Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O guia do som ambiente para lojas e ambientes comerciais

Existem inúmeros recursos que um estabelecimento comercial pode adotar para se destacar da concorrência e viabilizar o crescimento do negócio. Um deles, ainda pouco explorado por empresas de pequeno e médio porte, mas que pode proporcionar resultados expressivos a custo relativamente baixo, é a instalação de som ambiente para loja.

A procura por sonorização de ambientes em estabelecimentos comerciais têm crescido por conta dos benefícios que a iniciativa proporciona, principalmente no que se refere à atração de novos clientes, aumento da permanência e satisfação dos frequentadores no ambiente. Isso pode contribuir para o aumento das vendas.

O motivo é científico: a música desperta sensações agradáveis e possibilita a criação de ambientes mais relaxantes. A trilha sonora escolhida para embalar os consumidores é uma das principais técnicas usadas no Marketing Sensorial. Essa metodologia tem como principal objetivo explorar os cinco sentidos humanos: olfato, tato, paladar, audição e visão para despertar o desejo de compra.

Investir nesse tipo de recurso para seu ambiente comercial pode ajudar em diferentes aspectos. Sendo assim, é importante conhecer seus benefícios, como acontece essa instalação e como você pode deixar seu espaço ainda mais aconchegante e especial para os seus clientes.

Continue a leitura deste artigo e veja um guia completo sobre o som ambiente para lojas e ambientes comerciais. Confira!

A importância do som ambiente para lojas

A música é algo muito presente na vida das pessoas, trazendo inúmeros benefícios aos seus usuários. Pode influenciar na saúde e no bem-estar devido a ações que promovem no corpo do indivíduo. Em um ambiente comercial, pode deixar o espaço mais aconchegante para seus visitantes, podendo até mesmo melhorar suas vendas.

Estudos científicos nacionais e internacionais apontam que os estímulos ambientais influenciam o comportamento dos clientes. É por esse motivo que um dos estímulos mais utilizados é o sonoro. Afinal, a aplicação de sonorização de ambientes nesse contexto podem modificar o comportamento do consumidor ativando sensações de prazer e bem-estar. A formação de um “cenário” ideal deixa o indivíduo confortável e nessa circunstância, o ato de comprar torna-se mais impulsivo e irresistível.

A instalação de som ambiente pode ser incorporada por diferentes segmentos de negócios, como lojas, consultórios, restaurantes, bares, hotéis, escritórios de advocacia e imobiliárias. Mas para que um sistema de som ambiente funcione de forma eficaz, é imprescindível buscar no mercado um prestador que forneça um projeto personalizado de sonorização. Isso possibilita que cada componente do sistema e tecnologias adotadas sejam selecionados e instalados adequadamente para garantir um melhor desempenho sonoro.

Aquela sensação boa de entrar em uma loja e passar horas cantando a música ambiente, olhando mais peças e comprando mais, está relacionada a uma estratégia de neuromarketing aplicada com música no espaço.

O neuromarketing busca compreender a lógica por trás do consumo e o porquê o consumidor se interessa por determinados produtos. Através da neurociência, é possível entender como o cérebro pode influenciar no poder de decisão do indivíduo.

Ao ouvir uma música, nosso coração pode bater de forma acelerada, a palma da mão sua um pouco mais e nosso cérebro pode ficar iluminado como uma árvore de Natal. Pensando nisso, é preciso usar esse fator ao seu favor ao aplicar técnicas de neuromarketing em seu negócio.

É importante conhecer seu público-alvo, entender suas preferências e gostos musicais, a fim de definir bem as playlists e o tipo de música que vai usar em sua loja. Desta forma, você pode usá-la de maneira correta a fim de deixar o ambiente mais agradável para seus clientes.

Além de proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor, o som ambiente para lojas pode ser benéfico ao reforçar a imagem da marca de uma maneira positiva no mercado. É um recurso que demonstra personalidade e deixa uma lembrança na mente do cliente.

