras empresas. Na maioria das vezes, o tom da abordagem pode não ser amigável mas isso não é uma autorização para que o seu colaborador “devolva na mesma moeda” nem fale mal de quem fez a instalação ou vendeu o equipamento no passado. É preciso educar o vendedor e o instalador para que eles tenham “sangue frio” e mantenham a calma e a racionalidade;
  • honestidade acima de tudo: o foco da sua loja de equipamentos para sonorização de ambientes não deve ser a propaganda e o marketing, e sim a postura correta e honesta. Jamais ofereça algo que não é entregável, não deixe perguntas sem respostas nem dê informações sem ter certeza. O mesmo vale para os preços: nada de se deixar influenciar pelo perfil do cliente para cobrar mais por um produto ou serviço;
  • o tempo do cliente é precioso; seja ágil e não o deixe esperando: essa recomendação pode parecer valer só para os “vendedores de balcão”, mas não é. Quem está em campo e circula pela cidade instalando os projetos dos clientes e entregando os equipamentos merece o mesmo tratamento. Ensine às suas equipes a importância do respeito aos prazos e a necessidade de traçar previsões exequíveis — não prometa entregas sabendo que não vai poder cumpri-las;
  • respeite e faça respeitarem a equipe: instaladores e vendedores de som ambiente jamais estarão sozinhos. Eles precisam de outras pessoas, como auxiliares, que ajudarão a executar o serviço em campo. Os vendedores precisam dos colegas da esfera administrativa e todos precisam estar muito bem integrados para evitar informações desencontradas, superar desafios e lidar bem com situações inesperadas.

 

 

Atualização de conhecimentos

 

Além do constante aperfeiçoamento no âmbito corporativo, com as técnicas mais modernas de abordagem e retenção de clientes, é importante que a sua equipe esteja devidamente qualificada em outro terreno: a parte técnica. Afinal, da mesma forma como um cliente pode não concretizar uma compra por conta do mau atendimento, ele precisa se sentir bem assessorado para avançar com a elaboração e montagem de um projeto de sonorização de ambientes.

 

Diversas áreas do conhecimento têm um ritmo de evolução bastante característico. No caso desta área de negócios, o ritmo das inovações é ainda maior. São novos recursos, formas de conexão sem fio, caixas de som com mais potência e definição sonora e uma série de outras novidades que transformam completamente o portfólio de soluções que você pode entregar para os seus clientes.

 

A melhor maneira de acompanhar essa evolução é buscar a aproximação com os principais fabricantes de equipamentos, pois eles costumam oferecer periodicamente treinamentos e eventos de apresentação de lançamentos, além de receber de forma muito positiva as percepções do mercado. O que os instaladores encontram de características ao instalar um aparelho — vantagens e pontos a aperfeiçoar — costumam virar sugestões importantes no projeto e, não raramente, provocam alterações na linha de montagem.

 

Também é importante assistir a vídeos explicativos e tutoriais disponíveis, desde os mais básicos até os mais técnicos que vão garantir que a sua equipe sempre saiba das últimas novidades disponíveis.


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