Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Qual a melhor caixa de som para ambiente externo? Saiba como escolher

Comprar a melhor caixa de som para ambiente externo parece uma tarefa simples. No entanto, muitas pessoas erram por não terem conhecimento técnico. Isso porque, na hora da compra, considera a estética do aparelho, a potência que atinge, entre outros detalhes, mas deixa de avaliar pontos básicos. 

Provavelmente, no momento da compra, o cliente conta com a orientação do vendedor sobre as melhores opções. O problema é que, às vezes, nem o vendedor consegue ajudar, principalmente em lojas que vendem produtos importados, como os da China, por exemplo. 

A caixa de som para ambiente externo é um dispositivo de áudio projetado especificamente para uso em ambientes externos, como jardins, piscinas, pátios e áreas de lazer ao ar livre. Elas são construídas para garantir durabilidade e desempenho contínuo em espaços abertos.

Por isso, alguns pontos são essenciais para escolher a melhor caixa de som para ambiente externo corretamente e garantir o resultado desejado. Neste artigo, vamos listar quais são e te ajudar a escolher a sua. Acompanhe a leitura a seguir!

O que uma caixa de som para área externa precisa ter

Uma caixa de som para área externa deve possuir algumas características essenciais para garantir o seu desempenho e durabilidade em ambientes externos. Entre elas está a resistência à água, por exemplo. 

A caixa de som deve ser à prova d’água ou, pelo menos, resistente à água para suportar chuvas e umidade. Certificações como a IP56 se referem a essa característica, portanto vale buscar equipamentos com esse indicativo.

Outras características fundamentais para ter a melhor caixa de som para ambiente externo:

  • Resistência a condições climáticas
  • Alta potência de som 
  • Bateria com longa duração 
  • Aparelho leve e fácil de transportar

Leia também: Caixa de som para ambiente: qual é a melhor para o meu projeto?

6 fatores para escolher a melhor caixa de som para ambiente aberto

Ao escolher a melhor caixa de som para ambiente externo, há alguns fatores importantes a serem considerados. Confira a seguir o que você precisa ficar de olho na hora de adquirir a sua.

Acústica 

Uma caixa de som para ambiente aberto deve ter boa acústica. Locais abertos são mais propícios a interferência de sons externos, como pessoas conversando, barulho, carros, construções, vizinhos, entre outros ruídos que vão impedir de aproveitar o som no ambiente. 

Avalie a potência da caixa de som, medida em watts (W), para garantir que ela seja capaz de produzir um som alto o suficiente para preencher o ambiente aberto. Considere também a qualidade sonora, verificando o tamanho e a quantidade dos alto-falantes.

Resistência

Além das interferências de som, a caixa vai permanecer o tempo todo em uma área desprotegida. As variações do clima, como chuva, vento, umidade, maresia, sol e calor, são alguns aspectos que sempre vão estar em contato direto com o aparelho. Por isso, a caixa de som para ambiente aberto deve ter proteção reforçada. 

A pintura deve ser adequada para o contato com intempéries. O selo IP classifica os níveis de proteção que a caixa tem. A caixa deve ser selada. Isso vai impedir que qualquer interferência climática danifique o seu material. Assim, o equipamento se manterá conservado por muito mais tempo.  

Potência

Caixas de som para ambientes internos não precisam de alta potência. A qualidade e a frequência são os fatores mais importantes. Afinal, em um ambiente interno e fechado não haverá a necessidade de aumentar tanto o som.

No caso do ambiente aberto, é preciso avaliar o local. Mesmo que seja uma área aberta, o usuário deve considerar como a caixa será utilizada. Por exemplo, uma varanda gourmet de apartamento é um ambiente externo, mas que está muito próximo de outras varandas, além de estar dentro de um condomínio. 

Ou seja, uma alta potência não será usada nesse ambiente. Por outro lado, se o ambiente externo é um jardim com piscina, uma churrasqueira em um terreno amplo, a área de lazer de uma residência etc., uma alta potência faz sentido.

Há também ambientes que não são residenciais e podem utilizar uma caixa de som para ambiente aberto, como é o caso de estacionamentos abertos, áreas externas de festas, pesque pague, bares e restaurantes, área externa de conveniência de postos de gasolina, campo de futebol ou quadras de esportes, parques etc. Todos esses espaços vão precisar de uma caixa de som com boa potência.

Suporte

A instalação das caixas de som é uma dúvida que preocupa os compradores. Os aparelhos são fixados na parede, de forma articulada, permitindo que a caixa seja posicionada no local ideal para a propagação do som. Você pode direcionar o som para cima, para baixo ou para as laterais. 

O ideal é contratar um profissional para fazer a instalação correta do equipamento, evitando que fios fiquem pendurados ou que a caixa acústica seja mal instalada. Depois de colocada no local, a caixa não deve ser tirada. 

Esse é outro ponto importante. Clientes que não investem em projetos de sonorização instalam as caixas na posição que acreditam ser a mais adequada. Porém, isso pode prejudicar a comunicação entre os aparelhos no uso de mais de uma caixa. 

O projeto de sonorização vai identificar quais são os melhores aparelhos para o seu projeto, bem como qual é a melhor posição para instalar as caixas de som.

Vida útil

Uma dúvida comum entre nossos clientes é quanto tempo uma caixa de som aguenta em um ambiente aberto, sob sol, chuva etc. As caixas de som da Frahm são desenvolvidas para durar até cinco anos, podendo durar mais. Em regiões litorâneas estimamos que o mínimo são três anos. 

O tempo de durabilidade do equipamento vai depender do clima e região em que está instalada, mas os equipamentos são bem resistentes. Se quiser garantir que a sua caixa de som vai durar muitos anos, busque uma área mais protegida para instalar os equipamentos.  

Compatibilidade

O projeto de som para ambiente aberto precisa, além da caixa de som, de outros equipamentos. O amplificador é um deles. As caixas de som para ambiente aberto são passivas. O que isso quer dizer? Precisam receber potência de outro dispositivo, o amplificador. 

Ao contrário das caixas de som outdoor, o amplificador precisa de um local fechado e protegido. O aparelho vai ser conectado à caixa por meio de cabeamento e todos os demais equipamentos que forem necessários, como subwoofer, microfone, mesa de som e equalizados, que também devem ficar protegidos. 

Certifique-se de verificar as especificações técnicas da caixa de som e as informações fornecidas pelo fabricante para garantir a compatibilidade com os dispositivos e serviços que você planeja utilizar. Isso garantirá uma experiência de uso mais conveniente e integrada com seus equipamentos existentes.

Importância do projeto de som para ambiente externo

É importante ressaltar que, ao considerar a melhor caixa de som para ambiente externo, o ideal é que ela seja parte de um projeto de sonorização mais abrangente, levando em conta as características do ambiente em questão. 

No geral, toda sonorização de ambiente precisa de um projeto. Um projeto de sonorização adequado levará em consideração diversos fatores para garantir um som de qualidade. Uma dessas questões é em relação ao posicionamento adequado das caixas, que deve ser avaliado conforme as características do ambiente. 

Além disso, algumas pessoas não têm muita paciência para se aprofundar no assunto e, pelo pouco de informação que tem acesso, acredita que é capaz de fazer uma boa escolha. No entanto, o melhor caminho é contar com um profissional especializado que indicará a solução ideal para seu caso.

Os clientes que compram todos os equipamentos para a sonorização do ambiente na loja Frahm ganham o projeto totalmente gratuito. Aproveite para sonorizar o seu ambiente aberto com um profissional especializado. Converse com a nossa equipe ou solicite gratuitamente seu projeto de sonorização.

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente