Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Reverberação sonora: ela pode estragar o seu sistema de som

Ouvir um bom som, que preencha o ambiente e dê satisfação ao ouvinte depende de outros fatores que vão além de um bom sistema de áudio. Por se tratar de um fenômeno físico que ganha vida por meio de ondas mecânicas longitudinais produzidas por caixas de som e alto-falantes, pode sofrer interferência e ter seu resultado final prejudicado. E aí não adianta investir em equipamentos caros e potentes: se o problema for causado por uma reverberação sonora, por exemplo, a única solução será descobri-la e eliminá-la do local para ter uma experiência completa.

 

Felizmente a maior parte destes fenômenos é de fácil identificação e, em alguns casos, solução. Falando especificamente da reverberação, é importante saber como ela se manifesta e conseguir distingui-la de outros tipos de reflexão sonora que acontecem em ambientes fechados ou abertos. O mais próximo é o eco, que não é exatamente a mesma coisa mas também pode destruir a resposta acústica de um lugar.

 

Características da reverberação sonora

 

Causada pela reflexão do som, a reverberação pode ser identificada e diferenciada do eco da seguinte forma: enquanto este é um som refletido de forma bastante perceptível, com um alto intervalo de tempo entre ele e o som original, aquela ocorre quase imediatamente ao primeiro estímulo, impedindo que seja tão notável assim. Apesar de “mais discreta”, ela está lá e é capaz de estragar resultados obtidos em estúdios de gravação, salas de cinema e até na compreensão de falas e músicas executadas num local com um projeto acústico ruim.

 

É importante saber que todos os materiais têm propriedades que interagem com o som de alguma forma. A maioria o reflete, mas há também os que absorvem as ondas de modo a impedir a reverberação sonora. A elaboração de um excelente tratamento acústico é capaz de resolver essa situação de forma simples, além de potencializar a qualidade gerada e reproduzida pelos equipamentos de som.

 

Como resolver problemas causados pela reverberação sonora

 

Além de solicitar um projeto de som ambiente correto para o local onde você quiser desfrutar de uma experiência sonora de qualidade, é possível obter bons resultados por meio da instalação de equipamentos sonoros adequados conforme as especificações corretas. Itens como a temperatura, a densidade do ambiente em que o som será produzido ou reproduzido podem aumentar ou diminuir a velocidade de propagação das ondas sonoras.

 

Superfícies de quaisquer naturezas interagem diretamente com as ondas sonoras produzidas pelo sistema de sonorização ambiente e contribuem ou ajudam a eliminar a reverberação sonora. Por exemplo:

 

 

  • superfícies côncavas: concentram as ondas refletidas, que são consideradas as mais danosas à percepção acústica;
  • superfícies convexas: com efeito contrário, elas ajudam a distribuir o som por todo o ambiente. Essas formas são usadas quando se quer um campo acústico difuso em estúdios e salas de espetáculo, por exemplo.

 

 

Quando uma onda sonora encontra esses obstáculos durante o trajeto, ocorre a mudança de direção e de intensidade — um fenômeno conhecido como difração. Há ainda outros dois aspectos importantes: os coeficientes de absorção e refração dos materiais. O índice é calculado a partir da relação entre a quantidade de som refletida, absorvida e transmitida para o outro lado da superfície, e apresenta valores que variam entre 0 e 1 — onde nenhum som é refletido, há 100% de absorção (coeficiente 1).

 

Para todos esses ajustes é possível contar com a mão-de-obra e o conhecimento especializado de profissionais qualificados da área de sonorização de ambientes. Eles têm todas as condições de além de sugerirem as intervenções mais adequadas no espaço, indicar quais equipamentos de som ambiente são os melhores para cada tipo de situação.

Você sabia que a reverberação podia interferir tanto assim no seu projeto? Para descobrir outras particularidades do universo da sonorização de ambientes, acesse agora o nosso blog. Já no nosso site você encontra uma série de equipamentos que vão funcionar muito bem na sua casa ou empresa.

 

Som ambiente residencial: conforto com mais qualidade

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente