Saiba como escolher a melhor caixa de som para ambiente aberto
29/04/2020

Saiba como escolher a melhor caixa de som para ambiente aberto

Comprar uma caixa de som para ambiente aberto parece uma tarefa simples. No entanto, muitas pessoas erram por não terem conhecimento técnico. Na hora da compra, o usuário considera a estética do aparelho, a potência que atinge, entre outros detalhes, mas deixa de avaliar pontos básicos. 

 

A culpa não é do usuário, pelo contrário. Provavelmente, no momento da compra, o cliente conta com a orientação do vendedor sobre as melhores opções. O problema é que, às vezes, nem o vendedor consegue ajudar, principalmente em lojas que vendem produtos importados, como os da China, por exemplo. 

 

Alguns pontos são essenciais para escolher a caixa de som para ambiente aberto corretamente. Neste artigo, vamos listar quais são e te ajudar a escolher a sua. Acompanhe a leitura a seguir!

 

Por que investir em uma caixa de som para ambiente aberto?

 

A sonorização de ambientes é uma técnica utilizada para implementar um projeto de som de qualidade no local. O objetivo é atender as expectativas dos usuários, por meio da instalação dos equipamentos mais adequados para cada ambiente.

 

Com base nessa explicação, fica claro que cada ambiente deve ser sonorizado de acordo com suas características. Isso quer dizer que os aparelhos usados na sonorização de um sala residencial, não serão os mesmos usados no projeto de um shopping center, por exemplo.

 

Com os ambientes abertos a lógica de pensamento é a mesma. Um padrão de comportamento comum entre as pessoas é adquirir um único equipamento e compartilhá-lo com diferentes ambientes da casa. Dessa forma, uma caixa de som de uso interno também é usada em áreas externas. 

 

No entanto, não é possível aproveitar o máximo de desempenho de cada aparelho. Quando uma caixa de som para ambiente interno é usado em locais abertos, a sensação do usuário é de que o equipamento é fraco. Um equipamento muito potente em ambientes fechados e pequenos será um investimento desnecessário. 

 

Por esses e outros motivos que, antes de adquirir uma caixa de som, o usuário deve avaliar quais são os seus objetivos de uso. Em seguida, o recomendado é procurar um especialista e compartilhar essa informação. O profissional ajudará a identificar o melhor equipamento. 

 

Se o seu objetivo é ter um projeto de som na churrasqueira, varanda ou outro ambiente aberto da sua casa, vai precisar de uma caixa de som para ambiente aberto. Veja as nossas dicas para escolher a sua.

 

8 dicas para escolher corretamente a caixa de som para ambiente aberto

 

Acústica

 

Uma caixa de som para ambiente aberto deve ter boa acústica. Locais abertos estão mais propícios para a interferência de sons externos, como pessoas conversando, barulho, carros, construções, vizinhos, entre outros ruídos que vão impedir de aproveitar o som no ambiente. 

 

Proteção

 

Além das interferências de som, a caixa vai permanecer o tempo todo em uma área desprotegida. As variações do clima, como chuva, vento, umidade, maresia, sol e calor, são alguns aspectos que sempre vão estar em contato direto com o aparelho. Por isso, a caixa de som para ambiente aberto deve ter proteção reforçada.

 

A pintura deve ser adequada para o contato com intempéries. O selo IP classifica os níveis de proteção que a caixa tem. A caixa deve ser selada. Isso vai impedir que qualquer interferência climática danifique o seu material. Assim, o equipamento se manterá conservado por muito mais tempo. 

 

Potência

 

Caixas de som para ambientes internos não precisam de alta potência. A qualidade e a frequência são os fatores mais importantes. Afinal, em um ambiente interno e fechado não haverá a necessidade de aumentar tanto o som.

 

No caso do ambiente aberto, é preciso avaliar o local. Mesmo que seja uma área aberta, o usuário deve considerar como a caixa será utilizada. Por exemplo, uma varanda gourmet de apartamento é um ambiente externo, mas que está muito próximo de outras varandas, além de estar dentro de um condomínio. 

 

Ou seja, uma alta potência não será usada nesse ambiente. Por outro lado, se o ambiente externo é um jardim com piscina, uma churrasqueira em um terreno amplo, a área de lazer de uma residência etc., uma alta potência faz sentido.