Usar a música em lojas e ambientes comerciais de forma incorreta pode ser também um tiro no pé. Não realizar a instalação adequada e usar o recurso de maneira errada pode desagradar os clientes. Sendo assim, esteja atento a todos os detalhes que podem te ajudar a aplicar o som ambiente de uma forma positiva.

Quer tornar sua loja atrativa para os clientes? Saiba como investindo em sonorização ambiente.

Benefícios do sistema de sonorização para ambientes comerciais

Como já citamos anteriormente, o uso adequado do som ambiente em um estabelecimento comercial é capaz de aumentar o faturamento. Para garantir a efetividade dessa estratégia é necessário que o recurso seja utilizado da maneira adequada, respeitando o perfil do público. Além disso, é importante que a trilha sonora escolhida tenha a músicas que possuam identificação com a marca e que também façam sentido para o público-alvo do negócio.

Outro ponto que merece atenção está diretamente ligado ao projeto de sonorização contratado. Nesse sentido, tanto a escolha do equipamento ideal como também a execução correta do projeto são de fundamental importância para garantir maior eficiência, qualidade e um acabamento perfeito na instalação do som ambiente.

Ao aplicar esse recurso sonoro na realidade de micro e pequenas empresas, torna-se viável aproveitar diversos benefícios para o negócio. Além disso, o custo-benefício desse tipo de instalação é um diferencial nesses casos, uma vez que você pode usufruir de todos os benefícios que ela oferece por um investimento mais baixo.

Veja abaixo algumas das principais vantagens de se instalar um som ambiente para lojas.

Atrai novos clientes

Uma boa imagem da sua marca pode fazer toda a diferença na hora de atrair mais clientes para a sua loja. Ter uma vitrine atrativa, um ambiente aconchegante e boas indicações pode fazer com que mais pessoas se interessem em entrar no espaço.

Além disso, a música ambiente pode ser o diferencial nesses casos, tornando-se um atrativo a mais para pessoas que passam pela loja. Se o espaço se mantém agradável, com pessoas felizes passando mais tempo por lá, é mais provável que outras pessoas também se interessem em entrar.

Aumenta o tempo de permanência dos clientes

Ao entrar em um ambiente aconchegante e agradável, a pessoa se sente bem e tende a permanecer mais tempo no local. O som ambiente para lojas pode ajudar nesse aspecto, fazendo com que o tempo de permanência do consumidor seja ainda maior.

Você sempre vai preferir permanecer por mais tempo em um ambiente confortável e com uma boa música, certo? O seu cliente também é afetado positivamente pelas boas escolhas sonoras da sua loja, portanto, lembre-se sempre desse detalhe.

Influencia o comportamento do consumidor

Levando em consideração a influência que a música pode gerar no cérebro das pessoas, é importante destacar que ela pode afetar positiva ou negativamente o comportamento do consumidor em uma loja.

Ao se deparar com um espaço com uma boa música ambiente, que remete a conforto e aconchego, é possível que essa pessoa esteja mais aberta a conhecer os produtos e até mesmo realizar a sua compra.

Proporciona aumento nas vendas

Após deixar o ambiente mais agradável para o consumidor e fazer com que ele permaneça mais tempo em sua loja para desfrutar dos benefícios de uma música ambiente, é hora de pensar em suas vendas.

Pessoas mais felizes e satisfeitas, tendem a permanecer de bom humor por muito mais tempo, estando mais abertas a conhecerem os seus produtos e consumir mais em sua loja.

Leia também: Qual a importância de um sistema de som para ambientes comerciais?

A escolha da música para o sistema de som ambiente

Para desfrutar de todas as vantagens que o som ambiente para lojas oferece, é importante se atentar a alguns detalhes que podem fazer a diferença no resultado final do seu projeto. Entender seu público e escolher músicas adequadas para o espaço é fundamental.

Investir em uma identidade sonora da sua marca pode te ajudar muito nesse processo. Conheça seu público, entenda o que ele gosta, quais músicas são suas preferidas, qual estilo musical faz mais parte de sua vida. Dessa forma, é possível determinar quais músicas podem ser selecionadas para tocar em sua loja, a fim de agradar ao consumidor.

