Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Som para academia: como acertar no projeto, equipamentos e músicas

Som para academia é um recurso fundamental para um bom treino. A música influencia na prática de atividades físicas como é relevado por diversos estudos. Por isso, investir em um projeto de som para academia pode promover melhorias nos treinos de seus clientes, além de atrair um novo público. 

Além disso, não é preciso ser um profissional do ramo esportivo para observar que todas as academias utilizam música em tempo integral. Quanto a isso não há discussão, a questão está em oferecer um som de qualidade para o treino de seus clientes. 

Muitas pessoas procuram a Frahm depois de terem investido em projetos de som que não deu certo. Para evitar que mais pessoas sofram com esse problema, produzimos um material com dicas para quem quer investir em um projeto de som para academia. Acompanhe!

Confira: Solicite um projeto de sonorização personalizado e  gratuito

Por que investir em som ambiente para academia?

O som ambiente pode levantar ou derrubar o astral do seu público. Isso é influenciado desde a escolha da música até a qualidade do som. Você pode montar uma playlist muito estimulante, mas se o som não estiver alcançando todos os espaços da sua academia, um grupo de pessoas não será impactado por ela.

Pior do que isso é fazer o som chegar a todos os espaços, mas com ruído, estridência, muito alto ou muito baixo. Um som para academia deve ter qualidade, ser equilibrado e fazer parte da atividade. Quando o som não tem qualidade, ele acaba interferindo no exercício, fazendo o cliente desistir da prática.

É válido destacar que um ambiente sonoro agradável pode ser um diferencial competitivo. Frequentadores são mais propensos a continuar frequentando uma academia onde se sintam confortáveis e motivados, criando uma fidelização.

No longo prazo, esse pode ser um fator de reclamação ou até quebra de contrato de seus clientes. Nesse caso, investir em um projeto de som ambiente para academia não é só adquirir os equipamentos e instalar no local. É preciso desenvolver um projeto personalizado para atender as necessidades do seu espaço e do seu público. 

 Qual o tipo de música mais indicado para academias?

Quando pensamos em academia, estamos falando de um ambiente agitado e energizado. As pessoas que frequentam o espaço precisam de motivação para se exercitar e garantir que irão finalizar o treino planejado.

Nesse sentido, as melhores músicas são aquelas que possibilitam esse sentimento de empolgação, o que pode acontecer em diversos gêneros musicais. A música eletrônica, por exemplo, pode ser uma boa alternativa já que a batida rápida e animada pode impulsionar os exercícios.

Ritmos latinos como o reggaeton trazem um clima energético e festivo que também pode combinar com o som para academia. Por outro lado, músicas do pop, hip hop e até estilos alternativos são opções interessantes quando são empolgantes e motivadoras.

A academia pode optar por uma playlist personalizada que mistura diferentes ritmos e pode até aceitar sugestões dos próprios clientes. Isso ajuda a tornar a experiência mais inclusiva e diversificada, garantindo que todos estão curtindo as músicas tocadas.

Quais equipamentos são necessários para sonorização de academias?

A sonorização de academias requer a escolha adequada de equipamentos para garantir uma reprodução de áudio de alta qualidade e adaptada ao ambiente. Entre os principais equipamentos estão as caixas de som, o amplificador, o subwoofer  e os cabos de áudio.

Se a programação musical da academia inclui gêneros como hip-hop, música eletrônica ou qualquer estilo que destaque fortemente os graves, um subwoofer pode melhorar significativamente a qualidade do som, proporcionando uma experiência mais envolvente.

Os amplificadores de áudio são essenciais para impulsionar o sinal de áudio dos dispositivos de reprodução até os alto-falantes. A potência do amplificador deve ser dimensionada de acordo com o tamanho da academia para garantir uma cobertura uniforme.

Além disso, escolha caixas de som de qualidade e duráveis, capazes de reproduzir frequências adequadas para diferentes estilos musicais. A localização estratégica dos alto-falantes garante uma distribuição uniforme do som em todo o espaço da academia.

É preciso contar com uma fonte de música como um tablet, computador ou celular. No caso das academias pode ser interessante contar com a instalação de microfones para comunicados frequentes ou mesmo aulas coletivas.

