Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Sistemas de som residencial: qualidade de cinema na sua casa

Sistemas de som residencial proporcionam diversos benefícios para o ambiente e seus usuários. A solução permite que pontos do imóvel sejam sonorizados, garantindo uma experiência melhor ao ouvir músicas, assistir séries, filmes, receber os amigos e a família.

Se o seu objetivo é ter um sistema de som com qualidade de cinema, algumas dicas podem te ajudar com a escolha do equipamento certo. Neste artigo, você vai ver o que considerar ao montar um sistema de som residencial para ter a mesma qualidade do cinema sem sair da sua casa. Continue lendo e confira!

 

Por que ter um sistema de som residencial bom?

 

O som é parte fundamental de uma experiência audiovisual de qualidade. Quando estamos assistindo um filme ou uma série, o som é o responsável por fazer com que diversas emoções sejam despertadas, como o medo, a tristeza, a alegria etc.

 

A falta de qualidade nos sistemas de som pode prejudicar essa experiência, fazendo com que a pessoa que está assistindo não sinta as emoções que foram pensadas para aquele roteiro. Pelo contrário, se a qualidade estiver muito prejudicada, é possível outros sentimentos sejam despertados nas pessoas que estão assistindo ao conteúdo, como irritação, decepção, raiva, entre outros.

 

Dessa forma, de nada adianta investir em um serviço de streaming que oferece os conteúdos com a melhor qualidade ou assinar canais de TV que são referência em conteúdo audiovisual se o equipamento de som não entrega a mesma qualidade.

 

Por isso, se você quer garantir a melhor experiência enquanto assiste seus filmes e séries preferidos, deve investir em um bom sistema de som residencial.

 

Garantindo um sistema de som residencial com qualidade

 

A escolha de um bom sistema de som residencial depende da consideração de critérios específicos, principalmente se o objetivo for o uso combinado com um televisor para assistir filmes e séries. 

 

No cinema, o som proporciona uma sensação de imersão para o público. Para isso, todos sentam no centro do ambiente, sendo cercados por equipamentos que vão emitir o som a partir de diversos pontos.

 

Em casa, é preciso reproduzir um sistema semelhante para alcançar um resultado parecido com o do cinema.  Por isso, ao menos cinco caixas são utilizadas para formar um sistema de home theater, por exemplo. 

 

É possível montar sistemas 5.1 ou 7.1., o primeiro número representa o número de caixas que são utilizadas no projeto e o segundo número é o subwoofer. O aparelho é responsável por destacar os graves do som. Para o ambiente residencial, o mais utilizado e indicado é o sistema 5.1. Além de criar esse ambiente, os conteúdos que serão transmitidos devem ser compatíveis.

 

Veja como o sistema 5.1 deve ser projetado:

 

  • 2 caixas na frente do usuário (uma no lado direito e a outra no lado esquerdo do ambiente);
  • 2 caixas atrás (uma no lado direito e a outra no lado esquerdo do ambiente);
  • 1 canal central.

 

As caixas devem ser posicionadas com o som sendo direcionado para o telespectador. Existem ainda outros tipos de sistemas de som para TV, veja aqui.

Outro aspecto importante a ser observado é a configuração do ambiente, pois ele vai determinar a posição do sistema. Locais em que a sala e a cozinha são integradas não é possível reproduzir o sistema de som 5.1. Nesse caso, é preciso escolher outro ambiente do imóvel, pois o sistema deve ser instalado em uma área fechada por quatro paredes.

Veja como montar seu kit de som para sala!

 

Os melhores produtos para um sistema de som residencial de cinema

 

Os sistemas de som residencial de cinema, como mostramos no tópico acima, são formados apenas por caixas de som e subwoofer. Um conjunto de equipamentos relativamente fáceis de serem encontrados e escolhidos. 

 

Justamente por pensar dessa forma que muitas pessoas acabam errando na hora de montar seu próprio sistema. A potência das caixas de som, o modelo e outros aspectos podem prejudicar o desempenho esperado.

 

Por esse motivo, uma conversa com um profissional especializado é sempre o melhor caminho. O técnico será capaz de avaliar as suas necessidades, características do ambiente, orçamento, etc., e indicar os recursos mais adequados.

 

Outro fator importante é com relação à qualidade dos equipamentos. Adquirir produtos de marcas reconhecidas no mercado é uma garantia de que você não terá problemas com o seu sistema no futuro. 

 

A Frahm é uma fabricante brasileira, pioneira no desenvolvimento de produtos com diversas tecnologias, como bluetooth, USB, SD Card, entre outros. Além de ter os melhores equipamentos do mercado, você terá todo suporte que precisa na compra e instalação dos seus aparelhos.

Agora que você já aprendeu sobre sistemas de som residencial com qualidade de cinema. Veja como montar um projeto de sonorização para a sua casa!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente