Som ambiente para escritório: potencialize seu local de trabalho com um projeto de sonorização
24/06/2021

Som ambiente para escritório: potencialize seu local de trabalho com um projeto de sonorização

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas o som ambiente para escritório é fundamental para fazer com que as pessoas se sintam confortáveis e parte importante do local. Tanto é que uma agência em Zurich, na Suíça, criou um site que simula o som do escritório, para que as pessoas que estão trabalhando home office matem a saudade do ambiente.

 

Além de garantir que os funcionários se sintam bem no local, o som ambiente para escritório também deve ser planejado para atender e envolver o cliente. Quanto mais confortável seu cliente estiver no seu escritório, mais tempo ele vai passar lá e isso pode influenciar diretamente no fechamento dos negócios.

 

Neste artigo, você vai conferir dicas importantes para ter um som ambiente para escritório potente e estratégico. Continue com a leitura e aproveite.

 

Por que investir em um som ambiente para escritório?

 

O som ambiente é fundamental para criar sensações, estimular atitudes e proporcionar conforto para quem está no espaço

 

As empresas têm muito a ganhar quando investem em um som ambiente para escritório, tanto nas vendas e negociações, quanto na produtividade dos profissionais. A seguir, você vai entender melhor os motivos. Confira!

 

Aumenta o foco dos colaboradores

 

A música ajuda a aumentar o foco e estimular a concentração, por isso influencia diretamente na produtividade da equipe. Ao mesmo tempo que promove o relaxamento, uma música, quando é escolhida estrategicamente, ajuda a minimizar as distrações. Alguns estilos musicais são mais indicados nesses casos, como as músicas instrumentais, por exemplo.

 

Estimula a motivação da equipe

 

Outro benefício relacionado diretamente com o time é a motivação. Um ambiente sonorizado deixa os colaboradores mais entusiasmados e com a sensação de um local leve e agradável para trabalhar, isso contribui diretamente para a motivação da equipe de forma geral. Seu time pode até alcançar mais metas quando trabalham em um ritmo mais descontraído.

 

Aumenta a permanência dos clientes no ambiente

 

Com relação aos clientes, um dos primeiros resultados percebidos após instalar som ambiente para escritório é o aumento no tempo de permanência dos clientes no local. Tornando seu escritório um ambiente mais relaxante, confortável e agradável para estar, a tendência é que os clientes queiram passar mais tempo lá. Ou, pelo menos, não tenham vontade de sair rapidamente porque o local é desagradável.

 

Influencia na tomada de decisão do cliente

 

Se o seu escritório ou loja não é um ambiente agradável para estar, certamente, você terá mais dificuldade em atrair o cliente e fazer com que ele permaneça lá. Dessa forma, as chances de fechar um negócio são ainda menores.

 

Como explicamos no tópico anterior, o cliente que se sente bem em um ambiente, vai ter vontade de permanecer lá por mais tempo. Consequentemente, você cria uma relação melhor e um vínculo muito maior com o seu público.

 

Aumenta as vendas

Depois que você consegue atrair e envolver o seu cliente, por causa do ambiente agradável que proporciona, o relacionamento se torna mais fluido. Assim, conduzir negociações e fechamento de vendas será mais vantajoso. Os clientes preferem comprar de empresas que já conhecem e têm relacionamento do que com aquelas que nunca se relacionaram.

 

3 dicas para ter um ambiente comercial sonorizado de forma estratégica

 

Prefira equipamentos que não afetem a estética do ambiente

 

A estética também influencia no comportamento e nas decisões dos clientes. De nada adianta ter um som ambiente para escritório, se as caixas de som ficam expostas, com fios aparentes, de forma que destoe do local.

 

Nesse caso, as opções mais indicadas são as arandelas de sobrepor. Esse equipamento é instalado no forro do ambiente, apenas com a tela da caixa aparente. Além de não influenciar na estética do ambiente, toda fiação é passada por canaletas no forro, evitando problemas com os cabos etc.

 

Entenda a acústica do espaço

 

A acústica do ambiente influencia diretamente na escolha dos equipamentos, tipos de aparelhos, quantidade e distanciamento. Ambientes sem carpete e com pé direito alto tendem a reverberar mais o som, o que exige adaptações no local para minimizar esse problema.

 

Dimensione o ambiente

 

O dimensionamento do ambiente vai definir quantas caixas serão necessárias para sonorizar todo ambiente. Fazer o dimensionamento adequado é importante para garantir que o som será distribuído com uniformidade. Dessa forma, todos os ambientes do escritório vão reproduzir a mesma música, com a mesma potência e volume.

 

Em alguns projetos de som ambiente para escritório é possível, ainda, definir o que será reproduzido em cada ambiente. Por exemplo, no hall de entrada ou recepção, você pode colocar uma música mais relaxante para os clientes, na área onde os funcionários ficam pode tocar um instrumental e assim por diante.

 

Para ter um projeto adequado às suas necessidades e estratégias, o mais indicado é procurar um profissional de sonorização. Ele vai orientar sobre a correta distribuição dos equipamentos, quais são os aparelhos mais adequados para o seu ambiente, a quantidade certa e outros aspectos. 


Quer receber um projeto pronto e gratuito da Frahm? Preencha o formulário no link!

 

Projeto pronto frahm

< Anterior Próximo >