4 benefícios de som ambiente para restaurante
02/02/2021

4 benefícios de som ambiente para restaurante

A sonorização de ambientes é capaz de influenciar o comportamento do consumidor em diferentes tipos de negócios, e em empresas de alimentação não é diferente. O som ambiente para restaurante deve tornar o local agradável para que o cliente se sinta bem em fazer suas refeições, encontrar os amigos e passar algumas horas naquele ambiente podendo aumentar seu consumo.

 

Por padrão, os restaurantes são locais com algum tipo de sonorização, mas, em geral, não há um projeto pensado para cada estabelecimento. Os próprios funcionários do local colocam um equipamento de som e selecionam uma playlist, sem imaginar o quanto isso pode impactar na experiência do cliente. Pensar em todo o projeto de forma estratégica é fundamental para quem quer ter bons resultados. 

 

Neste artigo, você vai conferir 4 benefícios do som ambiente para restaurante e como usar a sonorização a favor do seu negócio. Acompanhe!

 

Conheça os benefícios de investir em som ambiente para restaurante

 

#1 Atrai clientes

 

Um ambiente agradável, aconchegante e com música de qualidade atrai mais clientes. O som ambiente para restaurante pode proporcionar uma experiência exclusiva para o cliente, fazendo com que ele queira ir ao local, encontrar seus amigos, sua família e permanecer ali por um bom tempo. Fazer divulgações sobre esse diferencial nas redes sociais através também de indicações boca a boca pode contribuir para aumentar o interesse do público.

 

#2 Segmenta o público

 

O perfil de cliente que o seu restaurante atrai é influenciado por diversas características e o som é uma delas. Se o som ambiente para restaurante reproduz músicas mais instrumentais ou clássicas, por exemplo, este estabelecimento vai atrair um perfil de cliente que prefere um clima mais tranquilo e sofisticado.

 

Por outro lado, se o restaurante é temático, com referências do rock, por exemplo, e reproduz esse estilo musical, vai atrair um público completamente diferente. Por esse motivo, é preciso avaliar bem qual é o tipo de música que fará parte da playlist do local. 

 

#3 Estimula o consumo

 

Um ambiente agradável contribui também para que os clientes permaneçam por mais tempo no local. Com isso, naturalmente, os clientes vão consumir mais e terão interesse de convidar outras pessoas para se juntarem a eles.

 

Uma sonorização de má qualidade vai causar desconforto no cliente. Ruídos, falhas no sistema de som ou volume muito alto, que impede as pessoas de conversarem, são fatores que prejudicam a experiência do cliente e fazem com que ele queira deixar o local ou decida não mais voltar em próximas oportunidades.

 

#4 Aumenta a fidelidade do cliente

 

Um ambiente agradável, interessante e aconchegante faz com que as pessoas queiram frequentá-lo. Em um restaurante, esse tipo de sensação é causada por diversos fatores. Além de uma boa comida, um bom atendimento, um espaço confortável, também é preciso ter uma boa sonorização. 

 

O som ambiente para restaurante é capaz de envolver e fidelizar o público, fazendo com que o estabelecimento se torne o preferido de grupos de amigos, familiares etc. No entanto, isso não depende apenas da música em si. É preciso ter uma aparelhagem de som que entregue a qualidade esperada e atenda às expectativas do público e do dono do estabelecimento.

 

Como sonorizar um restaurante adequadamente

 

Agora que você já entendeu os benefícios de pensar em um projeto de som ambiente para restaurante, acompanhe a seguir alguns pontos essenciais que devem ser observados neste processo.

 

Avaliação técnica no local

 

A sonorização pode ser amplamente explorada na instalação de som ambiente para restaurante, com uma playlist diferente de acordo com o ambiente e envolvendo o cliente desde o hall de entrada. O posicionamento dos equipamentos vai influenciar não só na qualidade do som, mas também na estética do local. Não é necessário deixar as caixas visíveis no local, alguns locais permitem a instalação de arandelas, por exemplo. 

 

Para encontrar o melhor caminho, contrate um profissional para ir até o local fazer uma avaliação. Na visita, o técnico vai observar as características do ambiente, como tipo de material das paredes, mobiliário, se há interferências externas, como é a acústica do local, pé direito, forro, medir o espaço etc.

 

Essas e outras informações são importantes para que o profissional consiga identificar os recursos que serão necessários para a sonorização. Além disso, ele também vai avaliar se é necessário fazer algum tratamento acústico no ambiente antes de implementar o projeto em si.

 

Orçamento

 

Definir um orçamento ou quanto pretende gastar é fundamental para que o profissional consiga indicar equipamentos que estejam dentro do valor estipulado. O técnico vai buscar alternativas que atendam às necessidades do restaurante, ofereçam qualidade e ao mesmo tempo sejam financeiramente acessíveis. 

 

Tipos de equipamentos

 

A escolha de equipamentos para compor o som ambiente do restaurante é influenciada por fatores como orçamento, características do ambiente e necessidades ou relação de uso - quando os aparelhos dependem de outros para funcionar adequadamente. 

 

Além disso, os recursos dos equipamentos devem estar de acordo com as necessidades dos usuários e o perfil dos clientes do som ambiente para restaurante que se pretende instalar. Por exemplo, os profissionais do restaurante precisam de equipamentos que proporcionam autonomia, podem ser usados a distância. Nesse caso, os aparelhos devem ter recursos como Wi-Fi e Bluetooth.

 

No caso dos clientes, se o restaurante recebe muitas pessoas que vão para se relacionar, conversar etc., a música não pode ser muito alta. Por isso, os equipamentos não precisam ter muita potência. Por outro lado, se o restaurante tem música ao vivo, por exemplo, vai precisar de um equipamento de som profissional, com mais potência etc. 

 

Pensar em todos esses aspectos é importante para que o projeto seja desenvolvido e executado com qualidade. Por isso, ter o apoio de um profissional e bons equipamentos são fatores que você não pode abrir mão.

 

Quer montar um projeto de som ambiente para restaurante, mas não sabe por onde começar? Entre em contato com nossa equipe técnica e solicite o seu projeto completo e gratuito.

 

Projeto pronto frahm

< Anterior Próximo >