 

Há também ambientes que não são residenciais e podem utilizar uma caixa de som para ambiente aberto, como é o caso de estacionamentos abertos, áreas externas de festas, pesque pague, bares e restaurantes, área externa de conveniência de postos de gasolina, campo de futebol ou quadras de esportes, parques etc. Todos esses espaços vão precisar de uma caixa de som com boa potência.

 

Tipo de caixa

 

Existem dois tipos de caixas indoor, desenvolvida para ambientes internos e as caixas outdoor. O segundo modelo é desenvolvido para ambientes externos, por isso conta com pintura adequada, proteção, potência e outros recursos para atender esse tipo de uso.

Na hora de adquirir uma caixa para ambiente externo, observe qual é o tipo indicado. 

 

Suporte

 

A instalação das caixas de som é uma dúvida que preocupa os compradores. Os aparelhos são fixados na parede, de forma articulada, permitindo que a caixa seja posicionada no local ideal para a propagação do som. Você pode direcionar o som para cima, para baixo ou para as laterais.

 

O ideal é contratar um profissional para fazer a instalação correta do equipamento, evitando que fios fiquem pendurados ou que a caixa acústica seja mal instalada. Depois de colocada no local, a caixa não deve ser tirada. 

 

Esse é outro ponto importante. Clientes que não investem em projetos de sonorização instalam as caixas na posição que acreditam ser a mais adequada. Porém, isso pode prejudicar a comunicação entre os aparelhos no uso de mais de uma caixa. 

 

O projeto de sonorização vai identificar quais são os melhores aparelhos para o seu projeto, bem como qual é a melhor posição para instalar as caixas de som.

 

Vida útil

 

Uma dúvida comum entre nossos clientes é quanto tempo uma caixa de som aguenta em um ambiente aberto, sob sol, chuva etc. As caixas de som da Frahm são desenvolvidas para durar até cinco anos, podendo durar mais. Em regiões litorâneas estimamos que o mínimo são três anos. 

 

O tempo de durabilidade do equipamento vai depender do clima e região em que está instalada, mas os equipamentos são bem resistentes. Se quiser garantir que a sua caixa de som vai durar muitos anos, busque uma área mais protegida para instalar os equipamentos. 

 

Equipamentos

 

O projeto de som para ambiente aberto precisa, além da caixa de som, de outros equipamentos. O amplificador é um deles. As caixas de som para ambiente aberto são passivas. O que isso quer dizer? Precisam receber potência de outro dispositivo, o amplificador. 

 

Ao contrário das caixas de som outdoor, o amplificador precisa de um local fechado e protegido. O aparelho vai ser conectado à caixa por meio de cabeamento e todos os demais equipamentos que forem necessários, como microfone, mesa de som e equalizados, que também devem ficar protegidos.

 

Contra-indicação 

 

As caixas de som da Frahm contam com informações que identificam quais são os tipos de uso adequados para cada equipamento. Os modelos de caixas de 5 polegadas identificadas como outdoor, por exemplo, são recomendadas para o uso externo e interno. O modelo de 6 polegados HS outdoor é específica para uso externo. As caixas que não contam com essa especificação são sempre para uso interno. 

 

A escolha da caixa de som para ambiente aberto depende de um projeto de som?

 

Toda sonorização de ambiente precisa de um projeto. Para o uso residencial, em geral, o cliente prefere pesquisar e adquirir um modelo de acordo com as suas percepções. Esse comportamento pode levar a decisões equivocadas, pois, apesar do conhecimento que o cliente pode adquirir, algumas questões serão melhor avaliadas por um profissional.

 

Uma dessas questões é em relação ao posicionamento adequado das caixas, que deve ser avaliado conforme as características do ambiente. Além disso, algumas pessoas não têm muita paciência para se aprofundar no assunto e, pelo pouco de informação que tem acesso, acredita que é capaz de fazer uma boa escolha. 


Os clientes que compram todos os equipamentos para a sonorização do ambiente na loja Frahm ganham o projeto totalmente gratuito. Aproveite para sonorizar o seu ambiente aberto com um profissional especializado. Converse com a nossa equipe ou solicite gratuitamente seu projeto de sonorização.

< Anterior Próximo >