As músicas podem afetar o consumidor de maneiras diferentes, portanto, não é indicado o mesmo tipo de música para todas as lojas. Uma música mais calma, por exemplo, pode acalmar a pessoa, fazendo com que ela desacelere e inconscientemente passe mais tempo no espaço. Já uma música mais agitada pode estimular a compra por impulso, fazendo com que o consumidor pense menos antes de realizar a compra.

A mensagem que você quer transmitir também influencia na hora de escolher os tipos de música para a sua loja. Em uma loja mais sóbria, como uma de roupas sociais, por exemplo, o jazz pode ser uma boa escolha por ser um estilo mais calmo que combina com o ambiente.

Já uma loja de produtos esportivos, transmite a ideia de que as pessoas devem se exercitar e estar mais animadas. Por isso, pode ser mais indicada a reprodução de músicas mais agitadas, como as eletrônicas, por exemplo.

A importância do projeto de sonorização personalizado para ambientes comerciais

É importante que um projeto de sonorização comercial seja feito por um profissional qualificado, que leve em consideração as suas necessidades, preferências e objetivo com esse tipo de instalação. Existem também alguns detalhes que devem ser levados em consideração na hora de montar o seu projeto de som ambiente para lojas.

A avaliação do ambiente com uma análise de todo o espaço é fundamental para dar início a esse processo. Avaliar a altura do pé direito, acústica, formação de eco, pontos de instalação, se existe mais de um ambiente, é o pontapé inicial de um bom instalador.

Após uma boa análise do espaço e do seu objetivo com esse projeto, o instalador consegue dimensionar os locais e a quantidade de caixas a serem instaladas, bem como a forma como devem ser posicionadas para um melhor aproveitamento do som.

Levar em conta todos os detalhes do espaço, a sua finalidade com o som ambiente para lojas, o orçamento disponível e o seu gosto, pode fazer toda a diferença na hora de executar um projeto de sonorização. A Frahm oferece um serviço feito por profissionais qualificados da área, no qual eles realizam a produção de projetos de sonorização de forma personalizada e gratuita

O que você precisa saber sobre equipamentos de sonorização para lojas

Depois da definição do projeto, é a hora da escolha dos equipamentos para a sonorização da sua loja. Essa etapa é muito importante, pois materiais de qualidade influenciam positiva ou negativamente no resultado dessa instalação.

Existem alguns equipamentos básicos nesses casos:

  • Amplificador: equipamento feito para aumentar o sinal elétrico recebido pela caixa de som, fazendo com que a potência ou volume do som sejam elevados;
  • Subwoofers: é um tipo de alto-falante feito especialmente para a reprodução de frequências mais baixas, as responsáveis pelos sons mais graves da caixa;
  • Caixas de embutir: são caixas de som feitas para serem embutidas no gesso, na parede ou no teto do ambiente, deixando o espaço mais clean e com um design mais moderno;
  • Caixas acústicas: são as caixas de som que podem ser posicionadas em paredes, móveis ou no chão do ambiente.

Ao escolher esse tipo de equipamento, é fundamental levar em consideração alguns aspectos, como a qualidade dos aparelhos, potência oferecida, resistência do material, tipo de fornecedor, entre outros aspectos.

Optar por marcas nacionais pode ser uma vantagem nesses casos, uma vez que oferecem um atendimento mais personalizado e um suporte facilitado. Caso seja necessária uma troca, por exemplo, será realizada de maneira muito mais rápida por serem equipamentos vindos de dentro do Brasil.

A qualidade e a resistência do material podem influenciar na durabilidade do produto, fazendo com que seu investimento seja algo positivo. Materiais de qualidade podem garantir que o tempo de vida útil do seu sistema de som seja muito maior.

O projeto de som ambiente para lojas é algo que, se pensado com o devido cuidado e executado por profissionais qualificados, pode ser muito eficiente para o seu negócio. Por isso, é importante pensar nesses detalhes e buscar sempre o melhor para esse tipo de instalação.

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o som ambiente para lojas, conheça também o guia definitivo para sonorização de ambientes comerciais e fique por dentro do assunto!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente