Como escolher um som completo para igreja
24/06/2020

Como escolher um som completo para igreja

Cultos religiosos podem se assemelhar a eventos de música ao vivo ou palestras para um grande público. Existe a necessidade de um sistema de sonorização  completo para igreja para proporcionar uma experiência mais envolvente aos seus fiéis. No entanto, muitos templos religiosas têm problemas com a sonorização por falta de conhecimento técnico sobre equipamentos de som.

 

A verdade é que muitos fiéis, que atuam dentro das igrejas, aprendem a resolver as coisas de forma autônoma ou com apoio de voluntários da comunidade. Sobram a boa vontade e a solidariedade, mas falta um certo profissionalismo. Com isso, surgem as falhas na sonorização, que podem atrapalhar as celebrações. 

 

É por isso que preparamos este conteúdo, pensando em ajudar quem precisa montar um som completo para igreja. Veja, a seguir, o que você precisa para equipar a sua igreja com uma boa aparelhagem de som.

 

Por que investir em um som completo para igreja

 

O som é um dos elementos mais importantes dentro de uma igreja, sendo essencial para que a palavra religiosa seja compartilhada entre os fiéis. Mesmo as menores igrejas precisam de caixas de som e amplificadores para que todos os participantes consigam acompanhar as palavras do líder religioso.

 

Sem um bom equipamento de som, não é possível propagar a mensagem por todo ambiente, nem distribuir o som dos instrumentos musicais e da banda a todos que estão no local. No entanto, a maior parte das igrejas não contam com orçamento para investir em um projeto de sonorização adequado ao espaço e que atenda às necessidades do templo. 

 

Diante disso, é comum que os voluntários que administram os recursos paroquiais busquem equipamentos mais econômicos. Assim, podem deixar de contemplar equipamentos ou estruturas fundamentais para uma boa sonorização. 

 

Essa decisão, porém, pode ser prejudicial para o resultado da sonorização e até gerar mais custos para a igreja. Afinal, um equipamento que não atende às necessidades de uso do local, acabará sendo descartado ou inutilizado. 

 

Para evitar o afastamento dos fiéis, preparamos uma lista com os equipamentos necessários para montar um sistema de sonorização completo para igreja. 

 

Equipamentos de som para igreja

 

Como montar um som completo para igreja?

 

Antes de começar a lista, é essencial avaliar quais são as necessidades da igreja. Veja alguns exemplos:

  • Os equipamentos de som serão usados apenas durante o sermão religioso? 
  • Haverá banda tocando no local? 
  • Quantos cantores participam das celebrações? 
  • Quantos instrumentos precisam ser conectados ao som? 
  • Qual é a frequência com que esses equipamentos são usados?

 

Levantar essas informações ajudará a saber a quantidade de recursos a serem comprados, incluindo cabos e conexões. Informe essas necessidades ao vendedor no momento da compra e ele poderá orientar sobre qual o cabeamento necessário para cada aparelho. Para montar esse sistema de sonorização  completo para igreja, você vai precisar de:

 

  • Mesa de som: pode ser analógica de 16 a 24 canais, com quatro ou mais vias (saídas auxiliares) ou digital de 16 a 24 canais;
  • Caixas de som: a quantidade vai depender do tamanho do local. Para calcular, meça um metro de distância a cada posição onde serão colocadas. Além disso, é importante colocar duas caixas de som na parte da frente (no altar, púlpito ou palco), voltadas para os fiéis;
  • Subwoofer: entre um e dois de 18 polegadas. O equipamento deve ser da mesma marca e linha das caixas de som, de preferência;
  • Equalizador;
  • Compressor: um de dois canais para o líder religioso (padre, ministro ou pastor) e outro reserva;
  • Microfones: vai depender da quantidade de pessoas que vão usar, além dos instrumentos. A bateria, por exemplo, precisa de um microfone de bumbo;
  • Cabos: para os microfones;
  • Pedestais: serão necessários pedestais grandes e pequenos, para os microfones.

 

Outros equipamentos podem ser necessários, caso sua igreja conte com uma estrutura musical mais complexa. Isso também pode variar de acordo com os rituais celebrados, que variam conforme a religião.

 

Como escolher as caixas de som para igreja?

 

As caixas de som devem ter alto falantes menores, em torno de 10 polegadas, e maior potência. Os modelos maiores, em torno de 12 e 15 polegadas, causam maior dispersão no ar, o que pode prejudicar o som no ambiente. Investindo em modelos menores, sua igreja terá um som mais equilibrado e melhor distribuído. 

 

Outros fatores também podem influenciar na escolha das caixas, como o tamanho da igreja, tipo de construção, materiais, acústica etc. Por isso, o ideal, antes de comprar qualquer equipamento, é consultar um profissional especializado. Melhor ainda se ele for ao local para fazer as observações mais detalhadas do ambiente.


O profissional é capaz de avaliar o espaço, entender as necessidades da igreja e identificar quais são as melhores soluções para atendê-las. Comprando os equipamentos com a Frahm, você ganha o projeto de sonorização completo para igreja, totalmente gratuito. Entre em contato com a gente e converse com a nossa equipe!

 

Projeto pronto

< Anterior Próximo >