Descubra uma solução prática para melhorar o som ambiente para sala
02/06/2020

Descubra uma solução prática para melhorar o som ambiente para sala

Som ambiente para sala de qualidade é o que todo usuário espera quando adquire um equipamento de áudio e vídeo. Ninguém compra uma TV pensando que o som não vai entregar a experiência desejada. No entanto, muitas pessoas só se dão conta disso depois que o equipamento está em casa. 

 

O mesmo acontece com equipamentos de som. Muitos clientes fazem a compra por conta própria, sem orientação profissional e percebem que o conjunto não atende às suas necessidades durante o uso. Neste artigo, vamos apresentar uma solução que vai te ajudar a ter o som ambiente para sala que você sempre quis. Confira!

 

O que considerar antes de montar um bom som ambiente para sala?

 

Considerar alguns aspectos na hora de montar a aparelhagem de som vai te ajudar a fazer uma escolha mais acertada. A orientação profissional é fundamental para quem não sente segurança ou não faz ideia de como escolher. Entretanto, com as orientações que você verá a seguir, será capaz de fazer uma boa escolha. Veja as dicas dos especialistas da Frahm!

 

1. Tamanho do ambiente

 

Saber o tamanho do ambiente será decisivo em alguns pontos. Calcule a medida do comprimento pela largura, ou seja, o metro quadrado do cômodo. O valor vai ajudar a definir qual é a potência e o número de equipamentos que serão necessários. 

 

Além disso, vai oferecer um panorama de quais mudanças podem ser feitas na disposição dos móveis. Por que isso? Quando falamos de som ambiente para sala, as pessoas imaginam que o ambiente precisa ter um home theater com imagem e som de cinema. Na teoria isso é muito interessante, mas não funciona para todo mundo na prática. 

 

Isso porque para ter um som de cinema, com equipamentos de home theater, você terá que investir em um sistema 5.1. Porém, esse tipo de sistema exige que as caixas de som sejam distribuídas pelo ambiente, sendo uma na frente, duas nas laterais e duas atrás - uma em cada lado do local. O sofá também não pode ficar encostado na parede. 

 

Em ambientes muito pequenos, essa composição fica muito limitada e tem salas em que não é possível mover o sofá do lugar, sendo necessário mantê-lo colado na parede. Por isso, o sistema 5.1 não vai funcionar como deveria e você vai desperdiçar seu investimento.

 

2. Altura das paredes

 

Da mesma forma que a metragem é importante, a altura das paredes do ambiente também é determinante. As caixas de som devem ser posicionadas de forma que o áudio alcance o usuário, sem prejudicar a sua experiência. Em alguns projetos, o usuário quer usar arandelas, mas o ambiente não tem um forro que permita a instalação

 

3. Dimensionamento da potência dos equipamentos

 

Esse pode ser o ponto mais crítico na escolha dos equipamentos. Para saber quantas caixas e qual a potência que devem ter, é preciso dimensioná-las corretamente. Use as informações sobre o comprimento, a largura e altura do ambiente. 

 

Ambientes muito amplos, por exemplo, exigem mais caixas de som e com maior potência. Em ambientes menores, não é necessário usar muitas caixas e a potência também deve ser menor. Nesse caso, você pode considerar uma potência de 5 a 10 Watts (W) por caixa.

 

Multiplique a quantidade de caixas pela potência de cada uma. Assim, você descobrirá qual a capacidade total que um amplificador deve ter. A potência do amplificador deve ser, no máximo, igual à soma da potência das caixas. Nunca maior nem menor.

 

Como melhorar o som ambiente para sala de forma prática

 

Apesar das orientações que apresentamos, sabemos que para muitas pessoas é difícil fazer uma escolha certa. Há também aqueles que não querem ter muita dor de cabeça com isso, preferem adquirir um kit de equipamentos pronto e que seja simples de montar. No entanto, existem muitas opções no mercado, que podem confundir o cliente e causar uma experiência ruim.

 

Pensando nisso, desenvolvemos um kit básico de som para sala para resolver esse problema rapidamente. Montamos um set com os equipamentos que você precisa para dar aquele up na sua experiência sonora e audiovisual. 

 

O kit de som para sala da Frahm é um sistema 2.1 estéreo e conta com duas caixas de som, um subwoofer e um amplificador. O equipamento proporciona um ótimo custo-benefício, pois entrega qualidade e potência para qualquer tipo de transmissão, filmes, séries, show etc., por um valor acessível. 

 

É uma solução interessante para quem sente a necessidade de ter um equipamento de som com qualidade, mas não se sente seguro em escolher os equipamentos sem orientação. Esse kit foi pensado para você, que está em casa e quer curtir mais esse momento, vendo conteúdos de áudio e vídeo, mas está insatisfeito com o som original que a sua TV oferece. 

 

Você compra o kit no site, recebe em casa e pode fazer a montagem sozinho, sem a necessidade de um instalador. O equipamento acompanha um manual explicativo que vai te ajudar com a montagem. O processo é tão simples que, para mostrar isso, preparamos um infográfico com o passo a passo. Está em dúvida sobre comprar ou não o kit? Veja o infográfico aqui.

 

Como montar o kit em casa

< Anterior Próximo >