Por fim, instale controladores de volume em locais estratégicos, como a recepção da academia, para ajustar o volume de forma rápida e fácil, caso seja necessário durante o funcionamento.

É recomendável consultar um profissional ou empresa capacitada para garantir a escolha e instalação adequada dos equipamentos. Não basta simplesmente comprar cada um deles, é preciso analisar as particularidades do espaço para um projeto personalizado e de qualidade.

Como montar um bom projeto de som para academia?

Montar um bom projeto de som para academia requer planejamento e cuidado para garantir uma experiência sonora de alta qualidade. Portanto, é imprescindível definir os objetivos da sonorização e avaliar as necessidades do espaço. A seguir, confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo. 

Analise o ambiente da academia

Um projeto de som eficiente deve considerar as particularidades do local. Espaços muito amplos podem precisar de mais caixas de som, mas se a sua academia é dividida por salas, por exemplo, essa orientação pode não funcionar. 

Portanto, analise o layout e a acústica da academia. Considere a distribuição dos equipamentos, a presença de áreas abertas, salas de treino e a absorção sonora de diferentes materiais no ambiente.

Se houver áreas externas, como um pátio ou área de treino ao ar livre, escolha equipamentos resistentes às condições climáticas. Além disso, estabeleça um plano de manutenção regular para garantir o bom funcionamento contínuo do sistema de som na academia. 

Entenda as particularidades de uso

Identifique as necessidades específicas da academia, como a presença de áreas externas, aulas de grupo, treinos individuais, entre outros. Isso ajudará na escolha de equipamentos e configurações adequadas.

Se a academia oferece aulas de grupo, certifique-se de que o sistema de som seja adequado para a transmissão de instruções claras e para criar uma atmosfera envolvente durante as aulas.

Para áreas de cardio, escolha músicas com ritmo mais acelerado para incentivar o movimento e o aumento do ritmo cardíaco. Considere também a possibilidade de permitir que os usuários conectem seus próprios dispositivos para personalizar suas experiências.

Em áreas de treino de peso, a música pode ser mais intensa e motivadora. Certifique-se de que o volume esteja ajustado para não atrapalhar a concentração dos clientes que estão levantando pesos.

Outro fator que deve ser considerado é se a academia costuma usar microfones para repassar comunicados aos clientes ou como uma forma de motivar os alunos em algumas aulas. Projetos que necessitam de microfones são diferentes daqueles que não precisam.

Conte com o apoio de profissionais especializados

A instalação de um equipamento de som é relativamente fácil, os aparelhos contam com manuais, claros e bem orientados para isso. Porém, o processo de instalação comercial é diferente da instalação residencial. 

Muitas pessoas acreditam que por terem feito a instalação de um projeto de som doméstico, também conseguirão instalar o projeto de som de sua empresa. Os processos são diferentes e, no caso das empresas, podem contar com particularidades que exigem conhecimento técnico. 

Por isso, a contratação de um instalador é imprescindível. Principalmente porque se o seu sistema de som apresentar algum problema durante a instalação, você será amparado por um profissional. 

Considere o design dos equipamentos

O design dos equipamentos deve integrar-se harmoniosamente ao ambiente da academia, considerando elementos estéticos, cores e formas. Equipamentos bem projetados contribuem para uma estética agradável e profissional.

Em ambientes de academia, os equipamentos estão sujeitos a condições desafiadoras, como suor, umidade e impactos físicos. O design deve incorporar materiais e acabamentos duráveis, resistentes à corrosão e fáceis de limpar para garantir a longevidade dos componentes.

Montar um projeto de som eficaz para academia não se trata apenas de escolher os melhores equipamentos, mas de criar uma experiência sonora que se alinhe à identidade da academia e motive os frequentadores a alcançarem seus objetivos fitness. 

Com uma abordagem cuidadosa, a sonorização certa pode se tornar um elemento inspirador e energético do ambiente da academia. Se você quer continuar se informando sobre o tema, acesse o infográfico Som para academia: como não errar no seu projeto.

som para academia

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente