Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Entenda a importância de pensar em um bom sistema de som para auditório

Com a chegada do final do ano os eventos em auditório começam a ser articulados. Mesmo com a pandemia ainda em curso, algumas empresas e escolas estão organizando pequenos eventos, como colação de grau e premiações. Neste contexto, ter um bom sistema de som para auditório é o ponto-chave para o sucesso de qualquer evento

 

Se você quer se especializar no atendimento a esse tipo de evento, continue lendo este artigo e entenda a importância de um bom sistema de som para auditório.

 

Tipos de eventos e como pensar na sonorização ideal para cada um

 

Os eventos acontecem por diferentes motivos, podem ser cerimônias para homenagear pessoas, solenidades para apresentar dados de mercado, divulgar uma promoção profissional, celebrar o fim de um período, uma data ou união. Enfim, todos os eventos têm sua importância para os envolvidos. 

 

Durante os eventos, palestrantes, mestres de cerimônia e demais participantes vão fazer seus discursos. Por isso, é fundamental que a mensagem alcance a todos, com clareza e sem ruídos. Isso quer dizer que a transmissão da informação deve ser uma só e linear. Qualquer falha pode prejudicar todo o evento, impedindo que o objetivo do cliente seja alcançado e causando uma experiência negativa aos participantes. 

 

No entanto, o planejamento, a organização e a infraestrutura necessária para um evento não se aplica de uma mesma forma a todos os tipos possíveis de confraternizações. Cada tipo de evento tem suas próprias características e necessidades, por isso é preciso avaliar esses pontos e, principalmente, o local onde será realizado. Confira a seguir algumas dicas para ter sucesso na instalação de um bom sistema de som para auditório.

 

5 dicas para instalar um bom sistema de som para auditório

 

Tipo de evento

 

Antes de pensar na estrutura de som, é preciso saber qual é o tipo de evento que será realizado no local. O formato de cada evento exige equipamentos específicos, que podem influenciar no resultado da sonorização. É preciso saber, por exemplo, quantas pessoas vão se apresentar, para definir quantos microfones serão necessários.

 

Em uma cerimônia solene, onde apenas o mestre de cerimônias fala e reveza o palco com outra pessoa, não é necessário ter mais de um microfone. Por outro lado, palestras ou rodas de debate, em que várias pessoas vão interagir ao mesmo tempo, ter um microfone para cada um é fundamental para a dinâmica. Principalmente em tempos de pandemia. Quanto menos objetos compartilhados, melhor.

 

Quantidade de convidados

 

A quantidade de convidados influencia no tipo de caixa de som escolhida. Em ambientes pequenos e com um número reduzido de pessoas, não é necessário investir em equipamentos com muita potência ou até mesmo muitas caixas de som. 

 

Já em eventos maiores, onde há mais pessoas no recinto e a consequente necessidade da propagação do som por uma distância maior, ou até mesmo com janelas ou áreas de abertura, aí já é preciso fazer uma análise do ambiente para determinar o sistema de som para auditório adequado.

 

Posicionamento das caixas de som

 

A posição em que as caixas serão colocadas faz toda diferença para a transmissão do som. Imagine que o evento será realizado em um local amplo, mas vai receber poucas pessoas, para evitar aglomerações. Nesse caso, as mesas e cadeiras devem ser bem distribuídas pelo ambiente. Colocando poucas caixas na frente e atrás, você não vai garantir que o som está atingindo todos que estão no meio. 

 

Em paralelo a isso, corre-se o risco, nesta situação, de gerar uma reverberação sonora. O ideal, então, é utilizar um número maior de caixas, distribuindo-as na frente, no meio e nos fundos do ambiente. Outro ponto importante de atenção no seu sistema de som para auditório é com relação ao volume, pois como mais caixas serão utilizadas, o som não precisa estar muito alto.

 

Conexão com outros equipamentos

 

Um evento em auditório exige que diversos equipamentos sejam usados simultaneamente. Como falamos inicialmente, você provavelmente vai precisar conectar os microfones a um amplificador e uma mesa de som.

 

Todos esses recursos precisam se conectar com facilidade e permitir o controle a distância. No caso das caixas de som, isso é ainda mais importante, pois o técnico de som não vai conseguir ir até cada uma para mexer em suas configurações. Por isso, atente-se a esse fator.

 

Recursos multiuso

 

Em alguns eventos, como os corporativos, por exemplo, a transmissão de imagens é bastante comumente aliada à apresentação das pessoas. Durante a negociação com o seu cliente, pergunte se em algum momento será necessário fazer uma transmissão em vídeo. Caso a resposta seja positiva, você terá que pensar em um equipamento que receba e transmita imagens. Um exemplo pode ser um bom receiver.

 

Atente-se também para os tipos de cabos e conexões. Invista nas melhores opções do mercado, pois esses recursos vão garantir a qualidade na transmissão do conteúdo do seu cliente. Depois de montar o projeto, faça todos os testes necessários e garanta que tudo está funcionando perfeitamente. 

Precisa de ajuda para escolher os equipamentos certos? Fale com a nossa equipe e solicite o seu projeto de sonorização para montagem do melhor sistema de som para auditório que a sua empresa já viu!

 

Projeto pronto

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente